Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

401Q327899 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Pensar que a família determina o problema de aprendizagem de um dos seus integrantes é pensar emtermos de causalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q328942 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A sociedade atual, fortemente marcada pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação, coloca para a escola a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q326711 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Nos projetos pode existir maior chance de os alunos receberem diferentes estímulos para desenvolverem suas múltiplas inteligências, pois colocam-nos diante de diversas situações, diferentes desafios e solicitam a resolução de dezenas de situaç es problema” (NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Editora Érica, 2014) A Pedagogia de Projetos propõe uma reorganização curricular e metodológica das escolas, na medida em que a interdisciplinaridade passa a ser o eixo condutor das ações pedagógicas.

É uma das vantagens da Pedagogia de Projetos frente ao ensino tradicional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q325985 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Os educadores, em seu fazer diário, preocupam-se em demasia com métodos e técnicas em um verdadeiro endeusamento dessas questões, como se a educação pudesse melhorar apenas a partir da metodologia de ensino.

 A afirmação acima nos chama atenção para a importância de se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q321198 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Um aluno da etapa final do Ensino Fundamental manifestou publicamente ser homossexual. Toda a equipe da escola preocupou- se em garantir o respeito à opção sexual do aluno, realizando atividades que buscassem a conscientização dos discentes. O procedimento dessa equipe coaduna-se com uma das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Parecer CNE nº 4/98), que é a de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q323772 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue os itens que se seguem. Uma política cultural relaciona-se com a educação à medida que os processos educativos contribuam para a promoção da indissociabilidade entre os bens culturais e a comunidade para a qual esses bens sejam referência.
  1. ✂️
  2. ✂️

407Q323786 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Libras e a ASL (American Sign Language) podem ser consideradas línguas irmãs porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q327665 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global.

II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores.

III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo.

IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q326188 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.

Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q326505 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo ensino-aprendizagem, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q319904 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Questões de 11 a 20 = Didática.

Sobre o conceito de Didática, pode-se dizer que sua finalidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q323504 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q321605 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

Puericultura está relacionada à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q326740 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Em relação à organização do espaço escolar para o desenvolvimento das atividades educativas com crianças pequenas, é correto afirmar que o arranjo espacial da sala de aula

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q321518 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue os itens que se seguem. As políticas públicas reconhecem que educação e cultura são dimensões que se articulam no processo de identificação comunitária, expressa pelos modos de viver e produzir a vida em comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

416Q321113 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Com base nos estudos de Cool (2004), sobre a concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino, analise as afirmativas abaixo.

I. Esta concepção oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que adota no planejamento e no decorrer do ensino como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos e para elaborar instrumentos de avaliação.

II. Aprendemos, quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

III. O construtivismo considera o ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, com a ajuda do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na utilização de conceitos, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q319653 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. O processo de ensino e aprendizagem independe da educação formal, pois, desde o nascimento, o ser humano está envolvido em alguma forma de aprendizagem, o que persiste por toda a vida do indivíduo.
  1. ✂️
  2. ✂️

418Q319417 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao uso da língua portuguesa nos processos interativos em sala de aula, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q319585 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Sabendo que durante as atividades de conhecimento físico os alunos passam pelas etapas de ação e reflexão, ainda que elas se superponham, é importante que o professor compreenda a função de cada uma. Sendo assim, quando nos referimos ao “agindo sobre os objetos para ver como eles reagem”, estamos tratando de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q322708 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Aavaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.