Questões de Concursos Processo de Planejamento

Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

22Q320077 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva tradicional de planejamento, a visão estratégica abrange todos os níveis da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q325284 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

O nível tático refere-se a estratégias e ações que afetam uma parte da organização no grau intermediário do planejamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q320695 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB PB, IDECAN

Segundo Haydt (2011), na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. Acerca do planejamento didático ou de ensino, assinale o único INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q324881 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta.

O Projeto Político-Pedagógico compreende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q329118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação.

Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q321862 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre o processo de planejamento numa perspectiva democrática.

( ) É um processo de construção coletiva, desenvolvido para auxiliar na organização e na gestão escolar.

( ) A avaliação é uma das etapas do planejamento e deve ser realizada sempre ao final das ações para mensurar o alcance dos objetivos.

( ) Tem como principais atividades o preenchimento de formulários e a avaliação dos resultados.

( ) A partir do planejamento são gerados instrumentos flexíveis, que auxiliam no desenvolvimento do trabalho da escola nas dimensões pedagógica, política e administrativo-financeira.

( ) A participação de técnicos especializados em planejamento escolar é fator imprescindível para o seu sucesso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q326087 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Ao planejar sua aula, o professor escolheu os seguintes itens de um roteiro de plano de aula: disciplina, conteúdo, ano de ensino, tema, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material, encaminhamento metodológico. Assinale a alternativa em que os itens em um plano de aula são apresentados em sequência lógica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q326669 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.

A organização ou instituição é considerada em sua totalidade para o planejamento no nível estratégico.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q322134 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

As decisões de caráter político-social são típicas do nível operacional e as decisões técnicas são ligadas ao nível estratégico.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q325759 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

Por considerarem a organização em sua totalidade, o planejamento institucional e o nível estratégico estão diretamente relacionados.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q319573 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com:

I. a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais;

II. o funcionamento de novas escolas que preenchem os requisitos de infraestrutura definidos;

III. o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema;

IV. a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.

Estão CORRETOS os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q325059 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Sobre o planejamento educacional no Brasil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q327801 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

Devido aos projetos e às facilidades de revisões periódicas, o nível operacional é caracterizado pelo fato de que possíveis impactos limitam-se a setores específicos da instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q324105 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O controle e a avaliação independem das informações sobre o andamento dos trabalhos. Necessitam apenas ter como base o projeto pedagógico curricular.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q326833 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

Uma das funções dos objetivos específicos de um plano de ensino é expor aos alunos o que se espera deles ao longo do processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q328206 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Um plano de ensino deve incluir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q328181 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

A seleção de conteúdos ou métodos de ensino não pode ser direcionada pelas condições objetivas de trabalho de uma instituição educativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q323589 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

A educação escolar baseada nos princípios que regem a educação nacional, explícitos na Constituição Federal de 1988, deve estar ajustada, para aplicação, à situações reais. Para esse fim, ela deve contemplar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q325600 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

O nível estratégico refere-se, primordialmente, ao relacionamento da organização com o ambiente externo e, por isso, nesse nível, o grau de incerteza é baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.