Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q321024 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Quantas vezes, diante de um modo displicente de vestirse, um cabelo desalinhado, nós, professores, nos indispomos com determinado aluno.

Diante do depoimento acima, de uma professora de escola pública, julgue os itens subseqüentes.

A professora citada pertence a uma cultura diferente da dos seus alunos. É seu papel conseguir que os alunos internalizem a cultura dela, para tornar mais suave a inserção desses alunos na sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

143Q325758 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Atualmente, acionadores de computadores utilizados com pessoas com severo comprometimento motor respondem a movimentos por contato ou pressão muito sutis. No caso de uma pessoa que ficou tetraplégica por acidente de carro, com esmagamento das vértebras C 5 a C 6, pode ser indicado o acionador por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q328639 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Toda metodologia de ensino, para ser utilizada, deve ser organizada, levando-se em conta:

1. as condições reais de tempo.

2. a autorização formal e por escrito da direção da instituição de ensino, para se utilizar a metodologia selecionada.

3. as condições reais do local.

4. o conhecimento real dos estudantes.

5. as possibilidades de participação efetiva dos estudantes.

6. se a forma de avaliação privilegia estratégias pautadas na concepção quantitativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q325620 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde ? CIF (2004), afirma-se que fatores ambientais, de natureza física, social e atitudinal, podem constituir barreiras ou obstáculos à funcionalidade de uma pessoa com deficiência.

As “barreiras atitudinais” referem-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q326145 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Para Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), o conceito ou enfoque das necessidades educacionais especiais centra-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q328693 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde ? CIF (2004) tem por base uma abordagem biopsicossocial que oferece uma visão coerente das diferentes dimensões de saúde sob uma perspectiva biológica, individual e social. Na CIF, o termo funcionalidade refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q323691 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

De acordo com Pedroza (2005), através da brincadeira, a criança tem a possibilidade de experimentar novas formas de ação, exercitá-las, ser criativa, imaginar situações e reproduzir momentos e interações importantes de sua vida, ressignificando-os. Os jogos e as brincadeiras são uma forma de lazer na qual estão presentes as vivências de prazer e desprazer.

A partir dessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q325219 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Sobre o ato de aprender, avalie as afirmativas a seguir:

I - aprender é atribuir significado a um determinado conteúdo;
II - aprender é estabelecer relação entre o novo e o desconhecido;
III - aprender é ser capaz de estabelecer generalizações mesmo sem compreensão;
IV - aprender é desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento;
V - aprender é avançar no conteúdo em função das exigências e dificuldades.

Assinale as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q324941 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Analise as seguintes afirmações.

I – A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.

II – A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.

III – Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.

Assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q319082 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

Na escola, é de suma importância multiplicar as oportunidades para que os alunos falem sobre as situações de vida, o bairro, a família, o calendário, as brincadeiras, os atos da vida cotidiana.

PORQUE

Para a criança, os conhecimentos são construídos, em primeiro lugar, dentro da experiência do mundo no qual ela se move, age e fala com adultos e outras crianças.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q325372 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q326405 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Um objetivo do trabalho com leitura no ambiente escolar é tornar as crianças leitores competentes. Qual atitude é INADEQUADA para atingir esse objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q322375 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Lück (2000) destaca que a sociedade defronta-se com um grande leque de áreas de conhecimento e de teorias dentro dessas áreas, que passam a gerar dúvidas, tendo em vista que tais conhecimentos foram, em geral, produzidos por meio da visão de linearidade e atomização, resultando em conhecimentos dissociados do todo ou de outras partes desse mesmo todo.

Nesse sentido, para que seja possível reverter esse tipo de conhecimento distanciado da realidade, desagregado, limitado, surge a necessidade da proposição de contextos e currículos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q319493 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A indisciplina na escola permeia as preocupações de professores, pais e educadores em geral. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

I O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação à definição de objetivos e às estratégias de ensino e de avaliação, quer com relação à disciplina, pois esta, se imposta autoritariamente, jamais será aceita pelos alunos.

II A indisciplina pode estar relacionada com o fraco rendimento escolar dos alunos; o seu insucesso pode levá-los a investir pouco nas tarefas escolares e a desinteressarem-se pela escola, desencadeando isso emoções negativas, traduzidas em comportamentos inadequados.

III A escola, não conseguindo realizar a socialização comportamental, cria situações de indisciplina nos seus alunos.

IV Certas manifestações de indisciplina não passam, muitas vezes, de meras manifestações públicas de identificação com modelos de comportamento característicos de certos grupos.

V A indisciplina escolar não é um fenômeno estático que tem mantido as mesmas características ao longo das últimas décadas.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q324291 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A distrofia muscular é uma doença de origem genética ou hereditária e natureza geralmente progressiva. Segundo Cardona Martín et al., está correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q326356 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O diagnóstico de deficiência mental por si só não permite prever as necessidades e a planificação de serviços de apoio que a pessoa irá utilizar nos diferentes estágios de sua vida. Neste sentido, a CIF (2004), em seu conjunto, ressalta a importância dos profissionais de diferentes áreas atentarem para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q326375 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

É comum ouvir-se, hoje, a afirmação de que "para que haja aprendizagem não basta que haja ensino". Isto significa que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q329135 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A Comunicação Pedagógica pode ser entendida com um tipo particular de comunicação profissional (a do professor com os estudantes, na sala de aula e fora dela) que tem lugar no processo de ensino e desempenha determinadas funções pedagógicas. A Comunicação Pedagógica objetiva a criação de um clima psicológico favorável para a otimização da atividade de estudo e das relações entre o professor e os estudantes. Dessa forma, a Comunicação Pedagógica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q327375 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

No processo de ensino e aprendizagem o erro possui um papel fundamental, visto que pode ser encarado como uma ferramenta de aprendizado para o aluno, que identifica onde e porque errou, e para o professor, que pode identificar eventuais lacunas e oferecer ao aluno instrumentos para superá-las.

Relacione os tipos de erro listados a seguir aos seus respectivos conceitos.

1. Erro conceitual

2. Erro construtivo

3. Erro de Distração

( ) demonstra as hipóteses do aluno acerca de qualquer conhecimento, naquele momento.

( ) reflete a não compreensão de determinado conceito ensinado.

( ) ocorre quando o aluno possui a estrutura cognitiva necessária mas deixa de dar a resposta correta.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.