Questões de Concursos Processo de Planejamento

Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q323788 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEE SP, VUNESP

"O ofício de professor se dá dentro de um sistema de educação formal, numa determinada instituição escolar, num coletivo de profissionais que fazem a escola, numa sociedade específica". (Rios, 2001)

A competência profissional possui 4 (quatro) dimensões: técnica, estética, ética e política. Para haver uma docência da melhor qualidade é preciso que o professor busque essas dimensões continuamente, entretanto, a competência profissional é fundada, primordialmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q320733 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

Para desenvolver processos de comunicação eficazes, é preciso conhecer as barreiras que se interpõem ao trabalho em equipe. Dentre os itens e as respectivas explicações que se seguem, qual deles NÃO constitui uma barreira para a comunicação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q325906 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Em uma perspectiva participativa, a pesquisa em educação focaliza a intervenção na realidade, privilegiando tanto mudanças imediatas como aquelas transformações estruturais.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q325428 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A metodologia de projetos permite o diálogo de diferentes formas de saber, pois inter-relaciona conceitos e métodos.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q321447 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Os métodos e procedimentos de ensino serão indicados pelas atividades que o professor e os alunos irão desenvolver na relação de ensino e aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q324127 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Diante de seu grupo de alunos, o professor não pode partir da idéia de que todos estão no mesmo nível de desenvolvimento, que todos trazem histórias de vida semelhantes ou os mesmos conhecimentos prévios, a mesma relação com o saber, os mesmos interesses, os mesmos recursos e maneiras de aprender.

 Nesta perspectiva, trabalhar em grupo exige, por parte do professor,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q322158 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Os critérios de avaliação escolar devem estar definidos, obrigatoriamente, no (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q319946 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEDUC PE, IPAD

As se conceber o conceito de Planejamento de Ensino, "como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino" (Fusari) não podemos aceitar que o planejamento seja..

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q326697 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Ao organizar um plano de ensino, o professor precisa estabelecer unidades didáticas independentes dos objetivos propostos.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q328692 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.

No nível operacional, o grau de incerteza é bastante elevado em função das suas características de tempo e amplitude.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q322104 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

A justaposição de disciplinas é a forma mais eficaz de realizar um trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q325051 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A interdisciplinaridade é uma possibilidade de superação da fragmentação e da compartimentalização do saber.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q325455 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Planejar é cumprir atividades em datas marcadas? Como não viver burocraticamente o cumprimento das atividades nas datas planejadas?

As atividades de um planejamento se burocratizam quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q325557 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

Na metodologia de projetos, as disciplinas curriculares tornam-se fins da construção do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q323275 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Acompanhar um projeto significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q322002 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O planejamento vai ajudar a organizar o processo de reflexão para procurar chegar a uma ação que seja transformadora. Os critérios básicos para a ação transformadora são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q324897 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Os conflitos inerentes ao processo de execução das ações previstas em um planejamento de caráter participativo são pontos essenciais, devendo ser tratados ou considerados no momento da avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q321582 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Na execução de um planejamento, prevê- se acompanhamento, registro do processo, sistematização e avaliação, portanto, pode-se inferir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.