Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q329040 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

As formas de intervenção didática de um professor que assume o compromisso com o sucesso da aprendizagem do aluno e de seu desenvolvimento integral visam:

1. ajudar os alunos a se envolverem ativamente na sua educação, descobrindo e utilizando seus estilos de aprendizagem e múltiplas inteligências no processo de construção e reconstrução do conhecimento.

2. garantir uma relação pedagógica unilateral em que o professor exerce a sua condição de sujeito ativo do processo educativo, pela capacidade que ele tem de mobilizar os alunos na construção de seus conhecimentos.

3. estabelecer a mediação entre a aprendizagem e o ensino, mediante ações que permitam fazer ajustes na prática pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma.

4. promover uma investigação contínua sobre os percursos e os processos vividos durante a aprendizagem, por intermédio da elaboração de registros significativos,capazes de apontar todas as possibilidade de provocação e de desafio intelectual necessários ao avanço e à construção do conhecimento.

5. oferecer condições para que o professor avalie a sua prática tendo em vista o cumprimento do programa préestabelecido pela escola, garantindo a eficiência e a eficácia do seu ensino.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q326757 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Quando se faz referência ao fracasso escolar, além de se tentar analisar os fatores que contribuem para seu surgimento, é necessário conceituar aquilo que viria a ser seu oposto: a aprendizagem. Acerca dessas informações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q327427 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Ensinar é uma atividade interativa mediada pelo entendimento discursivo entre o professor, os alunos e o conhecimento. Em relação à ética do professor em sala de aula, pode-se inferir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q325914 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q322561 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLAN

São temas fundamentais da Didática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q328204 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. Além de infraestrutura tecnológica, as escolas necessitam repensar seus espaços, tempos e relações sociais, de forma que as informações sejam convertidas em conhecimento, por meio da mediação de professores que dominem tais recursos e linguagens.
  1. ✂️
  2. ✂️

267Q323486 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

No processo ensino-aprendizagem, são freqüentes as críticas feitas à memorização excessiva de dados que os professores cobram de seus alunos, o que revela uma concepção bancária de educação. Para que a prática pedagógica objetive uma aprendizagem crítico-reflexiva, é fundamental que o educador leve em consideração a diferença entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q328093 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca das funções de educar e cuidar na educação infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q320975 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

A instituição de um canto de leitura em uma sala de educação infantil é interessante por propiciar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q326104 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A consciência ingênua é fértil em atitudes referentes ao analfabetismo. Algumas delas se referem às causas, outras ao significado do analfabetismo (...). No que diz respeito às causas, refere sempre o analfabetismo a um vício de formação individual, pelo qual é responsável o próprio analfabeto ou sua família, jamais a sociedade como um todo. E quando menciona a sociedade, a entende como um simples meio ambiente, como uma realidade puramente física, sem conseqüências existenciais.

Com isso, o adulto analfabeto ou com pouca escolarização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q322894 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

O espaço da sala de aula merece atenção na organização quanto à adequação para realização de diferentes atividades que proporcionem o desenvolvimento das potencialidades infantis. Esse espaço na Educação Infantil deverá contar com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q329015 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Clara tem uma turma de Educação Infantil e defende que suas crianças precisam estimular o trabalho de corpo e, neste momento, seus alunos estão aprendendo a pular corda. A professora conta alto até cinco antes de mover a corda. Essa atividade desenvolve nas crianças o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q324951 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

As dinâmicas de grupo têm-se mostrado instrumentos preciosos no trabalho com grupos, e a utilização desse instrumento tem aumentado consideravelmente no âmbito profissional e de desenvolvimento pessoal. Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q326263 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Ao identificar conflitos de geração entre adolescentes, jovens e adultos, uma liderança da comunidade solicita a ajuda de um educador social. Nesta situação, cabe ao educador social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q319276 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Berçarista, FUSAR RJ, FEC UFF

Na literatura contemporânea sobre a Educação Infantil, há uma crítica à dissociação do binômio cuidar / educar e a defesa de que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q320465 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Com relação a esse tema, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q320261 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Pode-se afirmar que as tendências pedagógicas progressistas compartilham o pressuposto de que os saberes e as práticas educativas devem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q324358 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue os itens a seguir. Estudos recentes indicam que as análises de necessidades de treinamento devem incorporar o diagnóstico de discrepâncias de desempenho atuais, uma vez que estabelecer prognóstico de necessidades futuras traz um risco desnecessário às organizações.
  1. ✂️
  2. ✂️

279Q324154 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais. A dialogicidade como princípio favorece o encontro entre culturas na medida em que rompe com a ideia de dissociação entre cultura popular e cultura erudita.
  1. ✂️
  2. ✂️

280Q323560 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.