Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

501Q324142 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. As práticas educativas desenvolvidas pelo educador com adolescentes em privação de liberdade devem ser ancoradas em teorias da educação que confiram ao educador elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício.
  1. ✂️
  2. ✂️

502Q324115 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Bullying pode ser descrito como um tipo de intimidação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q323109 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para a fase de quatro a seis anos, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos, no que se refere à pergunta anterior (questão 32) deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

504Q319048 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança deve ser considerada de forma integrada nos seus aspectos cognitivos, afetivos, expressivos, motores e simbólicos. Para que isso de fato seja levado em consideração pelo educador de crianças pequenas, algumas condições devem ser estabelecidas. De acordo com essa premissa, julgue os itens a seguir. É plausível o educador ter como objetivo final de seu trabalho a homogeneidade do nível de aprendizado de seus alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

505Q328029 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. Quanto maior o conhecimento da escola pelos pais, maior o nível de ansiedade em relação a deixar a criança na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

506Q323678 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PA, FADESP

Largamente utilizadas como alternativas interessantes para o ensino, as atividades lúdicas ainda despertam a curiosidade de pesquisadores da infância. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

507Q326314 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

A psicologia do desenvolvimento não se reduz aos estudos da criança e do adolescente, mas se dedica também ao desenvolvimento da inteligência na idade adulta. Estudos longitudinais sobre o desenvolvimento de adultos constataram que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q322993 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em relação à adolescência, suas características e contextos culturais, julgue os itens seguintes. Na sociedade brasileira, há diversas formas de se caracterizar a adolescência. A visão predominante é de uma etapa de transição: da infância à vida adulta, ou seja, o indivíduo está em processo de formação. Mesmo que trabalhe, consuma e participe, não terminou os estudos, não é um profissional e ainda está construindo hábitos e valores sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

509Q319938 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

É crescente, nas escolas brasileiras e nas instituições de atendimento, o número de adolescentes que necessita de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem. 98 O professor e o orientador devem auxiliar o adolescente a dar o primeiro e mais decisivo passo para vencer as dificuldades pessoais, a reconciliação consigo mesmo e com os outros, condição necessária de mudança de sua forma de inserção na sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

510Q325831 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

Na articulação permanente entre teoria e prática descartam-se saberes adquiridos de forma assistemática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q319689 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Das alternativas abaixo, qual não é uma das dez novas competências para ensinar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

512Q325614 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na educação infantil, aprender matemática por meio de brincadeiras é uma ação que se fundamenta no reconhecimento de que as atividades corporais podem contribuir para aquisição dos conceitos matemáticos. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.

I Piaget realça a importância dos aspectos corporais na formação da imagem mental.

II Freinet incluía os aspectos corporais, no processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio das aulas-passeios.

III Para Wallon, antes do aparecimento da fala, a criança se comunica com a linguagem corporal.

IV Brincar é uma oportunidade para perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, tempo, força e altura, entre outras grandezas.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q328443 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

No processo de alfabetização, é fundamental proporcionar o contato dos alunos com os diversos tipos de textos que circulam na sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

515Q319291 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considerando as tecnologias do conhecimento, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

516Q324178 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Masetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá acontecer seguindo a marcação de provas estabelecidas pelo professor ou instituição; não é apenas um cronograma sem nenhuma relação com o processo de aprendizagem. Não se admitem os dois processos seguindo paralelamente independente, um de aprendizagem e outro de avaliação.

A clareza quanto aos objetivos a serem alcançados e como serão avaliados é de fundamental importância para aluno e professor, para lhes oferecer segurança quanto ao comportamento de ambos. A respeito dos objetivos acima mencionados, e de acordo com o autor, marque a resposta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q326802 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

Esse professor, assim como a maioria dos professores que atuam em escola pública, apesar de não despertar o interesse dos alunos pelas aulas e pelos saberes de natureza científica, consegue estabelecer em sua prática pedagógica a relação entre conteúdos trabalhados na escola e a realidade vivida por esses adolescentes da periferia urbana.
  1. ✂️
  2. ✂️

518Q323484 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma escola crie um laboratório de informática, com uma única pessoa responsável pela chave do laboratório, horários estritos de uso e uma disciplina de informática como mais uma área de estudo, assinale a opção correta, a respeito dessa situação hipotética.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

519Q326348 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.

A abordagem de desenho instrucional denominada aprendizagem pela ação é desenhada para fomentar o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de informações factuais no contexto em que serão utilizadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

520Q322015 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.