Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q325416 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Segundo o documento do MEC/SEESP (2007), experiências socioculturais, familiares e escolares mostram-se importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita por alunos com Síndrome de Down ou com outros quadros etiológicos. Dentre as experiências escolares e familiares é possível considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q324223 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma professora da creche recebeu a visita de uma mãe que estava muito perturbada, pois ficara sabendo que um menino da turma de sua filha usava variados objetos da sala de aula para brincar de dar tiros. Achava esse comportamento muito estranho, indicativo de uma tendência para a violência.

Que resposta deve ser dada a essa mãe pela educadora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q323615 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução CEB/CNE nº 2, de 7/4/98) indicam que, na definição de suas propostas pedagógicas, as escolas devem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q324181 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O documento Atendimento Educacional Especializado ? Deficiência Mental (MEC/SEESP, 2007), ao tratar da terminalidade desse atendimento, orienta que ela deve ocorrer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q324481 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q320445 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, TJ PE, SUSTENTE

Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos apresentados, assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q321223 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta em relação aos princípios básicos que nortearam a construção do projeto experimental de Emília Ferreiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q327484 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), estudos epidemiológicos sobre as causas da deficiência mental revelam que ela decorre da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q325183 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Para qual quadro de deficiência física seria necessário garantir mobiliário com tampo de mesa inclinado com bordas, apoio para pés, cinturões pélvicos, assento em cunha pendente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q322118 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as. A linguagem oral precisa ser reconhecida em sua dimensão textual, através da definição clara das características do oral a ser ensinado e da sua promoção como objeto de ensino, tal como a produção escrita, a gramática ou a literatura. PORQUE  Uma educação da oralidade se faz necessária, uma vez que as falas espontâneas devem ser substituídas por aspectos de superfície da fala, que dão suporte às construções gramaticais complexas na transposição à linguagem escrita. Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q322855 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

O que nós, professores, devemos fazer para que os alunos surdos dominem bem a escrita e a leitura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q327642 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à psicologia da aprendizagem, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q321852 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Alunos com distúrbios neuromotores como a paralisia cerebral muitas vezes apresentam problemas de visão, como desequilíbrio muscular ocular ou estrabismo; erros de refração (miopia ou hipermetropia); ambliopia; nistagmo, entre outros. Do ponto de vista pedagógico, que medida o professor pode tomar para contemplar as necessidades especiais do aluno com problemas visuais associados ao quadro neuromotor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q322501 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Uma proposta de tecnologia na educação que crie impacto na aprendizagem e no ensino, no sentido de tornar-se libertadora e não opressora, tem que ser fundamentada em uma compreensão da aprendizagem humana e em uma concepção de educação também libertadora.

Dessa forma, não se trata de uma educação contra a tecnologia, mas uma educação em que os alunos possam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q322619 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q324705 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Segundo o documento MEC/SEESP (2007), a pura repetição de uma ação coloca o aluno com deficiência mental em uma posição inferior diante do conhecimento. Para romper com práticas estéreis e alienantes, o atendimento educacional especializado deve contemplar atividades como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q327192 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A declaração abaixo foi ouvida na rua.

"Esse rapaz parou de estudar quando tinha 9 anos. Agora, que está com 16, perdeu a oportunidade de continuar os estudos."

De acordo com a Constituição Federal de 1988, esta declaração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q321753 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção correta a respeito dos aspectos pedagógicos da educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q323534 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Quando o aluno com deficiência física não consegue realizar a seleção direta do item pretendido na sua prancha eletrônica, há abordagens de seleção indireta por processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q324309 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Na retomada do percurso de aprendizagem pretendido com as classes de aceleração, deve ser assegurado(a) o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.