Questões de Concurso Processo de ensino aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q327848 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino?aprendizagem, julgue os próximos itens. As estratégias didáticas da EJA devem considerar a andragogia, que prioriza o trabalho com os saberes massificados pelo currículo ideal.

22 Q326075 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Considerando que, para o movimento humano assumir o caráter de linguagem, ele não pode ser limitado a um fenômeno físico, devendo ser compreendido como um comportamento, uma postura, uma presença e uma intencionalidade, assinale a opção correta.

23 Q323775 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a

24 Q324408 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

Os principais tipos de segmentos de interatividade (SI), propostos por Coll e colaboradores, são:

25 Q322726 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Muitas são as concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil. Há desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para o pré%u2013escolar conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontram-se a concepção que percebe o pré-escolar como momento específico para estimulação do desenvolvimento cognitivo, o que leva a um conjunto de práticas que:

26 Q320397 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.

Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.

I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.

II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.

III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.

Estão corretas as afirmativas:

27 Q327684 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:

28 Q325451 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

                           Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).

Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:

29 Q321134 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:

30 Q321569 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Para que o espaço da sala de aula possa contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do diálogo com os alunos, e entre eles, ele deve ter as seguintes características:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.