Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

361Q320884 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Para alunos com deficiência auditiva as aulas devem privilegiar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q323679 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

De acordo com a classificação atual, as pessoas com perdas auditivas entre 66 e 95 db são consideradas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q325242 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PA, FADESP

Em um processo de ensino/aprendizagem baseado na perspectiva libertadora, o educador deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q325812 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

No que diz respeito à educação a distância, o tutor, diferentemente do professor, tem atribuições específicas, dentre as várias que realiza, destacando-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q323118 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Como instituição social, a escola está organizada em séries, por idade e por determinações de conteúdo, muito mais como forma de controle e de aumento de produtividade do que em razão dos fundamentos do processo de ensino-aprendizagem ou da construção de formas solidárias de viver a vida.

Uma teoria crítica,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q322957 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Nos Parâmetros Curriculares, a educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Assim, que situação representaria a ênfase na diversidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q327066 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, no uso de suas atribuições, instituiu, nesse estado, por meio da deliberação no 09/97, o regime de Progressão Continuada, entendido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q325312 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

O espaço das unidades educacionais não se resume apenas à sua metragem, insolação, topografia, mas precisa tornar-se um ambiente. É tarefa fundamental de todo educador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q324057 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar. Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q326118 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. As escolas de 3.º ciclo devem objetivar a criação de um habitus, o que requer da escola condições para que o aluno foque em conteúdos diferentes em momentos distintos, fragmentando-se o trabalho pedagógico em etapas sequenciais gerenciáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

371Q322798 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas. À luz dessa assertiva, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q325269 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q328123 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“A avaliação formativa está associada a formas de regulação e de autorregulação que influenciam de forma imediata os processos de ensino e aprendizagem, enquanto a avaliação somativa, em geral, proporciona informação sintetizada que se destina a registrar e a tornar público o que parece ter sido aprendido pelos alunos” (FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, v. 19, n. 41, set./dez. 2008, p. 347-372). A partir da distinção realizada por Fernandes, é correto afirmar que a avaliação formativa deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q327350 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação à escola como espaço de produção cultural infantil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

376Q325402 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. Na sociedade atual, em função dos novos recursos tecnológicos, acelerou-se o processo de transmissão do saber, mas não sofreram impactos significativos as regras de transmissão e as relações sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

377Q320623 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque

I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores.

II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento.

III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos.

VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q320574 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Dentre as diretrizes abaixo, assinale a que norteia a elaboração curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q320850 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

De acordo com MATTAR, uma das tentativas de ampliar o modelo conectivista para larga escala são os MOOCs – Massive Open Online Courses. Sobre os princípios de um MOOC descrito pelo autor, relacione a coluna 1 com a 2.

Coluna 1

( 1 ) Online.

( 2 ) Aberto.

( 3 ) Massivo.

Coluna 2

( ) Oferecido para um grande número de alunos.

( ) Que pode utilizar diferentes plataformas.

( ) Gratuito, sem pré-requisitos para participação e que utiliza recursos educacionais abertos.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q321654 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Masetto (2003) coloca que por diversas razões, na prática docente, a avaliação traz consigo a ideia de nota, de poder, de aprovação ou reprovação, de autoridade, de classificação dos estudantes para os mais diversos fins. No entanto, o autor insiste que o processo de avaliação está integrado ao processo de aprendizagem, que resulta da inter-relação de, pelo menos, três elementos. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.