Questões de Concursos Processo de Planejamento

Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q320591 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Na metodologia de projetos em educação, são fatores imprescindíveis a divisão do saber em diferentes compartimentos, o sucesso individual e coletivo e a aprendizagem ativa e significativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q324797 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade.

Esta organização torna-se mais difícil porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q319983 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

O diálogo do senso comum com o conhecimento científico é uma das características da metodologia de projetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q322249 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.

O gerenciamento da rotina por meio da utilização de instrumentos diversificados que possam ser utilizados em grande escala constitui característica marcante da participação da comunidade na concepção elaboração e de um projeto pedagógico.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q327831 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

A avaliação visa ao melhoramento da atividade escolar, identificando dificuldades, encontrando causas e meios de superação.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q328222 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.

Um projeto de pesquisa em educação precisa contemplar apenas o método adotado, pois os outros elementos estão atrelados ao método escolhido.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q327569 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

No momento da avaliação de um planejamento participativo, a questão dos conflitos inerentes ao processo de implementação das ações não pode ser considerada, pois pode prejudicar a tomada de posteriores decisões de forma homogênea e harmoniosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q321999 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

O Orientador Pedagógico tem por função classificar ou reclassificar um aluno que solicite matrícula e que necessita ser alocado em um ano letivo compatível com sua aprendizagem. Diante de uma solicitação de matrícula por um aluno que não apresenta escolaridade comprovada, por não ter cursado o ensino regular, como deverá ser a matrícula deste aluno?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q328838 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.

A qualidade formal, a destinação pública bem como a ação consciente e organizada são características do projeto pedagógico.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q327755 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Os projetos elaborados pelo Designer Instrucional buscam atingir estratégias mais adequadas para a instrução de pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentindo, este profissional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q327723 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q327869 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

A avaliação qualitativa e quantitativa de cursos realizados na modalidade de Educação a Distância requer que estes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q323708 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.

Em educação, a pesquisa quantitativa restringe-se aos dados apurados, enquanto a pesquisa qualitativa faz uma leitura mais crítica da realidade utilizando esses dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q320275 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

Em um planejamento considerado estratégico, a dinâmica do processo trabalha na lógica da harmonia social por meio da negociação e com resultados de longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q323362 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

A realização de um trabalho sistematizado com base em uma visão estratégica e objetiva da realidade é própria de planejamentos elaborados por meio da metodologia de projetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q322169 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

O planejamento é um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q326736 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

As especificidades de cada área do conhecimento não podem ser desconsideradas na realização de um trabalho interdisciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q323536 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

O Orientador Pedagógico deve entender a relevância do debate sobre disciplina escolar para construir o ideal democrático de respeito mútuo e de reciprocidade. Entender esse papel, de forma dialética, significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.