Início

Questões de Concursos Processo de Auditoria

Resolva questões de Processo de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1060533 | Auditoria, Processo de Auditoria, Analista de Auditoria Pública Gestão Governamental, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

A matriz de planejamento é um papel de trabalho composto por informações extremamente úteis para orientação das atividades a serem desenvolvidas pela equipe de auditoria durante a fase de execução. Deve contemplar todos os elementos-chave do que se pretende realizar ao longo do processo de auditoria.

CARVALHO JR, Jorge P.; BALDRESCA, Camila A.M. Auditoria no Setor Público com ênfase no controle externo. 2019, p. 165.

Sobre as informações contidas em uma matriz de planejamento, considere as seguintes:

CAMPO X: As medidas de enfrentamento à pandemia do Covid19 foram realizadas em observância aos princípios da Legitimidade e economicidade?
CAMPO Y: Análise documental para verificar se os preços praticados são compatíveis com os praticados no mercado, considerando a situação econômica decorrente da pandemia.
CAMPO W: Razões contábeis da Conta X.X.Y.Y.Y.03.02.02

Os campos X, Y e W correspondem, respectivamente, aos seguintes campos/colunas da matriz de planejamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q981699 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Contador, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No contexto da auditoria governamental, os sistemas contábeis e financeiros informatizados desempenham um papel fundamental na gestão de recursos públicos. Acerca da auditoria desses sistemas informatizados, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1070519 | Auditoria, Processo de Auditoria, Prova 3, SEFAZ RJ, FGV

Nas atividades de planejamento o auditor deve estabelecer uma estratégia global definindo o alcance, a época e a direção para o desenvolvimento do plano de auditoria.
A respeito do planejamento da auditoria, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1060562 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Especialidade Auditoria Médica e Medicina do Trabalho, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um trabalho de auditoria governamental foi instaurado com a finalidade de avaliar o grau de cumprimento, pelo auditado, das determinações e recomendações expedidas anteriormente pelo órgão de Auditoria Interna.

O instrumento de fiscalização usado com essa finalidade é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1034197 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Segundo Baldresca e Carvalho Jr (2019, p. 240-247) as matrizes de achados, de responsabilização e de planejamento são documentos relevantes desenvolvidos em diferentes etapas da auditoria governamental.
Sobre os referidos documentos de auditoria, analise as afirmativas a seguir:

I. A matriz de achados deve registrar o período de exercício das funções e/ou cargos ocupados pelos agentes a quem se imputa determinada irregularidade que configure achado de auditoria;
II. A matriz de planejamento deve apresentar a descrição das evidências dos Achados de Auditoria;
III. Na matriz de responsabilização deve ser avaliada a reprovabilidade da conduta do agente, destacando as circunstâncias atenuantes e agravantes.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1069140 | Auditoria, Processo de Auditoria, Prova 2, SEFAZ RJ, FGV

A atividade de planejamento é fundamental em qualquer atividade, revelando-se a etapa mais importante do ciclo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar), segundo Henry Fayol (Teoria Clássica da Administração). Isso ocorre em função de o planejamento considerar a definição de um objetivo, dos caminhos alternativos para atingi-lo, da escolha (processo decisório) e da formulação de um plano de ação. Sobretudo na auditoria, tendo em vista o número de transações a serem validadas, de áreas a serem testadas, de saldos a serem verificados, o planejamento bem elaborado contribui para a otimização da aplicação dos recursos materiais e humanos (evitando desperdícios) e para minimização dos riscos de auditoria. Dessa forma, embora não seja garantia de sucesso, o planejamento, quando bem elaborado, minimiza o risco de o trabalho ser ineficaz e ineficiente. O planejamento na auditoria é dinâmico, ou seja, uma vez elaborado, deve ser revisado sempre que surgirem novas circunstâncias ou os resultados apontarem para uma direção diferente da leitura feita inicialmente. Nesse sentido, o planejamento deverá ser revisto, por exemplo, quando os testes substantivos revelarem uma quantidade de erros superior àquela prevista quando do levantamento do controle interno. Quando da auditoria pela primeira vez, alguns cuidados especiais de planejamento devem ser observados, tais como os listados a seguir, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1044865 | Auditoria, Processo de Auditoria, Segundo Exame, CFC, FGV, 2025

De acordo com a NBC TA 300 (R1) – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, o envolvimento do sócio do trabalho e de outros membros-chave da equipe de trabalho no planejamento da auditoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1070513 | Auditoria, Processo de Auditoria, Prova 3, SEFAZ RJ, FGV

De acordo com as normas de auditoria em vigor, a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta o auditor, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1034200 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

O risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, é denominado risco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1042161 | Auditoria, Processo de Auditoria, Ciências Contábeis, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Em relação ao risco não resultante da amostragem, analise as afirmações a seguir:

I. Uso de procedimentos de auditoria não apropriados.
II. Interpretação errônea da evidência de auditoria.
III. Não reconhecimento de uma distorção ou de um desvio.

É exemplo de risco não resultante da amostragem o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1069141 | Auditoria, Processo de Auditoria, Prova 2, SEFAZ RJ, FGV

Tendo em vista o que prevê o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1030827 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Avalie se os seguintes princípios, relacionados ao processo de auditoria, integram a etapa de planejamento da auditoria.

I. Os auditores devem assegurar que os termos da auditoria sejam claramente estabelecidos.
II. Os auditores devem obter um entendimento da natureza da entidade ou do programa a ser auditado.
III. Os auditores devem avaliar a evidência de auditoria e tirar conclusões.

Integra(m) de fato a etapa de planejamento da auditoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1030830 | Auditoria, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

No planejamento da auditoria, os auditores devem observar a seguinte orientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1035402 | Auditoria, Processo de Auditoria, Ciências Contábeis, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com a NBC TA 300 (R1) – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, o sócio do trabalho e outros membros-chave da equipe de trabalho devem ser envolvidos no planejamento da auditoria, incluindo o planejamento e a participação na discussão entre os membros da equipe de trabalho.

O envolvimento do sócio do trabalho e de outros membros-chave da equipe de trabalho no planejamento da auditoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1018289 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Especialidade Contabilidade, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, no que concerne ao planejamento de auditoria.

A identificação e a avaliação preliminar dos controles internos têm por objetivo a identificação dos controles estabelecidos para tratamento dos riscos relevantes e a avaliação acerca de sua capacidade de garantir segurança razoável para o gerenciamento dos riscos a um nível aceitável

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q1030845 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O Modelo de Risco de Auditoria Governamental é uma estrutura teórica que auxilia os auditores na identificação, avaliação e resposta aos riscos que podem comprometer a obtenção de uma opinião ou conclusão apropriada no contexto da auditoria.
Esse modelo é amplamente utilizado para planejar, executar e avaliar procedimentos de auditoria em entidades públicas, garantindo a eficiência e a qualidade do trabalho.
Ele se baseia na interação de três componentes principais, a saber:

1. Risco Inerente (RI): 2. Risco de Controle (RC): 3. Risco de Detecção (RD):

O modelo do risco de auditoria (RA) é representado matematicamente como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1030846 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Durante a auditoria de uma entidade pública responsável por implementar programas de transferência de renda, a equipe de auditoria identificou inconsistências nas informações apresentadas nos relatórios financeiros e nas atividades operacionais do programa.
O auditor, seguindo a estratégia global de auditoria, precisa garantir que o trabalho seja conduzido de maneira eficiente, cobrindo as áreas de maior risco, enquanto utiliza adequadamente os termos da auditoria.
Com base nessa situação, a melhor abordagem do auditor seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1030848 | Auditoria, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A Matriz de Planejamento de Auditoria é uma ferramenta estruturada que auxilia os auditores a organizarem e documentarem as etapas fundamentais do planejamento, garantindo um trabalho sistemático, eficaz e alinhado aos objetivos da auditoria.
Essa matriz é usada para registrar os elementos principais do planejamento. É amplamente aplicada em auditorias governamentais, especialmente no setor público, onde a transparência e a rastreabilidade são essenciais.
Devem constar numa Matriz de Planejamento de Auditoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1070539 | Auditoria, Processo de Auditoria, Prova 2, SEFAZ RJ, FGV

Após formuladas as questões de auditoria e os seus desdobramentos (as subquestões), será necessário identificar as informações requeridas para respondê-las e suas respectivas fontes. Para se determinar o tipo de informação que se pretende obter na coleta de dados, os termos-chave empregados na questão de auditoria devem ser definidos, e suas dimensões ou variáveis, identificadas. Por exemplo, ao formular uma questão envolvendo o impacto de uma iniciativa governamental voltada para a melhora do nível de ensino, deve-se definir o que se entende por “melhora do nível de ensino”, identificando-se as dimensões envolvidas nesse conceito. Pode-se considerar, entre outras variáveis, o número de aprovações por série ou a redução da evasão escolar.

A tarefa de traduzir conceitos abstratos em variáveis mensuráveis, definindo indicadores apropriados, é indispensável para que se possa medir o alcance dos objetivos perseguidos pela administração. As informações coletadas e usadas para dar suporte aos achados de auditoria de desempenho operacional ou de avaliação de programa são consideradas evidências e podem assumir as diferentes formas. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que a evidência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1034221 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

No planejamento da auditoria, em especial as auditorias operacionais, a identificação de causas é fundamental para a elaboração de propostas de encaminhamento que contribuam para a mitigação dos problemas identificados.
A detecção de causas exige a aplicação de técnicas específicas. Entre essas técnicas, aquela que apresenta graficamente a força da relação entre dois ou mais grupos de informações, por meio da disposição das causas em linhas e colunas em que se pode quantificar a relação entre cada par, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.