Início

Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q323770 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Libâneo define três tipos de atividades profissionais, que podem ser desenvolvidas pelo pedagogo escolar. Analise as opções a seguir.

I) Professor do ensino público e privado.

II) Especialista da ação educativa escolar.

III) Especialista em atividades pedagógicas para escolares.

IV) Instrutor de recreação.

V) Desenvolvedor de atividades e brincadeiras.

Assinale a alternativa que contém as opções corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q322287 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Monitor de Atividades Lúdicas, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Para desenvolver o interesse e o aprendizado real, as crianças necessitam de atividades que passem por simples brincadeiras, nas quais o aprendizado seja associado a atividades prazerosas e saudáveis ao mesmo tempo. Considerando o exposto, todas afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q323639 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São modelos de trabalhos desenvolvidos em uma educação museológica:

1. Maletas pedagógicas e monitoria.

2. Cursos e dramatizações.

3. Oficinas de criatividade e trabalhos escolares.

4. Provas escritas e visita guiada.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q320148 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

A rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de aprendizagem, que são estabelecidos tão somente por meio de atividades coletivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

446Q328913 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Existe muita polêmica dos educadores quanto ao ato de avaliar, sob uma ótica contemporânea, a avaliação deve considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

447Q325360 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Recentemente a mídia noticiou que uma professora, de uma escola pública de São Paulo, teria obrigado um aluno de 4 anos a lavar a boca com sabão por ter beijado um colega. Nos EUA, um aluno de 7 anos foi indiciado por assédio sexual por ter abraçado uma colega.

A sexualidade, ainda hoje, continua assunto quase inexistente nas propostas curriculares das escolas, apesar dos PCNs proporem o trabalho dessa temática. Trabalhar nesta perspectiva é reconhecer que as manifestações da sexualidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q319737 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

No que se diz respeito a história da Educação Inclusiva. Analise os itens a seguir.

I- Antigamente não se consideravam educáveis as crianças com necessidade especiais, e consequentemente, não se previam nenhum tipo de resposta educativa.

II- A rede regular de ensino, desde os primórdios, sempre teve em suas salas de aula crianças com necessidades especiais, assegurando todos os seus direitos.

III- Recentemente surgiu a necessidade de elaborar currículos abertos, no sentido de propiciar uma prática educativa congruente com o tratamento da diversidade aplicada ao conjunto de todos os alunos.

 Marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

449Q319238 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Na aula de Matemática, o professor explica o conteúdo e o aluno surdo não compreende. Então, o aluno surdo diz ao tradutor/intérprete que não entendeu e não sabe fazer o exercício. Qual o papel do tradutor/intérprete nessa situação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q324621 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

Para esses alunos, assim como para a maioria dos alunos pobres de nosso país, a escola é o único lugar em que se oferece acesso ao saber sistematizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

451Q325779 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

A ética na Educação Infantil deve ter por base o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q322711 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A formação de um professor de inglês atualmente prioriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q320738 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A Coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas forneceu, diante da Resolução SE no 93/2009, instruções relativas às competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. Estipula, assim, que o docente responsável pela recuperação paralela deve, rotineiramente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q319280 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino aprendizagem na educação infantil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q327745 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Com essa avaliação, a pedagoga tinha a intenção de conhecer as características pessoais dos adolescentes, para facilitar o trabalho de reforço escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

456Q325248 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

Avaliação pressupõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo atingidos. A avaliação do processo ensino-aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q322701 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

Dos perfis para o baixo rendimento escolar, o que mais influencia na aprendizagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q321969 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEARH RN, IDECAN

Analise as afirmativas a seguir acerca do brincar.

I. É importante favorecer a imersão da criança nas culturas infantis ancestrais e contemporâneas, nas culturas locais e universais, problematizando?as, ressignificando?as e, assim, favorecer que as crianças possam aprender brincando.

II. O jogo é propriedade psicológica do adulto e não da criança que está, efetiva e integralmente em ação cognitiva e emocional.

III. O jogo é atividade sempre reelaborada e ressignificada pela criança no processo de experimentar a atividade lúdica proposta no contexto educativo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q324445 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

460Q323264 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.