Questões de Concursos Processo de Planejamento

Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q327089 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

São características de um planejamento de currículo na perspectiva tradicional: funções especializadas, tarefas seqüenciais e preestabelecidas e organização disciplinar do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q324892 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, relativamente ao planejamento na educação infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q321105 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)

I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.

II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.

III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.

IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.

V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q323501 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Luiza Tavares, diretora do Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Rio de Janeiro, envolveu os professores e alunos em questões ligadas à aprendizagem. "Era necessário melhorar a leitura e a escrita e os conhecimentos em Matemática de uma boa parte dos estudantes. Ao mesmo tempo precisávamos motivar os que já tinham adquirido essas habilidades", afirma. A saída foi elaborar, coletivamente, um projeto de monitoria.

A ação da diretora tem natureza:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q321377 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com as novas teorias de currículo escolar, pode-se dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar forma-se a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Nesse sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno em seu cotidiano, ao longo de sua existência. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q320362 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Projeto Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação que se constitua como o referencial teórico que norteará os procedimentos, processos, atividades, organização administrativa e pedagógica, estruturação curricular, organização de tempos e espaços da escola. Assim, uma vez definida a concepção de educação que subsidiará a elaboração do Projeto, passa-se a explicitar os princípios que devem orientar a sua construção. Sobre os princípios, é correto afirmar que:

I- a democracia deve ser um princípio substantivo da gestão da educação, enfatizado na Lei 9394/96.

II- é preciso que haja a ação coletiva, que envolva a participação de todos na análise dos problemas escolares, para que a discussão/reflexão não se dilua, perdendo a visão do todo.

III- na gestão, a autonomia da escola é relativa, impede que a escola construa seus próprios caminhos, sua trajetória, sua cultura, que a distinguem das outras escolas.

IV- a qualidade, na sua dimensão positiva, deve ser priorizada, pois é ela que garante a formação do indivíduo, enquanto cidadão.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q325778 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

Ao elaborar um projeto, os gestores devem certificar-se da compatibilidade dos objetivos pretendidos com a metodologia a ser utilizada para alcançá-los.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q326060 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

Embora a avaliação seja um importante instrumento no processo de construção do planejamento participativo, faz-se necessário que apenas um grupo específico, das pessoas envolvidas no processo, domine os instrumentos e as práticas avaliativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q321778 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

As formas de avaliação não constituem elementos dos planos de ensino por se configurarem como uma etapa independente do plano.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q321106 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

O processo de planejar constitui-se de várias etapas e elementos indissociáveis entre si. A etapa que define as ações a serem efetivadas, de informações a serem conscientizadas ou de atitudes/valores a serem desenvolvidos por uma comunidade, dá-se o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q320347 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

... a prática do planejamento em nosso país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos e pouco ou nada se discute a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando.

Nesta concepção de planejamento,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q322524 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas." (GRINSPUN.M.P.A. A orientação educacional – conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2006)

De acordo com o conceito acima é correto afirmar que:

I- a orientação educacional está comprometida com a formação da cidadania do aluno.

II- a orientação educacional deve analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos tendo como referência o sistema educacional.

III- a orientação educacional possibilita a construção do conhecimento por meio de intervenção pedagógica junto aos professores.

IV- a orientação educacional busca a construção coletiva da escola, sem perder de vista que o coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir a partir de questões contextuais.

Estão corretas somente as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q327208 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Planejamento, política e atividades de gestão de recursos humanos associados às estratégias de negócios e aos funcionários como recursos vitais para a organização são pressupostos defendidos pela gestão estratégica de recursos humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q323382 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

A interdisciplinaridade é uma alternativa para a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q320363 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

Em um planejamento de caráter democrático, a concepção da totalidade da realidade a ser transformada e a participação dos setores organizados da sociedade civil são pressupostos imprescindíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q321166 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ao se reunirem na Escola X para elaborarem o Projeto Político-Pedagógico, a equipe técnico-pedagógica pediu para que todos os presentes refletissem sobre o seu significado para a comunidade escolar. Segundo Vasconcelos, "do ponto de vista conceitual, há necessidade de se precisar o próprio conceito de Projeto Político-Pedagógico, pois, embora se tenha avançado bastante neste campo, ainda persistem algumas confusões, como por exemplo, achar que Projeto é o mesmo que regimento, ou ainda confundir Projeto com o mero agrupamento dos planos de ensino ou dos vários planos setoriais da escola." Entendendo-se o Projeto Político-Pedagógico como sendo o plano global da instituição, o que deve estar dando suporte formal, legal e jurídico para aquilo que a equipe pedagógica se propõe a realizar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q324700 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

O planejamento educacional, considerado por Calazans (1990) uma ação de cunho técnico e político, constitui elemento fundamental ao bom desenvolvimento dos processos educativos. Em se tratando do planejamento macro da educação brasileira, tem-se como referência o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q321133 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Segundo Moura (2006), o desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores da atividade humana. Em vários cenários locais, regionais e nacionais, podemos identificar projetos, com diferentes finalidades, nas mais diversas áreas de atuação humana e social. Qual das alternativas abaixo contém o conceito mais completo de um projeto educativo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q323116 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Duas ações a seguir são adequadas a uma prática de orientação pedagógica que favorece a interdisciplinaridade:

I- orientar os professores para que organizem melhor suas aulas;

II- sugerir aos professores o uso de material audiovisual que facilite a compreensão dos alunos;

III- discutir com os professores os respectivos planos de curso à luz da realidade dos alunos ;

IV- propor grupos de estudo sobre temas da atualidade que facilitem a integração de conteúdos.

São elas :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.