Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q320874 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A proposta de Ana Maria Salomon quanto ao atendimento do portador de visão subnormal compromete-se mais com uma concepção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q319614 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Conforme o documento MEC/SEESP (2006), o atendimento educacional especializado pode ser realizado em grupos, que devem ser, obrigatoriamente, formados por alunos com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q320425 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Numa escola, os professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental observaram a curiosidade dos alunos pelo tema "aquecimento global". Nas reuniões de planejamento, a Diretora incentivou os professores a fazer do tema um projeto. Em seguida, ela promoveu reuniões para que pudessem organizar o projeto e esteve presente, colaborando nas discussões. Na concepção de Imbernón (2000), essa Diretora promove a formação permanente dos professores na instituição. A justificativa correta para essa afirmação é que a Diretora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q320702 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Ao planejar a organização da sala de aula para o aluno com deficiência física usuário de andador, muletas, bengala ou cadeira de rodas, deve-se levar em consideração que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q321834 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q326191 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de prática educativa e de sua relação com o desenvolvimento dos indivíduos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q328718 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. Os eixos transversais no currículo possibilitam o acesso do estudante aos diferentes referenciais de leitura do mundo, com vivências diversificadas e construção/reconstrução de saberes específicos de cada ciclo/etapa/modalidade da Educação Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️

448Q320827 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Monitor, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

“Crianças até seis anos de idade, encontram-se em uma fase de vida que dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência.” (Machado, 2001)

Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas. É necessário que sejam oferecidas às crianças dessa faixa etária, condições de usufruírem plenamente suas possibilidades de apropriação e de produção de significados no mundo da natureza e da cultura. As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q324445 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

450Q323770 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Libâneo define três tipos de atividades profissionais, que podem ser desenvolvidas pelo pedagogo escolar. Analise as opções a seguir.

I) Professor do ensino público e privado.

II) Especialista da ação educativa escolar.

III) Especialista em atividades pedagógicas para escolares.

IV) Instrutor de recreação.

V) Desenvolvedor de atividades e brincadeiras.

Assinale a alternativa que contém as opções corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q320577 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

Nem sempre os alunos estão em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo apenas uma associação entre estímulo e resposta. Não percebendo significado algum no que está sendo passado, o aluno normalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q322287 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Monitor de Atividades Lúdicas, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Para desenvolver o interesse e o aprendizado real, as crianças necessitam de atividades que passem por simples brincadeiras, nas quais o aprendizado seja associado a atividades prazerosas e saudáveis ao mesmo tempo. Considerando o exposto, todas afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q324344 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q321310 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Para que o aprendizado ocorra devido ao fato de o aluno estar executando uma tarefa por intermédio do computador, este não pode ser utilizado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

457Q327745 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Com essa avaliação, a pedagoga tinha a intenção de conhecer as características pessoais dos adolescentes, para facilitar o trabalho de reforço escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

458Q329053 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Questões de 11 a 20 = Didática.

Dentre as alternativas apresentadas, qual delas NÃO é característica da avaliação escolar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q322701 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

Dos perfis para o baixo rendimento escolar, o que mais influencia na aprendizagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q321169 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:

( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.