Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q323846 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

As crianças são aceitas na educação infantil, a partir do momento em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q319601 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q322171 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

A profissão de tradutor e intérprete de Libras e de Língua Portuguesa é fundamental na inserção escolar de pessoas usuárias de Língua de Sinais. O papel desse profissional é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q327181 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Sobre os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil, é possível afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q321958 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

Após o primeiro ano do ensino fundamental a leitura e a escrita devem ser prontamente dominadas pelos educandos.

PORQUE

A incapacidade de dominar o código alfabético impede de ler, dificultando a compreensão da mensagem e a identificação de seus termos.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q329018 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Em uma escola estadual da periferia da cidade de Goiânia, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram um projeto para a nova cantina. Em seguida, escolheram a comissão de educadores, pais e alunos que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço da comissão, conseguiram uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma do espaço físico. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa dos participantes do projeto. O grupo descobriu que havia um fundo destinado a construção ou reforma de cantinas e a outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q323034 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Analise a seguinte situação:

A professora Maria está sentada no chão com várias crianças abraçadas à ela. Aproxima-se desse grupo um garoto segurando uma garrafa de refrigerante vazia. A professora diz “olha o microfone do Thiago! Vai começar o Karaokê!” Imediatamente ele começa a cantar uma música conhecida no grupo e as demais crianças começam a dizer: “Minha vez de cantar no Karaokê”.

A partir da situação descrita acima, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q323601 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Na hora do parquinho, Henrique, de 1 ano e 6 meses, passa grande parte do tempo embrulhando um ursinho de brinquedo com um pano. Anda pelo pátio com ele no colo, mostrando para as outras crianças dizendo: "ó nenen!". Quando mostra para a educadora, levanta a camiseta e aproxima a boca do ursinho de seu mamilo, num gesto claro de amamentação.

Nesse momento, o educador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q327470 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Estudos sobre os processos de construção de conhecimento, realizados desde meados do século XX e intensificados dos anos 80 para cá, testemunham as relações de interdependência entre o ensinar e o aprender. Nessa perspectiva, o docente precisa mobilizar os conhecimentos do aluno para fazê-lo avançar e, para isso, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q322378 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Cabe ao professor do AEE
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q319159 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

As instituições de Educação Infantil devem se caracterizar como ambientes que possibilitem à criança ampliar suas experiências e a se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística. Isto pressupõe uma escola voltada para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q328285 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O recurso utilizado na informática para impedir que o usuário aperte várias teclas ao mesmo tempo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q325518 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência no educando é algo inerente à função social atribuída à escola. No entanto, este educando vive imerso em relações com um universo objetivo e subjetivo...

Dessa maneira, é importante compreender que o aspecto intelectual é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q323909 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Define-se aula como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q322047 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Marque a opção que define Educação Inclusiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q322517 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Recusar a identificação da figura do professor com a da tia não significa, de modo algum, diminuir ou menosprezar a figura da tia, da mesma forma como aceitar a identificação não traduz nenhuma valoração à lei. Significa, pelo contrário, retirar algo fundamental, o professor: sua responsabilidade profissional de que faz parte a exigência política por sua formação permanente. A recusa, a meu ver, se deve sobretudo a duas razões principais. De um lado, evitar uma compreensão distorcida da tarefa profissional da professora, de outro, desocultar a sombra ideológica repousando manhosamente na intimidade da falsa identificação. Identificar professora com tia, o que foi e vem sendo ainda enfatizado, sobretudo na rede privada em todo o país, quase como proclamar que professoras, como boas tias:”

I- não devem brigar, não devem rebelar-se, não devem fazer greve;

II- devem cuidar, dar carinho, substituir famílias desestruturadas;

III- não devem ensinar e sim cuidar e dar mais carinho;

IV- devem brigar, devem rebelar-se, devem fazer greve.

Assinale a alternativa correta:

(FREIRE, P – PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q323805 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Os bebês e crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem durante muitas horas na instituição de Educação Infantil podem precisar de um banho, tanto para maior conforto como para prevenção de assaduras e brotoejas.

RCN, vol.II, 1998.

A hora do banho é um momento da rotina da creche que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q320510 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Leia a citação a seguir. Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente de suas necessidades (CRAIDY; KAERCHER, 2001).

A partir da citação acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O educador deve observar as brincadeiras escolhidas pelas crianças e a forma como se desenvolvem, identificando as preferências para que as intervenções sejam produtivas.

( ) A rotina na educação infantil torna as aulas mais monótonas, considerando que o encanto da novidade perde-se, virando apenas repetição cansativa.

( ) As atividades que serão realizadas não devem ser apresentadas às crianças, cabendo aos educadores realizarem o planejamento sem interferências.

( ) A rotina promove aprendizagens significativas, propicia o movimento corporal, a estimulação dos sentidos e a sensação de segurança e confiança.

( ) A rotina pode ser apresentada às crianças, mas não deve ser modificada, considerando que o planejamento é inflexível.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q328125 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q322365 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

O debate sobre o modelo de atuação polivalente do pedagogo revela benefícios e limites. Constituem, respectivamente, um problema e uma vantagem da chamada polivalência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.