Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q321566 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Os materiais, disponíveis para a brincadeira,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q325278 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de várias atividades. Não é uma delas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q327084 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

À inteligência ligada à maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas dá-se o nome de inteligência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q321578 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

[...] “À medida que se amplia o conceito de conteúdo escola, o papel do professor em sala de aula torna-se ainda mais fundamental. O professor é a figura-chave no desenvolvimento de nossas atividades e, por esse motivo, é importante discutir alguns pontos relacionados à sua atitude em sala de aula, bastante diferente da do professor que trabalha de forma tradicional: a autonomia do aluno; a cooperação entre os alunos; o papel do erro na construção do conhecimento; a avaliação; e, a interação professoraluno [...]”. Então, quando dizemos: “no ensino tradicional, as interações em sala de aula se dão quase exclusivamente entre professor e alunos e entre alunos e professor; a interação entre alunos tem uma influência secundária, quando não indesejável ou desagradável...”, estamos nos referindo a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q328063 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

“Conhecer os limites reais da educação formal na sociedade ajudou-me a direcionar meu trabalho. Sobre esses limites, poderia dizer concretamente que, quando estou com um grupo de vinte ou quarenta alunos, discutindo algum aspecto da realidade para tentar desvendá-lo, até mesmo quando estou discutindo o próprio processo de educação, não estou pensando, quando me despeço dos alunos, que terei vinte e cinco novos revolucionários...” (Paulo Freire)

Para o educador, o importante é aumentar a curiosidade dos alunos, estimulá-los a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q328098 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

Bogdan e Biklen (1994), ao teorizarem sobre a pesquisa em educação, sinalizam algumas características da pesquisa qualitativa na área. NÃO é característica desse tipo de pesquisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q328717 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q326835 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

O processo de ensino e aprendizagem requer tanto do professor quanto do aluno uma autorreflexão sobre as conquistas e os limites de cada sujeito envolvido. A respeito da relação entre os sujeitos na pesquisa educacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q326374 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue os itens que se seguem. A tipologia dos conteúdos defende que para que os conteúdos a serem ensinados em sala de aula se diferenciem da forma tradicional, é preciso pensar em um conjunto de aprendizagens que sejam designadas como factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos conceituais relacionam-se com conceitos propriamente ditos e referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns.
  1. ✂️
  2. ✂️

331Q321785 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Sobre funções do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, analise as afirmativas.

I - Estar atento ao bem-estar da criança quanto à necessidade de alimentar-se, brincar, interagir, descansar e dormir.

II - Estar sempre presente para garantir a segurança das crianças, desde o momento de entrada até o momento de entrega aos pais, inclusive nos momentos de sono.

III - Cuidar para que o ambiente esteja sempre seguro e agradável, observando-se medidas de prevenção de acidentes.

IV - Cuidar para que as crianças estejam confortavelmente trajadas para brincar, descansar, ir embora.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q323540 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao se referir à educação das pessoas com deficiência, Romeu Sassaki (1997) aponta quatro fases distintas. Assinale a alternativa em que as fases estão na seqüência evolutiva em que ocorrem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q325993 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na relação formador-formando, é preciso que haja espaço para que ambos se posicionem como pessoa. A partir do diálogo, as vivências são retomadas e ressignificadas. Nesse sentido, assinale a opção correta relativa à formação docente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q326292 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Para a pedagogia tradicional, a didática é uma disciplina normativa. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q326579 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Na cabeça de quase todo mundo a sala de aula admite espacialmente uma única oposição: a mesa do professor versus o lugar coletivo dos alunos.” (BRANDÃO, 1994, pág. 105)

A sala de aula a que se refere Brandão no trecho acima transcrito corresponde à organização espacial de uma escola tradicional na qual o professor é o sujeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q327100 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

A partir de discussões ocorridas em um curso de formação continuada, uma professora, coerente com suas novas concepções construídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho de equipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integrar aspectos afetivos e cognitivos na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem uma qualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiu cartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediu que os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupo e comentassem rapidamente por que se percebiam daquela maneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução de problemas, para que executassem usando aquelas qualidades que haviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em um grande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidades que haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve um debate com a turma, que procurou avaliar a atividade considerando as sensações, os sentimentos e as capacidades cognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas ao participar dessa tarefa.

Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, a professora não

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q319766 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Vigilância Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Considerando a prática educacional, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q326747 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Ao se entender a educação como práxis pedagógica, constata-se que é no contexto de relações sociais definidas que o educador e o educando relacionam-se, realizando o processo educativo. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q325367 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo se impõe como contribuição à revisão das práticas educativas, tendo em vista que podem repercutir não apenas na elaboração de novos materiais didáticos, mas em novas concepções de ensinoaprendizagem.

A respeito dessas novas tecnologias, considere as afirmações abaixo:

1. Os meios por si sós não são capazes de trazer contribuições se usados sem a reflexão humana, isto é, adequando-se às necessidades de um determinado projeto político-pedagógico.

2. A introdução de novas tecnologias não garante novas práticas pedagógicas, pois “podemos apenas vestir o velho com roupa nova”.

3. Os livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na internet podem ser exemplos de tecnologias usadas apenas como instrumento.

4. A utilização de novas tecnologias pode contribuir para novas práticas educativas se baseada em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, transformando uma série de elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.