Início

Questões de Concursos Processo de conhecimento

Resolva questões de Processo de conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q223279 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Procurador, TCM RJ, FGV

A sentença proferida contra o Estado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q119087 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Analista de Saneamento Advogado, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da disciplina jurídica da execução, dos recursos, da
antecipação da tutela de mérito, dos procedimentos e suas espécies,
do litisconsórcio, do prazo para prática dos atos processuais e do
procedimento especial do mandado de segurança, julgue os itens a
seguir.

O recurso cabível contra antecipação de tutela deferida na sentença é o agravo, tendo em vista que o seu processamento é mais célere que o da apelação

  1. ✂️
  2. ✂️

683Q255028 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ PE, FCC

Os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q229961 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Promotor de Justiça, MPE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo e aos seus sujeitos, bem como aos atos processuais.

I Ao réu revel é permitido intervir no processo em qualquer fase, inclusive produzindo provas, desde que compareça em tempo oportuno.

II No litisconsórcio simples, como os sujeitos parciais do processo são tratados como partes distintas, em nenhuma hipótese a legislação processual civil admite que os atos e as omissões de um prejudiquem ou beneficiem os outros.

III Segundo o entendimento doutrinário majoritário, é possível o manejo de oposições sucessivas.

IV De acordo com a sistemática do CPC, os atos processuais praticados sem procuração anexada aos autos do processo devem ser posteriormente ratificados, sob pena de serem considerados inválidos.

V A prerrogativa que confere ao MP o prazo em dobro para recorrer abrange inclusive a interposição de agravo regimental no âmbito do STJ.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q217419 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Oficial Judiciário, TJ MG, Makiyama

Conforme Provimento nº; 161, de 1º; de setembro de 2006, que constitui o código de Normas da Corregedoria, nas Comarcas em que existem as Centrais de Mandados, é CORRETO afirmar que os oficiais de justiça deverão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

686Q217431 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Oficial Judiciário, TJ MG, EJEF

É CORRETO afirmar que, no processo civil, as ações se classificam em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q139097 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16a REGIÃO, FCC

No processo civil, o acolhimento da alegação de perempção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q146020 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Analista Judiciário Execução Penal, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 33 a 40, relativos a direito processual civil.

A revelia é a ausência de contestação do réu e tem como principal efeito o fato de se reputarem verdadeiros os acontecimentos afirmados pelo autor. Assim, salvo no caso de direitos indisponíveis, ocorrida a revelia, o juiz proferirá sentença julgando antecipadamente a lide e decidindo, sempre, o mérito da causa pela procedência do pedido.

  1. ✂️
  2. ✂️

689Q138856 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 6a Região, FCC

Paulo e Pedro são réus num processo ordinário. Paulo foi citado por Oficial de Justiça no dia 2 de maio de 2006; o mandado de citação foi juntado aos autos no dia 8 de maio de 2006. Pedro foi citado por precatória no dia 10 de maio de 2006; o mandado de citação foi juntado aos autos da carta precatória no dia 15 de maio de 2006; a precatória devidamente cumprida foi devolvida e juntada aos autos principais no dia 18 de maio de 2006. O prazo para resposta de Paulo começa a correr da data

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q264884 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Técnico Ministerial Execução de Mandados, MPE MA, FCC

Peter ajuizou ação de despejo por falta de pagamento contra Josefa, referente a um imóvel residencial situado na cidade de São Luís/MA. Após a citação da ré, as partes peticionam em conjunto comunicando ao juízo uma convenção para suspensão do processo. Nesta hipótese, e de acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, é correto afirmar que a suspensão do processo nunca poderá exceder a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q224444 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Procurador, PGFN, ESAF

Os requisitos de admissibilidade de recurso de apelação estão sujeitos ao controle

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q157374 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Assessor Jurídico, TJ PR, TJ PR

Sobre a representação em juízo, considere as seguintes afirmativas:

1. Em juízo, a herança jacente ou vacante será representada por seu curador.

2. Em juízo, o Município será representado por seu Prefeito ou procurador.

3. Em juízo, as pessoas jurídicas serão representadas por quem os respectivos estatutos designarem, ou, não os designando, por seus gerentes.

4. Em juízo, a pessoa jurídica estrangeira será representada pelo gerente, representante ou administrador de sua filial, agência ou sucursal aberta ou instalada no Brasil.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q226773 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Procurador do Estado, PGE SP, FCC

Na decisão interlocutória onde saneado o processo, várias objeções processuais foram rejeitadas pelo magistrado. O réu interpôs recurso de agravo, no terceiro dia de seu pra- zo, impugnando apenas uma parte da decisão. Ao perceber que o recurso não se insurgiu contra a preliminar de falta de interesse processual, peticionou em juízo solicitando a reconsideração dessa questão, ou, em contrário, o seu recebimento como aditamento ao recurso.

Nesta situação é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q262625 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Técnico Ministerial, MPE CE, FCC

Sobre provas, considere:

I. Quando realizada perícia, o juiz se vincula às conclusões do laudo pericial.

II. As testemunhas não podem ouvir umas os depoimentos das outras.

III. Os fatos notórios independem de prova.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q923141 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

A respeito da liquidação de sentença, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

696Q526600 | Direito Processual Civil, PROCESSO DE CONHECIMENTO, Técnico Judiciário, TRT 12a, FEPESE

São causas de extinção do processo sem julgamento do mérito, segundo o Código de Processo Civil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q254753 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ PI, FCC

A citação e a penhora, em regra, devem ser realizadas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q218211 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Oficial Judiciário, TJ MG, EJEF

Analise estas afirmativas a respeito da Instrução n o 173/88, da Corregeradoria-Geral de Justiça, que dispõe sobre a agilização dos processos:

I. As petições iniciais serão registradas e autuadas independentemente de despacho ju dicial e, em seguida, levadas à conclusão.
II. O Escrivão fica autorizado a assinar todos os mandados, desde que sempre mencione que o faz por ordem do Juiz.
III. Se o devedor obstar a penhora ou outros atos executivos, o Oficial de Justiça certifi cará o ocorrido no verso do mandado e, sem juntada aos outros, diretamente apresen tá-lo-á ao Juiz que, se entender conveniente, despachará no próprio mandado.
IV. Ao efetuar a penhora, o Oficial de Justiça, sempre que possível, colherá do devedor declaração de propriedade e estimativa do bem constrito. A partir dessa análise, pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

699Q526267 | Direito Processual Civil, PROCESSO DE CONHECIMENTO

No que tange à extinção do processo, é INCORRETA a afirmação de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q192731 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Advogado, METRÔ SP, FCC

De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, a sentença que condenar o réu no pagamento de uma prestação, consistente em dinheiro ou em coisa, valerá como título constitutivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.