Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q327966 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

Numa sala de aula tradicional, lugar privilegiado da prática docente, desenvolve-se uma relação de natureza pedagógica que envolve fundamentalmente a transmissão de saberes, mediante interações de caráter intelectual e afetivo. No tocante à disciplina nessa sala de aula, pode-se dizer que o professor assume dois papéis básicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q322094 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q321528 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O professor possui responsabilidades e deveres inerentes à sua função; ele possui, portanto, um papel no coletivo escolar que é definido por regulamentações nacionais.

As opções a seguir apresentam atribuições dos docentes, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q323222 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q320071 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Princípios instrucionistas ou conteudistas contribuem para as práticas de cidadania no cotidiano escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q327757 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

A Pedagogia da Virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que tem por objetivo o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos. No contexto da natureza política da educação aliada ao uso criativo da Internet, fica demonstrada a possibilidade de uma ação transformadora, por meio de um sistema que facilite o espaço de intervenção, a partir de uma ótica sócio-histórica com a qual sejam potencializados os recursos pedagógicos, sobretudo com um suporte em rede que esteja apoiado, na sua programação, em situações reais.

Um dos desafios da Pedagogia da Virtualidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q328926 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Os sujeitos em situação de vulnerabilidade são, geralmente, alvo de múltiplos vetores de exclusão. A perspectiva interseccional aponta para práticas educacionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q323001 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na construção e execução de uma proposta pedagógica, a “transposição didática’’ é considerada um instrumento através do qual o conhecimento científico pode ser transformado em conhecimento escolar. Segundo teóricos da Educação, significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos considerados mais importantes para instrumentalizar a transposição didática encontram-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q319730 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes.

Dessa maneira, as experiências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q323585 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue os itens a seguir. De acordo com a abordagem tradicional de avaliação de necessidades de treinamento, os programas de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados às estratégias organizacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q324822 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.

Esta representação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q326575 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Uma das capacidades que a educação escolar, em seus diferentes níveis, deve desenvolver nos estudantes é a de pensar de forma crítica. Um Pedagogo, em uma discussão com um grupo de professores de sua escola, identifica quatro crenças sobre o pensamento crítico e sua formação, explicitadas no quadro a seguir:

C1 Avaliar a credibilidade das fontes é uma das características do pensamento crítico.

C2 Flexibilidade para considerar alternativas e opiniões são características do pensamento crítico.

C3 O pensamento crítico se refere ao pensamento lógico, ou seja, ao bom pensamento.

C4 O pensamento crítico se expressa na atitude de se contestar tudo e todos a partir de um ponto de vista pessoal.

As crenças coerentes com os marcos teóricos sobre essa categoria do pensamento docente são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q322861 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra de que possam precisar para que se lhes assegure uma educação efetiva. O professor que trabalha com a cultura viva é conhecedor das diferenças sociais existentes nos diferentes sujeitos. Consciente dessas tensões vividas constantemente na escola e na sala de aula, cabe-lhe:

I. não camuflar as desigualdades, no trabalho escolar, atentando para a tomada de consciência necessária sobre o multiculturalismo e a pluralidade social;

II. oportunizar a preparação para o exercício profissional como forma de inserir os alunos numa sociedade exigente de qualificação acadêmica e profissional;

III. contribuir para um trabalho voltado para as desigualdades, através de intervenções nas condições de ensino-aprendizagem e no preparo para a cidadania consciente;

IV. ressaltar a participação dos alunos em atividades curriculares, estabelecendo contato com associação médico-educativa.

Estão CORRETOS os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q328759 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

O que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências, físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica- cultural-afetivas de que dispomos.

Diante disso, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q325341 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A respeito de bullying, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q323653 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Sociólogos, sociolinguistas e pedagogos diferenciam o conceito de alfabetização do de letramento no processo de aquisição da aprendizagem de uma língua. Transpondo-se esses conceitos para o uso das tecnologias na educação, é correto afirmar que letramento digital significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q324931 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Na ação docente, o processo de ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q321692 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Luciana é professora de uma turma de primeira série do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q322728 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considere o relato de atividades de aula abaixo.

A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual, sempre o mesmo, destituído de vida e de significado que a mortifica; obediente, mas descrente, coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, que aponta com maior ou menor irritação, para começar de novo no dia seguinte, no mês seguinte, no semestre seguinte.

Numa concepção crítica de educação, o crescente desinteresse da criança, afastando-a da escola, ou determinando o fracasso escolar traduzido pela reprovação e/ou evasão e sua gradativa exclusão, pode se dar quando o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q326591 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo - elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.