Questões de Concursos Processo de Planejamento

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61Q319963 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

A avaliação adotada no curso de formação continuada constitui um exemplo de avaliação somativa.
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62Q324431 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Com relação ao planejamento dos processos educativos, analise as afirmativas abaixo.

I. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer objetivos que possam nortear a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.

II. O plano de ensino define e operacionaliza toda a ação escolar no que diz respeito ao currículo e às dinâmicas de sala de aula implicando especialmente docentes e discentes.

III. Projeto é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas de uma unidade de ensino, instituição e/ou grupos de pesquisa. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto é a marca da passagem do presente para o futuro.

IV. Projeto Político-Pedagógico precisa ser entendido como uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades e deve ser organizado e escrito pelo gestor principal dos segmentos educacionais para garantir sua eficácia, consistência e compromisso.

V. A política educacional de um povo também deve estar expressa em um planejamento, que, no caso do Brasil, denomina-se Plano Nacional de Educação, que estabelece metas e objetivos a longo, médio ou curto prazo.

Assinale a alternativa CORRETA.

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63Q319055 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Em geral, os estudiosos em educação afirmam que o planejamento é importante porque:

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64Q328401 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

A descontinuidade das ações governamentais e a redução do planejamento a orçamento são características do planejamento educacional brasileiro em diferentes momentos históricos do país.

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65Q321766 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

O planejamento, além de ser meio para se programar as ações docentes, é um momento de pesquisa e reflexão ligado intimamente à avaliação. O ato de planejar permite ao professor/ educador fazer a previsão de suas ações e fundamentá-la em opções político- pedagógicas, tendo como referências as situações concretas com que se depara. Sobre as funções do planejamento de ensino é correto afirmar:

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66Q322373 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Sobre a atuação do Orientador Pedagógico avalie as afirmativas a seguir:

I - cria as condições necessárias para a reflexão teórica sobre a prática pedagógica e as trocas de experiências.
II - organiza as atividades de cada turno escolar, vigiando a entrada e a saída dos alunos.
III - acompanha a leitura e o debate dos estudos e das pesquisas sobre a prática pedagógica.
IV - atua no intercâmbio entre os gestores e as instâncias centrais do sistema de ensino e da política educacional.
V - observa e analisa os problemas e as soluções comuns.

Assinale as afirmativas corretas:

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67Q321634 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa.
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68Q328830 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

A descentralização dos serviços educacionais implica a autonomia da escola, que passa a ter poder de decisão mediante autonomia pedagógica e financeira.

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69Q325771 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Para garantir um bom planejamento didático-pedagógico das atividades e avaliação dos processos educativos é importante que o educador defina

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70Q322724 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ? LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se instituir um mecanismo legal e necessário para

I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.

II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.

III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.

IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e dos alunos.

Está correto o apresentado APENAS em

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71Q326053 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Na elaboração de planejamento estratégico, as fases de diagnóstico, de entendimento da missão da instituição, de identificação dos instrumentos e de controle/avaliação podem ser realizadas aleatoriamente.

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72Q319146 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Por objetivos específicos entende-se a orientação, a importância e o papel dos conteúdos no conjunto do plano da escola.

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73Q328475 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.

A tendência atual de gestão participativa contribui para a ampliação da visão estratégica da organização por todos os envolvidos nos demais níveis de planejamento.

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74Q327207 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A política do material didático tem por objetivos:

1. Melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

2. Assegurar padrão de qualidade dos materiais de apoio às práticas educativas.

3. Fomentar a produção de diferentes materiais, por distintos sujeitos, na diversidade de suportes, linguagens e tecnologias em múltiplas abordagens pedagógicas.

4. Fomentar a pesquisa e avaliação sobre produção, avaliação e usos de materiais didáticos.

5. Mediar à interação entre o educador e o aluno no processo de construção do conhecimento.

Está(ão) correta(s) :

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75Q324303 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Janete é gerente de seção de uma empresa e percebe, depois de observações sucessivas, que seus funcionários constantemente desperdiçam uma grande quantidade de água ao realizar a limpeza dos ambientes externos e internos do prédio. Além de preocupada com relação aos custos deste desperdício, a gerente também está sensibilizada com as questões ambientais e com as consequências que esta atitude pode ter sobre a imagem da empresa. Para solucionar essa situação de modo mais democrático, a gerente deve

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76Q327639 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEDUC PE, IPAD

Sobre o Plano de Ensino numa perspectiva democrática é incorreto afirmar:

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77Q324158 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Ao planejar, cabe ao professor apenas o cumprimento das exigências dos planos e programas oficiais.

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78Q327186 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.

Na elaboração dos projetos pedagógicos, os especialistas visam aumentar a distância entre os atos e as consequências do processo educativo por meio da valorização das atividades-fim.

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79Q322706 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:

I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.

II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.

III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.

A opção CORRETA é:

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80Q328627 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Conteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que

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