Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

421Q328899 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

No que se diz respeito ao ensino religioso nas escolas. Marque a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

422Q321514 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A idéia de que o conhecimento é construção social e que, em sala de aula, é construído entre os participantes desse contexto significa que um componente essencial nesse processo é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q323100 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q319077 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados – sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q325554 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Em uma classe de 5.º ano do Ensino Fundamental, a professora solicitou aos alunos que elaborassem um desenho colorido com formas que fizessem parte do dia na escola. Alguns alunos desenharam cadeiras, mesas, materiais escolares e formas congêneres. Um aluno desenhou o encontro entre um espermatozoide e um óvulo. Ao apresentar os trabalhos, a professora pediu que cada um dos alunos explicasse o desenho executado. O aluno-autor do desenho, então com 11 anos de idade, disse que aquilo era o encontro entre um espermatozoide e um ovário. Ruborizada, a professora começou a explicar que o desenho deveria trazer formas pertencentes ao ambiente escolar. Outra aluna, então, com 10 anos, interrompeu a fala da professora e disse que aquilo era, na verdade, o encontro entre um espermatozoide e um óvulo.

Dada tal situação, assinale a alternativa que contempla os desdobramentos do ocorrido, de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q321470 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O professor deve acompanhar o quadro de saúde de seu aluno e precisa saber se a situação corporal e o desempenho das funções motoras são estáveis ou se há um quadro degenerativo com perspectiva de perda de potencialidades. Isso tem por objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q328174 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

“No cenário mundial de mudanças, a informação é vital, porém o mais importante é a _______________ da informação.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q327173 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando as contribuições de alguns educadores sobre escrita, alfabetização e letramento, entre eles Emília Ferreiro e Magda Soares, é correto afirmar que:

I- alfabetização e letramento são processos que se complementam por toda a vida.

II- o professor que valoriza o contexto sócio-cultural onde o aluno está inserido por ocasião de sua prática pedagógica, enriquece o nível de letramento de seus alunos.

III- alfabetização e letramento são processos independentes na vida escolar do aluno.

IV- na hipótese alfabética, a criança já compreende o mecanismo da escrita e expressa, graficamente, o que pensa e fala.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

429Q321675 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Segundo Alicia Fernandes, a origem do problema de aprendizagem se encontra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q321207 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

No âmbito da falta de oralidade em alunos com distúrbios neuromotores, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q326684 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, Chrispino afirma que o conflito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q324459 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre atitudes pedagógicas na perspectiva de garantir a inclusão, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

433Q319092 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Para Gadotti (1998), “A educação que copia modelos, que deseja reproduzir modelos, não deixa de ser uma práxis, só que se limita a uma práxis reiterativa, imitativa, burocratizada.” Compreendendo práxis enquanto ação transformadora, o autor propõe uma pedagogia da práxis que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q326266 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando que o período pré-natal é de suma importância para a formação da criança, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

435Q320427 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

O "ouvintismo" para Skliar são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

436Q326025 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Monitor, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

A concepção de cuidado/educação adotada na educação infantil, se apoia no reconhecimento de que para a criança se desenvolver e aprender, é necessário que a pessoa que trabalha no seu processo de formação atue, atendendo às suas necessidades básicas e ao mesmo tempo inserindo-a na cultura. É INCORRETO afirmar que é compromisso da Instituição de Educação Infantil com as famílias e seu papel em relação às crianças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q326436 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

"Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino" é uma competência mais específica presente em uma competência de referência, chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q324986 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

As escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam

I respeitar os vários tipos de estrutura familiar.

II possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura.

III demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas.

IV compreender as tradições familiares, por meio do apoio às demandas e necessidades das crianças.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

439Q319686 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

“É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser” Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), “os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q324056 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Marlene Guirado, apoiando-se em Foucault, a autoria dos embates no ensino é atribuída

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.