Questões de Concurso Processo de ensino aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q325029 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A diversidade existente na comunidade escolar contempla uma ampla dimensão de características. Necessidades educacionais podem ser identificadas em diversas situações representativas de dificuldades de aprendizagem, como decorrência de condições individuais, econômicas ou socioculturais dos alunos:

I- crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas;

II- crianças com deficiência e bem dotada;

III- crianças trabalhadoras ou que vivem nas ruas;

IV- crianças de populações distantes ou nômades;

V- crianças de minorias lingüísticas, étnicas ou culturais;

VI- crianças de grupos desfavorecidos ou marginalizados.

(Fonte: www. MEC.gov.br/PCN Ensino Fundamental – Geografia, pág. 23) Assinale a alternativa correta.

42 Q322094 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:

43 Q321528 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O professor possui responsabilidades e deveres inerentes à sua função; ele possui, portanto, um papel no coletivo escolar que é definido por regulamentações nacionais.

As opções a seguir apresentam atribuições dos docentes, à exceção de uma. Assinale-a.

44 Q323222 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:

45 Q327757 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

A Pedagogia da Virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que tem por objetivo o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos. No contexto da natureza política da educação aliada ao uso criativo da Internet, fica demonstrada a possibilidade de uma ação transformadora, por meio de um sistema que facilite o espaço de intervenção, a partir de uma ótica sócio-histórica com a qual sejam potencializados os recursos pedagógicos, sobretudo com um suporte em rede que esteja apoiado, na sua programação, em situações reais.

Um dos desafios da Pedagogia da Virtualidade é:

46 Q320071 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Princípios instrucionistas ou conteudistas contribuem para as práticas de cidadania no cotidiano escolar.

47 Q323001 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na construção e execução de uma proposta pedagógica, a “transposição didática’’ é considerada um instrumento através do qual o conhecimento científico pode ser transformado em conhecimento escolar. Segundo teóricos da Educação, significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos considerados mais importantes para instrumentalizar a transposição didática encontram-se

49 Q319730 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes.

Dessa maneira, as experiências

50 Q324822 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.

Esta representação

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.