Questões de Concursos Processo de Planejamento

Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q325600 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

O nível estratégico refere-se, primordialmente, ao relacionamento da organização com o ambiente externo e, por isso, nesse nível, o grau de incerteza é baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q319772 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Acerca da construção de projetos pedagógicos, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q325197 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento escolar, na concepção de Libâneo, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q321065 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O planejamento corresponde estritamente ao momento de elaboração dos planos de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q323039 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

A flexibilidade das ações previstas em um plano de aula compromete a seqüência lógica do planejamento em sua totalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q325839 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Na execução de um plano de aula, têm-se distintos momentos, de acordo com o que foi planejado. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta na perspectiva sócio-histórica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q319235 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.

A avaliação tem por objetivo aferir e controlar a qualidade do processo pedagógico por meio de instrumentos técnicos aplicados por equipes estratégicas das diferentes esferas administrativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q323649 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Toda instituição de ensino necessita de um projeto pedagógico, que é um instrumento formal, mas não interfere nem reproduz as políticas educacionais dessa instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q326862 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que não apresenta uma função do planejamento de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q323720 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

É possível identificar a presença dos diferentes modos de produção e de gestão nas práticas pedagógicas. Em uma abordagem estrutural de gestão de base taylorista, por exemplo, uma ação pedagógica correspondente é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q324025 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

O processo de planejamento compreende três dimensões: técnica, conceitual e política.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q322689 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A certificação especial de conclusão de etapa ou curso de educação básica oferecido ao aluno com necessidades educacionais especiais, no que e como couber, descreverá as habilidades e competências a partir de relatório circunstanciado e plano de desenvolvimento, de que constem ainda:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q328912 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Conforme Gómez (2004), o roteiro ou storyboard é um dos dispositivos fundamentais produzido pelo Designer Instrucional para o processo de modelagem de um curso a distância, pois será utilizado para o posterior desenvolvimento do projeto educativo. Neste sentido, este roteiro deve ser um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q324122 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

A respeito do planejamento de projetos didáticos, considere as afirmativas abaixo:

1. A organização do processo ensino-aprendizagem, por meio de projetos temáticos, supõe uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos, na qual os limites entre áreas curriculares se tornam menos relevantes.

2. O planejamento de projetos didáticos deve estar baseado no trabalho coletivo dos docentes da escola.

3. Projetos didáticos devem ser adotados porque estão em voga.

4. Os projetos didáticos devem ter objetivos comuns, traduzidos em temas ou problemas, que exigem um encaminhamento colaborativo e globalizante, e não individual ou fragmentado.

5. O tempo de trabalho a ser destinado a um projeto didático deve ser definido e não pode ser alterado, respeitando-se o princípio da inflexibilidade.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q323273 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Acerca de planejamento educacional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q321250 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q323166 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Instituto Quadrix, 2017

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos. No processo de planejamento e organização do trabalho pedagógico, as ações estão circunstanciadas no âmbito dos vários elementos que compõem o universo escolar, devendo ser dada importância máxima àquelas circunscritas à prática pedagógica do professor e à sua formação.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q324270 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. Está presente nas várias instâncias da vida. Um fator decisivo para elaborar e executar o planejamento de maneira consciente, construtiva, em relação à determinada realidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q325393 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:

1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.

2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.

3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.

4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Está(ao) incorreta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q327729 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Se é função do Coordenador avaliar como foi realizada a aplicação das Situações de Aprendizagem previstas para os diferentes bimestres, caberia, por exemplo, ao final de cada um deles, agendar uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo ? HTPC específica, para que os professores das disciplinas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.