Questões de Concursos Processo de Planejamento

Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q327666 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A escola pública necessita de uma gestão que, partindo da construção do projeto pedagógico, possibilite a escola alcançar sua finalidade, concretizando sua função social. Para concretizar o que pretende, necessitará de um planejamento que organize o trabalho escolar e a prática pedagógica. Portanto, quanto ao planejamento, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q320683 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A interdisciplinaridade requer a superação das especificidades das diferentes áreas de conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q326450 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

O processo de planejamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q327030 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

É durante a avaliação que gestamos o novo planejamento e onde descobrimos que há erros que só podem ser descobertos depois de cometidos.

Nesta concepção, o planejamento é um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q320372 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O recrutamento interno de pessoal em uma instituição de ensino objetiva reduzir a taxa de flutuação entre os recursos humanos e, ao mesmo tempo, promover a motivação desses profissionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q319108 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Pensar em planejamento ou projeto é pensar em ações de intervenção humana sobre uma determinada realidade para se alcançar um fim desejado. Por isso podemos afirmar que:

I - Planejar é elaborar plano de mediação, aliado à exigência decorrente de sua intencionalidade que norteia as ações a serem desenvolvidas em uma situação real específica.

II – O planejamento implica em projetar algo sobre o qual se tem consciência que se deve fazer acontecer, exigindo postura reflexiva, crítica e interativa por parte de todos os envolvidos no processo.

III – O planejamento é a previsão de resultados a serem alcançados por meio de uma metodologia reprodutiva em que o fazer sobrepõe-se ao pensar, pois o mais importante é fazer acontecer.

IV - Todo planejamento ou projeto apresentam processos distintos, mas indissociáveis ao mesmo tempo, de elaboração e de realização das ações, com vistas a transformar a realidade ou situação existente.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q320460 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Uma instituição educativa, preocupada com a formação sociocultural de um bairro iniciou o desenvolvimento de um projeto com foco na educação de crianças e adolescentes. Porém, no decorrer do processo, iniciaram-se problemas de evasão dos participantes. Os responsáveis ficaram preocupados, pois o projeto conta com profissionais experientes, recursos e equipamentos adequados. Considerando os princípios e elementos que constituem um projeto de ensino, fundamentais para alcançar suas metas com sucesso, qual o primeiro procedimento a ser tomado pelos responsáveis para tentarem resolver o problema?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q327004 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

Sob a perspectiva interdisciplinar, as disciplinas tornam-se fim e não meio para a construção do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q327711 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A centralidade da metodologia de projetos está no ensino de habilidades e competências.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.