Questões de Concursos Processo de Independência e Movimentos Nativistas

Resolva questões de Processo de Independência e Movimentos Nativistas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q679184 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Em 1865 a Constituição norte-americana acabou com a escravidão nos EUA, e o Estado assumiu a responsabilidade pelos libertos, garantindo registro de identidade, oferecendo terras para o cultivo e reunindo parentes que haviam se espalhado no período da escravidão. No Brasil, em 1888, com o fim da escravidão, nada foi oferecido pela Monarquia aos libertos além da liberdade — nem escolas, nem terras e muito menos direitos civis, como o registro de identidade.

PAMPLONA, M. A. Direitos suados e lembrados.Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 66, mar. 2011 (adaptado).

O texto compara o tratamento dado aos ex-escravos, libertados com o fim da escravidão, no Brasil e nos EUA em fins do século XIX. Comparando as ações dos dois países, os direitos dos libertos foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q936141 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

O movimento sedicioso ocorrido na capitania de Pernambuco, no ano 1817, foi analisado de formas diferentes por dois meios de comunicação daquela época. O Correio Braziliense apontou para o fato de ser “a comoção no Brasil motivada por um descontentamento geral, e não por maquinações de alguns indivíduos". Já a Gazeta do Rio de Janeiro considerou o movimento como um "pontual desvio de norma, apenas uma 'mancha' nas 'páginas da História Portuguesa’, tão distinta pelos testemunhos de amor e respeito que os vassalos desta nação consagram ao seu soberano".
JANCSÔ. I. PIMENTA, J. P. Peças da um mosaico. In MOTA. C. G. (Org) Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000) São Paulo; Senac. 2000 (adaptado).
Os fragmentos das matérias jornalísticas sobre o acontecimento, embora com percepções diversas, relacionam-se a um aspecto do processo de independência da colônia luso-americana expresso em dissensões entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q881796 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Sanclerlândia, MPEGO, MPE GO, 2024

Registre-se que no período compreendido entre os anos de 1808 e 1822, o Brasil deixou se ser colônia e alçou a condição de país independente. Assinale a alternativa que não corresponde a este período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q888225 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Nível Intermediário, CNU, CESGRANRIO, 2024

A independência do Brasil é muitas vezes compreendida como um processo complexo, que, por um lado, formaliza a autonomia e ruptura política em relação a Portugal e, por outro, possibilita a manutenção da escravidão, da monarquia e da presença da dinastia dos Bragança na América. É um momento crucial para a compreensão da formação do Brasil contemporâneo, pois

Com a aclamação do príncipe regente D. Pedro como imperador do Brasil, em 12 de outubro de 1822, começou a ser construída no imaginário político dos povos, outrora irmãos, a ideia de um império autônomo em terras americanas. [...] O processo de emancipação política representou o ponto de partida para a construção de uma ideia moderna de nação. [...] Essa polarização que exprimia um difuso sentimento antilusitano e antibrasileiro em imagens e escritos dos dois povos, agora reinos e nações separados, terminava por demonstrar em que se constituiu, em parte, o processo de emancipação política do Brasil. [...] À medida que se aprofundava a incompreensão recíproca, a possibilidade de manter-se a união entre Portugal e o Brasil tornou-se cada vez mais distante para ambos os lados. Incompatibilidade que se resolveu, como costuma ocorrer, pelo divórcio, talvez não tão amigável, como muitas vezes supôs a historiografia, pois envolveu lutas e disputas não só entre os dois lados do Atlântico, como também no próprio interior do Brasil. Mais difícil, porém, era a tarefa que restava, de construir e definir o Brasil: não mais como continuação de Portugal, mas dotado de identidade própria, que foi procurada pelo menos ao longo de todo o Oitocentos, em oposição ao ser português.
NEVES, L. M. P. B. Estado e política na independência. In: GRINBERG, K.; SALLES, R. (org.). O Brasil Imperial, 1808-1830. vol. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p. 129-131. Adaptado.

Segundo a autora, o processo de independência do Brasil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q944409 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Os conflitos em relação à Independência se fizeram presentes em todo o país. Leia o texto a seguir que serve de base para responder à questão.


Convém ressaltar: os conflitos em torno da Independência não foram restritos só ao Maranhão, pois outras províncias, como Piauí, Pará, Bahia e Cisplatina (Uruguai) também não acataram o grito do Ipiranga, configurando o que foi denominado pela historiografia “Guerras de Independência”, caracterizadas por um processo de luta nas províncias: contraditoriamente ao que se afirma, nos livros didáticos, que a Independência foi um ato passivo, ou “pacífico”.

BOTELHO, J. Conhecendo e debatendo a História do Maranhão. 3.ed. São Luís: Gráfica e Editora Impacto, 2019.

A concordância oficial do Maranhão à Independência do Brasil ocorreu, em 28 de julho de 1823, com uma cerimônia no Palácio dos Leões. As características do processo de Independência no Maranhão são as seguintes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q903944 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A economia mineira, a partir de meados do séculoXVIII, foi centro de alguns conflitos em torno do domínio do território das jazidas minerais e em protesto pela cobrança de impostos.


Assinale a alternativa que indica corretamente um dos conflitos ocorridos na região.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q944162 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

O processo de independência do Brasil (1822) em relação a Portugal deve ser compreendido como uma expressão dos interesses dos grandes proprietários interessados em livrar-se de um parceiro incômodo para os seus negócios. A partir do exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O movimento da independência foi uma ação da elite latifundiária, com o apoio da Inglaterra, preservando seus interesses e privilégios.
II. Os setores médios urbanos aliados aos grupos de homens livres pobres constituíram-se na liderança radical que comandou a luta pela independência e pela democratização das relações sociais no Brasil.
III. Os grandes proprietários de terras temiam a participação das camadas populares e dos escravos nas lutas contra Portugal.
IV. A luta pela independência foi liderada fundamentalmente pelos negros escravizados que lutaram também pelo fim da escravidão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q679503 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

No contexto das revoltas e levantes ocorridos no período colonial, pode-se destacar como modelos libertários pró-independência do Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q870719 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Cargos de Nível Fundamental, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

O 7 (sete) de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a Independência, que ocorreu no ano de 1822. Sobre esta data cívica, leia o texto que segue:
A Independência do Brasil aconteceu, quando, supostamente, D. Pedro (futuro ____________) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga. Com isso, rompeu-se a ligação com ________________ e o Brasil consolidou-se como nação. A independência foi um processo de ________________ nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, e a metrópole.

As palavras que completam coerentemente as lacunas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q945207 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

No processo de Independência, várias tropas indígenas foram recrutadas para proteger o território contra uma possível invasão portuguesa no litoral cearense entre setembro e novembro de 1822. Já os índios da vila de Cimbres, em Pernambuco, se posicionaram em 1824 a favor de Dom João VI, opondo-se à Independência e à Constituição. No entanto, o que parecia ser mais comum era o engajamento dos índios no projeto de Brasil independente, identificando-se como “brasileiros”. Nas revoltas, buscavam muito menos se contrapor aos europeus e, assim, lutar por uma nova posição social que não mais os obrigasse ao trabalho forçado.
(Adaptado de: COSTA, J. P. P. “Povos indígenas e a Independência”. Disponível em: https://bicentenario2022.com.br/textos/. Acesso em 21/05/2023.)


Tendo em vista seus conhecimentos sobre a participação dos povos indígenas no processo de Independência, e considerando o texto do blog citado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.