Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

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161Q323675 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Quando uma criança nasce sem um dos membros superiores devido a uma malformação congênita, ou se ela perde um membro por acidente, coloca-se em movimento a discussão sobre uso de uma prótese estética ou funcional. Como integrante da equipe de profissionais que trabalham com a criança que rejeita a prótese, cabe ao professor

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162Q321163 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Numa sala de crianças entre 2 e 3 anos, uma das brincadeiras mais freqüentes é a de mamãe e filhinhos. Uma das crianças assume o papel da mãe e "cuida" dos demais, dando ordens, fazendo comidinhas imaginárias. Para Oliveira (2002), esta brincadeira revela uma característica muito significativa dessa faixa etária, que é o aumento da capacidade simbólica. Essa capacidade favorece:

I – a compreensão de regras;

 II – o desenvolvimento da capacidade de perceber o outro;

 III – a imitação como forma de compreender o mundo;

IV – a autonomia a partir da vivência das fantasias.

Está(ão) correto(s), apenas, o(s) item(ns):

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164Q324673 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos. A partir dessa informação, assinale a opção correta.

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165Q329035 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

“Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.”

Nesse sentido, analise as características que fundamentam essa proposição:

I. despertar, no adulto, a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.

II. partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.

III. impor o método ao educando de acordo com a realidade da maioria e sua condição cognitiva.

IV. propor conteúdos de conhecimento, que devem ser justificados como uma contribuição para melhoria das condições de vida do cidadão.

V. realizar atividades problematizadoras, considerando a realidade e os conhecimentos prévios dos educandos.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

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166Q324077 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

O potencial de mudança da escola em um tipo de educação que favoreça a inter-relação dos diferentes grupos sociais e culturais, na perspectiva da construção da igualdade, pode ser promovido através de:
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167Q326698 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O objetivo do atendimento educacional especializado do aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2007), é

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168Q322264 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Há diversos recursos de tecnologia assistiva desenhados para que alunos com distúrbio neuromotor, que afeta os membros superiores, tenham maior autonomia nas atividades pedagógicas em sala de aula. No caso de Gustavo, 9 anos, que tem paralisia cerebral e apresenta movimentação involuntária, a solução que promoverá a leitura de O menino maluquinho, de Ziraldo é:

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169Q325630 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Góes (2004), o conceito "educandos com necessidades educacionais especiais" abarca os alunos que durante o processo educacional apresentarem:

I. dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares;

II. dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de diferentes formas de linguagens;

III. altas habilidades/superdotação e grande facilidade de aprendizagem.

A opção CORRETA é:

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170Q324427 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

O pensamento filosófico referente à relação educação e sociedade expressa três tendências básicas. Uma dessas tendências possui uma visão crítica da educação e a entende como elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. Entretanto, não traça um modo de agir para a educação intervir na sociedade. Essa referida tendência filosófico-política compreende a educação como:
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171Q321178 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A incorporação da função educacional da creche faz surgir a necessidade de oferecer para as crianças atividades mais diferenciadas, com intencionalidade pedagógica e objetivos claros. Uma das conseqüências dessa mudança de modelo, já que o educador interage com um grupo mais restrito, e que se tornou uma importante variável para a qualidade da experiência educacional, foi o(a):

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172Q329086 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Os limites das especificidades de atuação dos profissionais da classe comum, do atendimento clínico e do atendimento educacional especializados devem ser mantidos, conforme o documento MEC/SEESP (2006). Entretanto, as ações desses profissionais junto ao aluno com deficiência mental devem convergir para objetivos

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173Q325322 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Dos fatores que podem provocar a paralisia cerebral, são riscos pós-natais a

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174Q320804 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A abordagem sobre o desenvolvimento da competência dos estudantes, pelo docente, pode levar o professor a refletir sobre cada situação de aprendizagem e, assim, tornar
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175Q327702 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A disciplina escolar não consiste em um receituário de propostas para enfrentar os problemas de comportamentos dos alunos, mas em um enfoque global da organização e da dinâmica da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

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176Q320588 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia pode adotar uma estratégia, vinculada à gestão, que vise à formação contextualizada de educadores. Ela pode se valer de ambientes virtuais de aprendizagem, que são:

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177Q324238 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Considerando a realidade da escola pública no Brasil, a cadeira adaptada mais adequada para um aluno em ‘estudo do meio’ de dia inteiro em um museu de história é

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178Q323049 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O jogo assume várias formas ao longo do desenvolvimento da criança, a partir da relação dela com o adulto. Segundo Piaget, citado por Bondioli e Mantovani (1998), podem ser observados os jogos de exercício, no estágio sensório-motor; os jogos simbólicos, no pré-operatório e os jogos de regras, no estágio das operações concretas. Porém, algumas características do jogo são essenciais e aparecem em todas as suas formas, mas, fundamentalmente, o jogo é uma atividade:

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179Q323077 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Acerca do espaço destinado para a educação infantil, assinale a opção correta.

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180Q320050 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

O processo didático de assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento dos alunos. Acerca desse tema, assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de didática.

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