Questões de Concurso Processo de ensino aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q321313 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.

1. Assimilação

2. Acomodação

3. Adaptação

( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.

( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.

( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

32 Q319718 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, no que se refere a EJA.

33 Q323026 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Dada a diversidade dos alunos, o ensino não pode se limitar a proporcionar sempre o mesmo tipo de ajuda e intervenção ? é preciso diversificar os tipos de ajuda: fazer perguntas ou apresentar tarefas que requeiram diferentes níveis de raciocínio e realização; possibilitar respostas positivas, melhorando-as quando são insatisfatórias; não tratar de forma diferente os alunos com rendimento abaixo do esperado; estimular constantemente o progresso pessoal etc. Para que tudo isso seja possível, é preciso

34 Q326708 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.

(PCN, 1998)

A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

35 Q319856 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A tolerância não é um favor que “gente superior” faz a “gente inferior” ou concessão que a gente bondosa e caridosa faz a “gente carente”.

Em uma prática educativa crítica, a tolerância é

36 Q324247 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Um poema, uma charge, um verbete colhido da web.com, artigos da legislação ambiental brasileira, versos avulsos de poemas e de canção – são os textos reunidos nas questões de números 21 a 27. Dos exercícios feitos a partir dessa reunião, destacam-se práticas pedagógicas que dizem respeito

37 Q328924 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à comunicação aumentativa e alternativa (CAA), assinale a opção correta.

38 Q325545 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.

Depoimentos como este confirmam

39 Q322512 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Araújo (1998) afirma: [...] a escola precisa abandonar um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes, e incorporar uma concepção que considere a diversidade tanto no âmbito do trabalho com os conteúdos escolares quanto no das relações interpessoais. Sobre a temática, analise as afirmativas correlatas.

I - Vivemos em um mundo de diversidades, onde a individualidade humana deve ser respeitada, reconhecida e aceita;

PORQUE

II - Somos diferentes uns dos outros, o que faz com que todos nós tenhamos capacidades e limitações para aprender.

Assinale a afirmativa correta.

40 Q327966 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

Numa sala de aula tradicional, lugar privilegiado da prática docente, desenvolve-se uma relação de natureza pedagógica que envolve fundamentalmente a transmissão de saberes, mediante interações de caráter intelectual e afetivo. No tocante à disciplina nessa sala de aula, pode-se dizer que o professor assume dois papéis básicos:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.