Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q323774 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Os parâmetros da ação socioeducativa estão organizados por eixos estratégicos. Os objetivos do eixo segurança incluem

I estruturar e organizar as ações do cotidiano socioeducativo e investir nas medidas de prevenção das situações-limite (brigas, quebradeiras, motins, fugas, invasões, incêndios, agressões etc.).

II oferecer periodicamente, no máximo a cada três meses, treinamentos práticos de segurança, combate a incêndio e prestação de atendimento de primeiros socorros para todos os profissionais do atendimento socioeducativo.

III evitar a contenção do adolescente, que deve ser utilizada somente como recurso para situações extremas que envolvam risco à sua integridade e à de outrem.

IV garantir segurança externa para o programa, com a atuação de policiais militares fardados, armados e treinados para esse trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q321525 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A avaliação do desempenho educacional deve ser realizada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q326370 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Monitor, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

“Nossas crianças têm direito à brincadeira.” Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem.

( ) As crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos devem ficar isoladas.

( ) As rotinas das creches devem ser flexíveis e reservar períodos longos para as brincadeiras livres das crianças.

( ) As salas onde as crianças ficam devem ser arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas.

( ) As famílias não precisam receber orientação sobre o que as brincadeiras representam para o desenvolvimento infantil.

( ) Os brinquedos devem ser guardados com carinho, de forma organizada e em locais de livre acesso às crianças.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q328352 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Os itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente.

I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade.

II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.

III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades.

Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q319054 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O desenvolvimento cognitivo de uma criança com deficiência mental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q323549 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

Quando se fala em aprendizagem, estamos nos referindo ao fenômeno que ocorre no dia –a- dia desde o nascimento. Todo ato de aprendizagem depende de uma série de acontecimentos externos ao aprendiz, projetados para estimular os processos internos da aprendizagem. Sobre a aprendizagem avalie as afirmativas:

I- implica em um treinamento repetitivo e memorizante por parte do sujeito que aprende;
II- promove uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treinos, experiências e observações;
III - provoca alterações superficiais do comportamento, embora exija um excessivo treinamento de habilidades;
IV- implica num esforço reconstrutivo pessoal do educando, inserindo-se num processo tipicamente formativo.

Estão corretas somente as afirmativas;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q322312 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Até agora, a minha turma está caminhando muito bem. Está bem mesmo... E, entre os fatores que estão facilitando o aprendizado, eu vejo essa mudança de postura que eu tive na sala de aula. Esta mudança até mesmo de processo, da maneira de trabalhar com eles em sala de aula, a riqueza de materiais que eu busco para incentivar, para que estimule.

Em face da situação acima relatada, julgue o item abaixo.

A professora, nessa situação, assumiu a posição de protagonista da história, chamando para si as explicações para o sucesso da turma.
  1. ✂️
  2. ✂️

388Q325873 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Integração dos conteúdos.

II Passagem de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento.

III Superação da dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências.

IV Construção de um processo de ensino-aprendizagem centrado em uma visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.

V Busca do diálogo entre elementos comuns em um objeto (conteúdo) em estudo a partir dos modos como são analisados pelas várias áreas do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q326526 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à pedagogia da infância, julgue os itens seguintes.

Na educação infantil, a aprendizagem é realizada exclusivamente em sala de aula, em razão de este ser o espaço seguro onde o professor dedica-se de forma integral às crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

390Q323750 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O distúrbio de déficit de atenção afeta cerca de 10% da população infantil. Encontre a alternativa que revele uma característica básica desse déficit:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q320602 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

É condição imprescindível para o êxito de um projeto pedagógico em sala de aula

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q320679 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

É fundamental planejar e organizar o tempo de vivência pelas crianças na instituição de educação infantil. Neste planejamento, o educador deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q319496 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

Valores e ideais proclamados pela legislação educacional; conteúdos básicos das ciências produzidos pela humanidade no decurso de sua prática social; necessidades e expectativas da formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade são pressupostos ligados aos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q322100 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Camila recebeu uma avó que estava procurando vaga para seu neto, de 10 anos de idade, recém-chegado do norte, onde morava apenas com a mãe, que veio a falecer. A avó trazia consigo apenas a certidão de nascimento da criança e não sabia dar informações sobre a escolaridade anterior do garoto.

A auxiliar de educação, nesse caso, deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q328785 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

As práticas educativas voltadas ao adulto precisam levar em conta que o educando:

I. Está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente.

II. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.

III. Possui, notadamente, dificuldade de abstração na construção de conhecimentos novos.

IV. Apresenta maior capacidade de concentração na aprendizagem, pois valoriza os estudos em sua vida.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q327039 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCE

Camila estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental numa escola em Santarém, interior do Pará. Mudou-se para Santana e foi matricular-se numa escola particular. No ato da matrícula, seus pais não tinham como comprovar sua escolaridade, uma vez que a escola não era regularizada.

O procedimento da direção da escola, diante da situação de Camila, foi a de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q324501 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A respeito da EAD no Brasil, julgue os itens a seguir.

I Atualmente, encontram-se disponíveis várias plataformas virtuais de domínio público que podem ser utilizadas na EAD.

II A popularização do computador e da Internet tem contribuído bastante para a expansão de uma EAD de qualidade.

III Uma das maiores dificuldades para a expansão da EAD é a forma de avaliação, que deve ser, necessariamente, de forma presencial.

IV A EAD é um direito garantido na LDB e, por isso, só pode ser ministrada por instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q319668 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, IBGE, CESGRANRIO

A educação inclusiva vem sendo objeto dos esforços de muitos educadores brasileiros, que visam ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. Com base na legislação que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, é reconhecido que se deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q320503 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a

I contextualização.

II exploração exagerada da memorização.

III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno.

IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias.

V falta de parâmetros para a correção.

VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q322233 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEARH RN, IDECAN

Sobre as dimensões do educar e do cuidar, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.