Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q328270 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões - aprendizagem e desenvolvimento - apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q323199 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Luana, 6 anos, apresenta malformação congênita do tubo neural, hidrocefalia associada, com desvio de líquido cefalorraquiano por válvula. Apresenta falta de controle de esfíncteres (usa fraldas) e se locomove com cadeira de rodas. É compatível com essa descrição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q321635 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Psicologia do Desenvolvimento tem-se consagrado como o campo de saber de maior destaque no que concerne aos aspectos evolutivos, sociais, cognitivos, psicomotores e afetivos da infância, por reunir em seu arcabouço teórico conhecimentos e metodologias com status científico, gerando um estatuto de verdade sobre o que é produzido por essa área de conhecimento. Diante disso, uma crítica comumente feita à Psicologia do Desenvolvimento é que ela entende a criança como um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q323737 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo Terezinha Azerêdo Rios, o trabalho docente competente é “aquele em que o docente mobiliza todas as dimensões de sua ação com o objetivo de proporcionar algo bom para si mesmo, para os alunos e para a sociedade.”. Com relação a esse pensamento, analise as informações a seguir.

• Diz respeito à capacidade de lidar com os conteúdos – conceitos, comportamentos e atitudes – e à habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos.

• Diz respeito à presença da sensibilidade e sua orientação numa perspectiva criadora.

• Diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres.

• Diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.

De acordo com Rios, essas informações referem-se, correta e respectivamente, às dimensões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q325023 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental deve privilegiar o desenvolvimento e a superação daquilo que lhe é limitado, conforme MEC/SEESP (2006). Tal orientação implica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q318990 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Para Vasconcelos, o grande desafio que se coloca em termos de projeto de ensino-aprendizagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q326221 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Estudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001, entre outros) entendem que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa maneira produzirá uma "educação científica". Tal pressuposto indica que o professor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q323338 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Na avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q321741 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

 O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q328881 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

...Tivemos a mesma idéia ao mesmo tempo (!) de fazer um céu na nossa sala! Com um sol! Madalena trouxe um pano bem fininho e nós começamos a combinar como ia ser o céu... Todo mundo trabalhou muito até acabarmos todo o céu, mas valeu a pena, porque ele ficou bonito. Bonito não, ficou lindo, lindíssimo!!!...

O relato acima, feito por Marcelo, de 5 anos, à sua mãe, evidencia uma prática na organização do espaço que considera que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q321776 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia quer as inovações que as TIC proporcionam. Por isso, passou a estudar o assunto com profundidade, tomando contato com os enunciados abaixo.

I – Com as TIC, os gestores têm informações que permitem identificar dificuldades e superá-las pelo diálogo, sendo preciso selecionar as que subsidiam a tomada de decisões e acompanhar ações administrativas e pedagógicas, tendo uma visão global da escola.

II – Convênios com emissoras de TV, teleconferências, entrevistas on line e produções digitais dos alunos são exemplos que demandam uma reorientação à formação de professores e respaldo das instituições onde trabalham.

III – Inovações tecnológicas devem ser imediatamente incorporadas ao universo escolar, que precisa se tornar vanguarda no uso de instrumental de ponta, especialmente no que tange à velocidade.

IV – As novas tecnologias, ao facilitarem a conectividade, podem favorecer a integração entre a escola e a comunidade, abrindo espaços de democratização e de reequilíbrio social.

Cláudia deve considerar, por serem corretos, os enunciados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q328421 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Os professores estavam na dúvida sobre as semelhanças entre o IDEB e o IDESP. Uma das mais jovens informou seus colegas, corretamente, que os dois índices procuram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q326001 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q322691 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Alguns critérios devem orientar a disposição dos pictogramas na prancha. Sobre a composição da prancha de comunicação suplementar e alternativa, está correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q324781 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q318999 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Questões de 11 a 20 = Didática.

"A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. Às vezes são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral".

 De acordo com as Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática, de que tendência pedagógica é o conceito acima descrito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q321311 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Considerando os estudos realizados sobre Educação Inclusiva, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial) a partir de 3 anos.

( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente lingüístico comum a todos.

( ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.

( ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra, etc.).

( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q319783 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

No trabalho com a educação infantil que visa à estimulação de múltiplas linguagens, os educadores devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q326921 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:

I. Participem apenas das reuniões escolares.

II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.

III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.

IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.

V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q319644 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:

ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.

 Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.

Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.

O caso de Cláudia aponta para uma ação pedagógica diferenciada, que implica, segundo Perrenoud (2001):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.