Questões de Concursos Processo de Planejamento

Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q323536 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

O Orientador Pedagógico deve entender a relevância do debate sobre disciplina escolar para construir o ideal democrático de respeito mútuo e de reciprocidade. Entender esse papel, de forma dialética, significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q322086 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.

No projeto pedagógico, a interdependência, a reciprocidade e a dinamicidade são características da relação teoria e prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q321321 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

Entre as diferentes formas de avaliação, a que deve ser utilizada para promover a reorganização do projeto pedagógico é a avaliação externa.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q322142 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Não há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar.

No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q319442 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Muitos sistemas educacionais brasileiros, nos últimos anos, implantaram os ciclos plurianuais de aprendizagem escolar. O maior desafio da nova sistemática está na adesão dos professores às novas exigências dessa prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q320239 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Uma das funções do planejamento de ensino é assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q323059 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

Infere-se das informações apresentadas na situação hipotética que o curso em questão não previu uma avaliação diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️

129Q319286 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Em uma perspectiva descentralizadora, a formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto políticopedagógico. Quanto à competência em relação à formação continuada, é correto afirmar que a escola deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q319859 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Sobre a ação do Orientador Pedagógico na elaboração de currículos e programas, assinale a afirmativa errada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q319528 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Numa concepção crítica de planejamento, a ação improvisada pode ser necessária desde que se tenha

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q326735 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

No trabalho com uma metodologia de projetos, a autoridade do professor é outorgada pela instância superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q321401 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Sobre as ações do Orientador Pedagógico na escola, analise as afirmativas a seguir:

I - coordenar e controlar as ações educativas no âmbito da escola;
II - obedecer a uma estrutura vertical de poder;
III - ter uma prática articuladora, dinâmica e consciente de seu papel no processo educativo;
IV - manter um controle sistemático do que foi planejado pela direção da escola.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q326326 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Questões de 11 a 20 = Didática.

Para o Planejamento requer-se do professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q326143 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Considere as seguintes definições:

I. Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto.

II. O plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições.

III. Plano é um documento que precisa ser seguido pelo coletivo escolar, para que seus objetivos e metas possam ser avaliados em relação à sua pertinência e eficácia.

IV. Plano é um manual de conduta e de intenções que será mais eficaz quanto mais detalhado estabelecer objetivos e metas.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q325461 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

A abordagem tradicional, que se baseia em uma teoria positivista e absorve para si características tayloristas, considera o planejamento como responsabilidade de especialistas diretamente vinculados aos níveis hierárquicos mais elevados.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q325217 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Seguir o cronograma de atividades registrando o que foi realizado no Diário de Classe é uma forma de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q325491 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

139Q325254 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

O trabalho a partir de um único tema para todas as áreas não garante um processo pedagógico efetivamente interdisciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q320843 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

NÃO faz parte das funções do planejamento escolar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.