Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q319262 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q319833 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

O posicionamento do aluno deficiente visual na sala de aula:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q324196 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue os itens a seguir. O emprego de diferentes mídias no ensino de sociologia no ensino médio deve provocar o estranhamento dessas mídias e levar os alunos a uma postura crítica em relação a elas, cumprindo as finalidades de formação para a autonomia e para o exercício da cidadania, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

484Q325248 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

Avaliação pressupõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo atingidos. A avaliação do processo ensino-aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q320385 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Desde a década de 1990, a questão da interdisciplinaridade tem estado presente nos debates educacionais. Na organização curricular e no planejamento pedagógico, tem se tentando buscar a intercomplementaridade dos conhecimentos, por meio do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q319372 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

Colocar os conhecimentos psicológicos a serviço da educação requer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q322194 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

As normativas que fundamentam a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente autor de ato infracional incluem

I a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

II as regras mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil.

III as regras mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade.

IV as regras mínimas da Tradição, Família e Propriedade (TFP).

A quantidade de itens de certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q322787 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A pedagogia da diversidade visa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q323639 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São modelos de trabalhos desenvolvidos em uma educação museológica:

1. Maletas pedagógicas e monitoria.

2. Cursos e dramatizações.

3. Oficinas de criatividade e trabalhos escolares.

4. Provas escritas e visita guiada.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

490Q324671 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

De um modo geral, nações como Singapura e Japão, apresentam desempenho escolar superior a muitos países com economias também muito desenvolvidas, como é o caso, por exemplo, dos EUA. Algumas variáveis ? maior tempo dedicado ao ensino, organização do espaço centralizada na aprendizagem de todos, lição de casa regularmente passada e corrigida, maior uso de material concreto e de laboratório ? foram identificadas, por alguns autores, como responsáveis pelo maior sucesso acadêmico de alunos. No entanto, como nenhum padrão foi encontrado, há aqueles que recomendam cautela na leitura desses dados, uma vez que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q321111 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram: (Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas):

( ) Dificuldades leves de aprendizagem.

( ) Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.

( ) Altas habilidades/superdotação.

( ) Limitações acentuadas no proceso de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.

( ) Adaptações de acesso ao currículo com utilização de linguagens e códigos aplicáveis.

A sequência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q321187 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O sistema de comunicação suplementar e alternativa conhecido como PEC é composto por pictogramas avulsos usados muitas vezes com crianças do espectro autista para ensiná-las a pedir de forma socialmente adequada os objetos ou atividades que elas desejam. O recurso de pictogramas avulsos geralmente é usado também com alunos não falantes com quadros como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q319737 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

No que se diz respeito a história da Educação Inclusiva. Analise os itens a seguir.

I- Antigamente não se consideravam educáveis as crianças com necessidade especiais, e consequentemente, não se previam nenhum tipo de resposta educativa.

II- A rede regular de ensino, desde os primórdios, sempre teve em suas salas de aula crianças com necessidades especiais, assegurando todos os seus direitos.

III- Recentemente surgiu a necessidade de elaborar currículos abertos, no sentido de propiciar uma prática educativa congruente com o tratamento da diversidade aplicada ao conjunto de todos os alunos.

 Marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q327722 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, SEE SP, VUNESP

Levando em consideração alguns estudos sobre a organização e gestão escolar e a observação de experiências levadas a efeito nos últimos anos, Libâneo et al apresentam quatro diferentes concepções de gestão.

•________ : considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas.

•________ : baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.

•________ : baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe.

•________ : baseia-se na hierarquia de cargos e de funções, nas regras e nos procedimentos administrativos, para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q319857 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Cabe à instituição de educação, no tocante ao desempenho da educação especial, organizar e oferecer aos alunos integrados em classes do ensino regular:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q328325 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 50 a 52

             Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.

Analisando a situação descrita e de acordo com os tipos de liderança, julgue os itens a seguir.

I Para melhor resolver o problema, o professor deve primeiramente identificar o tipo de liderança vigente no grupo resistente.

II A liderança gerencial ou burocrática é proativa, molda idéias, muda o que as pessoas pensam ser desejável, possível e necessário.

III A liderança visionária ou carismática envolve-se em situações e contextos característicos de atividades cotidianas.

IV A liderança estratégica enfatiza o comportamento ético e as decisões baseadas em valores.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q322711 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A formação de um professor de inglês atualmente prioriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q323264 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares.
  1. ✂️
  2. ✂️

500Q326895 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.