Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q325893 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PA, FADESP

Leia atentamente o texto abaixo:

"Nos dias de hoje o que se percebe é que, as crianças não brincam mais; primeiro, por falta de tempo e segundo, por falta de espaço. Muito cedo a criança vai à escola, à aula de computação, à aula de inglês, para não ficar fora do mercado. Quando há tempo para brincar, a brincadeira preferida é num computador, num videogame, isolado de pessoas, sem interação alguma, um com o outro. A participação dos pais nas brincadeiras, então, é quase inexistente. Não há tempo a perder, é preciso trabalhar, trabalhar muito, para poder dar tudo de bom para os filhos. E assim, desta forma, as crianças deixam de brincar, de interagir com outras crianças e, principalmente, de interagir com os pais."

PINTO, Anabela. O papel do lúdico para a aprendizagem de crianças com TDAH na Psicopedagogia Clínica. Monografia Especialização) – Universidade Estadual ale do Acaraju, Disponível em: .

Com base no texto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q323124 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal DF, FUNIVERSA

Um educador social que acompanha a execução de medidas sócio-educativa em meio aberto é orientado a acompanhar um adolescente que cumpre medida em sua rotina na escola, onde tem apresentado atitudes grosseiras com seus colegas de classe. Nesse contexto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q328058 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q322210 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q325653 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

São alguns conhecimentos que devem ser construídos pelos Professores durante o curso de formação para atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q323181 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

São práticas inclusivas na escola, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q319547 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

O pedagogo é um profissional de formação generalista com atuação polivalente. Esta afirmação corresponde ao seguinte entendimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q329079 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.

2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.

3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.

4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional

Está(ão) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q320941 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q326452 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com Hoffmann (1993), analise as afirmativas abaixo.

I. O corpo docente do ensino médio e o do ensino superior revelam um sério descrédito em relação à possibilidade de avaliar numa concepção mediadora como também na mudança da concepção tradicional de educação.

II. A concepção behaviorista de educação considera a existência de alguém que ensina e alguém que aprende. Assim, se o professor oferecer explicações claras, textos explicativos e organizar o ambiente pedagógico, terá as condições ideais para a aprendizagem. Neste caso, o estímulo é determinante no processo de aprendizagem.

III. Na avaliação mediadora, a produção do conhecimento de um aluno é realizada a partir de dados precisos e objetivos, através de instrumentos fidedignos, evitando-se a subjetividade no processo de avaliação.

Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q323773 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q321542 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Apresentar ao grupo a conta de dividir e registrá-la no quadro, aproveitando assim para mostrar a todos essa operação e seus procedimentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q327374 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Sobre o período de adaptação da criança na instituição de educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A adaptação é mais evidente na criança, mas a família e o educador também passam pelo mesmo processo, pois as reorganizações e transformações são para todos.

( ) A presença de familiares da criança torna mais difícil a conquista de sua confiança.

( ) A permanência de familiares na escola durante a primeira semana de adaptação pode trazer conforto para a criança e permite que o professor possa conhecê-la melhor.

( ) A rotina deve manter-se inalterada, mesmo na semana de adaptação sendo os horários inflexíveis.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q320031 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Numa gestão escolar, deve haver uma parceria entre escola e família. Para isso, o convívio social é importante. Qual a ação mais indicada para viabilizar esse convívio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q325143 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

Conforme mostram Coll e Solé, o que diferencia a educação escolar de outros contextos de educação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q322625 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

No contexto contemporâneo, no campo da política e da gestão da educação, há um confronto de forças entre vertentes analíticas e praxiológicas. Todas as opções abaixo apresentam afirmativas corretas sobre tais vertentes, EXCETO uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q328758 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da dimensão social do letramento, abordada por Magda Soares, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q326086 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

319Q318992 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.

Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.

Os resultados possibilitaram a formulação dos enunciados a seguir, sobre os alunos e sobre as escolas de Ensino Médio.

I – A urbanização acelerada, a revolução tecnológica e o processo de globalização desencadearam novas demandas ao jovem contemporâneo, tais como: maior escolaridade, formação para o trabalho, acesso ao ensino superior e busca de convívio sociocultural.

II – A diversidade implica a combinação entre as atividades escolares, as atividades complementares e o cumprimento de um currículo de cidadania.

III – As modificações no mundo do trabalho geraram o anseio coletivo por qualificação profissional, o que levou a LDB (Lei nº 9.394/96) a propor o ensino profissionalizante como finalidade do Ensino Médio.

IV – Os fluxos de saída do Ensino Médio e de entrada no Ensino Superior demonstram que os objetivos propedêuticos são o eixo determinante do nível de ensino final da Educação Básica.

São corretos, apenas, os enunciados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q325049 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.