Início

Questões de Concursos Processo Comum

Resolva questões de Processo Comum comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q733455 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, FUNDEP UFMG

Em se tratando do julgamento pelo Tribunal do Júri, marque a opção CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q737338 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

No que tange a habeas corpus, jurisdição e competência, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética,

Um juiz de direito, por motivo fútil, praticou um homicídio doloso, restando devidamente apurada a sua responsabilidade pelo crime.

Nessa situação, será competente para o processo e o julgamento do crime o tribunal do júri do local onde ocorreu o delito, pois incide a norma constitucional quanto a competência do júri para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q737869 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito dos recursos cabíveis no juizado especial criminal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q735371 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Secretario de Procuradoria, MPE RJ, NCE

Sendo a pronúncia uma decisão interlocutória mista não terminativa, o prazo para que o juiz a profira é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q733610 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

No processo comum, o acusado pode ser absolvido sumariamente (art. 397, Código de Processo Penal) quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q733876 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com base no direito processual penal.

Em relação à suspensão condicional do processo, o Supremo Tribunal Federal entende ser impossível, como condição à suspensão do processo, a cominação da prestação de serviço à comunidade, uma vez que a cominação se traduziria em pena, e a suspensão condicional do processo não significa condenação.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q733117 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Oficial de Justiça, TJ RS, FAUGRS

Assinale a afirmação correta em relação ao procedimento comum, nos termos do Código de Processo Penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q736567 | Direito Processual Penal, Processo Comum

Pedro foi denunciado pela prática de homicídio triplamente qualificado. Como se trata de um crime doloso contra a vida, será julgado pelo Tribunal do Júri. O processo seguiu seu curso normal, tendo Pedro sido pronunciado. Acerca da 2ª fase do procedimento, assinale a afirmativa que não corresponde à realidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q736459 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Leia duas situações possíveis sobre a votação dos quesitos pelo Júri e, após, marque a correta. Primeira hipótese: -“ Se o Conselho de Sentença nega por maioria o quesito pertinente ao nexo de causalidade entre a conduta do réu e o resultado morte da vítima, ...” Segunda hipótese – “Se o advogado sustenta que o disparo da arma de fogo que causou a morte da vítima foi acidental...”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q735505 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Oficial de Justiça, TJ PE, FCC

A notificação do acusado para, nos crimes afiançáveis de responsabilidade dos funcionários públicos, responder por escrito dentro do prazo de 15 dias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q735824 | Direito Processual Penal, Processo Comum, VUNESP

A fiança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q734796 | Direito Processual Penal, Processo Comum

Na cidade “A”, o Delegado de Polícia instaurou inquérito policial para averiguar a possível ocorrência do delito de estelionato praticado por Márcio, tudo conforme minuciosamente narrado na requisição do Ministério Público Estadual. Ao final da apuração, o Delegado de Polícia enviou o inquérito devidamente relatado ao Promotor de Justiça. No entendimento do parquet, a conduta praticada por Márcio, embora típica, estaria prescrita. Nessa situação, o Promotor deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q733090 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Juíz Estadual, TJ RS, TJ RS

Acerca da suspensão condicional do processo penal, prevista no art. 89 da Lei no 9.099/1995, assinale a assertiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q734400 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual PB, FCC, 2018

Sobre o desaforamento do julgamento pelo Tribunal do Júri, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q736736 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Rubens está sendo processado por crime de peculato, praticado no dia 03 de fevereiro de 2008, quando tinha 20 anos de idade. A denúncia foi recebida no dia 05 de junho de 2008. Por sentença judicial, publicada no Diário Oficial no dia 10 de novembro de 2011, Rubens foi condenado a cumprir pena de 02 (dois) anos e 06 (seis) meses de reclusão, em regime inicial aberto, e ao pagamento de 10 (dez) dias-multa. A pena privativa de liberdade aplicada pelo Magistrado foi substituída, na forma do artigo 44, do Código Penal, por uma pena restritiva de direitos de prestação de serviços à comunidade, pelo prazo da pena privativa de liberdade aplicada, e por 10 (dez) dias-multa, no valor unitário mínimo. A sentença transitou em julgado no dia 1º de janeiro de 2012. Nesse caso, após o trânsito em julgado, a prescrição para as penalidades aplicadas ao réu verifica-se no prazo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q732597 | Direito Processual Penal, Processo Comum

Concluídos os debates, o Conselho de Sentença será questionado sobre matéria de fato e se o acusado deve ser absolvido. Os quesitos serão redigidos em proposições afirmativas, simples e distintas, de modo que cada um deles possa ser respondido com suficiente clareza e necessária precisão. Na sua elaboração, o presidente levará em conta os termos da pronúncia ou das decisões posteriores que julgaram admissível a acusação, do interrogatório e das alegações das partes. O Conselho de Sentença será indagado sobre: I – a materialidade do fato. II – a autoria ou participação. III – se existe causa de diminuição de pena alegada pela defesa. IV – se existe circunstância qualificadora ou causa de aumento de pena reconhecidas na pronúncia ou em decisões posteriores que julgaram admissível a acusação. Diante dessas informações, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q735042 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Com relação às legislações pertinentes aos crimes de abuso de autoridade, lavagem de capitais e tortura, bem como à lei que disciplina os procedimentos relativos às infrações de menor potencial ofensivo, julgue os itens de 112 a 115.

Considere a seguinte situação hipotética.

As enfermeiras Alda e Alice foram apontadas como autoras de uma omissão de socorro na forma prevista na parte especial do Código Penal. Ao receber o termo circunstanciado, o promotor de justiça ofereceu propostas de transação penal para cada uma das profissionais. Apenas Alda aceitou a proposta e cumpriu as obrigações impostas. Alice alegou que era inocente e não aceitou a transação penal. Oferecida a denúncia e proposta a suspensão condicional do processo, sob o mesmo argumento, Alice não aceitou o benefício. Concluída a instrução criminal em relação a esta, colheram-se provas suficientes da culpabilidade das duas enfermeiras em relação ao crime de omissão de socorro.

Nessa situação hipotética, somente caberá a condenação a Alice, sendo que em relação Alda, que concordou com a transação penal, não se imporá qualquer sanção.

  1. ✂️
  2. ✂️

219Q736108 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito processual penal brasileiro, julgue os itens a seguir.

Segundo o CPP, as nulidades ocorridas posteriormente à pronúncia, nos procedimentos do júri popular, deverão ser argüidas logo depois de anunciado o julgamento e apregoadas as partes.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q735637 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação processual penal brasileira, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla MP, sempre que utilizada, se refere ao Ministério Público.

Em caso de crime continuado e, também, de infração permanente, praticado em território de duas ou mais jurisdições, a competência processual penal será definida pela prevenção.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.