Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q321255 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A escola deve assegurar a mediação entre a criança e os modelos sociais. Alguns teóricos defendem que o professor deve assumir o papel do adulto mediador, sem, contudo, tornar-se membro do grupo de crianças. Com base nessa teoria, o papel de professor mediador consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q324870 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Uma escola municipal organizou o seu trabalho da EJA, inspirado no educador brasileiro Paulo Freire, a partir de temas geradores escolhidos em função da vida da comunidade local e utilizando o diálogo como principal método. De acordo com essa situação, a tendência pedagógica que caracteriza essas ações é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q319119 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Sobre a educação especial é correto afirmar, Exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q319727 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Entre os diferentes usos do computador na educação, a modalidade computador como máquina de ensinar pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. As categorias mais comuns dessa modalidade são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q325128 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEARH RN, IDECAN

Para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar NÃO deve fundamentar?se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q323811 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q322419 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

O principal objetivo das estratégias de aprendizagem é ensinar a pensar. O que se quer é educar o aprendiz para obter sua autonomia, independência e senso crítico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q325339 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Para construir um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente, é necessário adequar os variados meios hoje disponíveis aos conhecimentos e habilidades a serem adquiridos pelos participantes dos cursos, de forma a facilitar o aprendizado. A fim de colocar a tecnologia a serviço da metodologia de ensino, uma equipe de pedagogos de uma empresa de grande parte do setor bancário, presente em centenas de municípios brasileiros, desenvolveu uma série de cursos sobre procedimentos bancários e sobre desenvolvimento gerencial na modalidade a distância. Considerando as especificidades da educação a distância, avalia-se que a decisão da equipe foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q323218 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Os quatro ingredientes básicos para a implantação do computador na educação são o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q319086 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

De acordo com Kenski, “os novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias visam ir além da relação entre ensinar e aprender”. Tal fato se dá por meio da “aprendizagem colaborativa”. Sobre a aprendizagem colaborativa, que pressupõe a circulação intensa de informações e trocas, visando o alcance dos objetivos previstos, a autora define quatro elementos básicos em sua composição.

Assinale a alternativa que apresenta os quatro elementos definidos por Kenski:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q328059 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A atividade lúdica é reconhecidamente a atividade de maior valor para o desenvolvimento infantil. Há décadas, os trabalhos e pesquisas nessa área vêm se intensificando e, de uma maneira geral, buscando mostrar a importância da brincadeira e dos jogos na formação da subjetividade da criança. Hoje, porém, alguns autores observam que as brincadeiras de rua e os jogos de tabuleiro vêm sendo substituídos pela televisão e pelo computador. Por este motivo, sobre as crianças do século XXI, é correto afirmar que são mais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q320067 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Duas meninas, da mesma turma, saíram muito entusiasmadas da aula, conversavam sobre o que estavam aprendendo e foram questionadas por colegas de outra turma sobre o motivo de tanto entusiasmo. Eles queriam saber como eram as aulas dessa tal professora Luiza que era muito elogiada pelos alunos. As duas foram logo contando: “A aula dela é muito gostosa porque todo mundo tem o mesmo direito de participar e falar, dar opiniões; não fica assim, de deixar os alunos meio isolados, pelo contrário”. E a outra menina complementa: “E na hora de explicar ela explica de um jeito que não tem jeito de não entender. Quando ela está explicando, ela está conversando com os alunos e ela pede muito a opinião da classe inteira. É um jeito muito fácil de aprender”.

O encontro cotidiano entre professores e alunos em sala de aula envolve um conjunto de fatores necessários para facilitar a aprendizagem. No caso da professora Luiza, as alunas colocam em destaque a sua habilidade em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q323627 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEARH RN, IDECAN

?A realidade tem mostrado que um dos grandes desafios, na implementação do ciclo de alfabetização, é o de assegurar às crianças o direito às aprendizagens básicas nesse tempo de três anos. Isto pressupõe que o protagonismo das ações esteja centrado nas crianças, o que exige, necessariamente, que haja a revisão de?, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q328960 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção correta em relação aos aspectos didáticos do esporte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q322393 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Por ocasião das reuniões para a organização da Semana de Alfabetização da Escola Itaituba, os alfabetizadores destacaram a escrita e o letramento como os temas mais importantes. Em relação aos temas, é correto afirmar que:

I - o letramento é um processo aprendido somente na escola.

II - o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita por uma sociedade.

III - a produção de textos na alfabetização deve ser realizada após a aprendizagem da leitura.

IV- ao analisar a evolução das hipóteses de escrita, o professor perceberá a relação que o aluno faz da escrita e da fala.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q328572 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Sobre o trabalho pedagógico com crianças pequenas, analise as afirmativas.

I - O trabalho pedagógico com a criança deve garantir diferentes situações que envolvam a imaginação, a criatividade, a curiosidade e a capacidade de expressão.

II - O trabalho deve se limitar às áreas de conhecimento das Artes Visuais e Linguagem Oral para evitar sobrecarregar as crianças.

III - A rotina deve ser vista de modo flexível, para que a intervenção pedagógica contribua para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.

IV - As crianças devem ter apenas atividades dirigidas sendo as brincadeiras livres consideradas perda de tempo na educação infantil.

V - Os espaços e equipamentos devem ser adaptados para receber as crianças com necessidades educativas especiais.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q328159 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Educar o ser humano diante de sua crescente interação com a máquina implica encarar a tecnologia como um meio e não como um fim a ser alcançado. Acerca dessa temática, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q324108 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q319258 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

O papel do pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar deve ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q319611 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Telma Weiz, uma das colaboradoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais, reflete sobre a criança e o seu processo de alfabetização e considera que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.