Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

521Q322867 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A meta política é preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica. (Meta Política definida pela UNESCO, 2009, para o trabalho relacionado às Tecnologias da Informação e Comunicação/TICs junto aos alunos).

A gestão escolar contribui para que essa meta seja atingida quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q324420 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q328320 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Analisando historicamente a educação, houve um tempo em que se pensou que o desenvolvimento da criança e do adolescente apresentava formas padronizadas, com características bem marcadasem cada fase. Supunha-se que as possibilidades e incapacidades de cada um eram determinadas geneticamente. Atribuíam à criança e a sua família diferentes carências de forma a justificar o insucesso da aprendizagem. Muitas dessas ideias ainda coexistem no meio escolar e influenciam as práticas didáticas, porém anuncia-se um novo tempo. Que tempo será esse?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q323980 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q322771 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

O domínio da língua oficial do país tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, uma vez que garante aos alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.

  1. ✂️
  2. ✂️

526Q320547 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem

Segundo Santos, na área ?acesso à universidade?, a maior frustração na década de 2000 foi a de que o objetivo de democratização do acesso na maioria dos países não foi conseguido. Os fatores de discriminação, sejam eles a classe, a raça, o sexo ou a etnia, continuaram para fazer do acesso uma mistura de mérito e privilégio. Isto posto, em vez de democratização, houve massificação e uma forte segmentação do ensino superior com práticas de autêntico dumping social de diplomas e diplomados. Sendo assim, propõe ideias mestras para pautar a área de acesso. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q324144 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescentes com privação de liberdade, em uma reunião, discutiram a prática pedagógica desenvolvida nessa instituição. O professor de matemática começou a discussão, dizendo que não via crescimento dos alunos, uma vez que eles aparentavam uma certa apatia. O professor afirmou que “na hora da explicação, os alunos não fazem perguntas relacionadas ao conteúdo. Não lêem os comandos dos exercícios e fazem tudo errado, e, quando peço para refazê-los, dizem que não vão fazer e fica por isso mesmo. Dou as aulas, exponho todo o assunto no quadro de giz. Depois, distribuo uma lista de exercício para fixar a matéria. A maioria não faz a atividade, alegando que não entendeu a explicação”.

A professora de português teve a mesma visão do professor de matemática. Segundo ela, “os alunos não sabem nada. Não querem ler os textos solicitados. São agressivos e, quando peço para fazerem a dramatização de um texto, a fim de mudar a rotina da aula, tenho de ficar no pé deles. Se não, não sai nada”. A coordenadora pedagógica disse que as declarações dos professores indicavam diversos problemas na prática pedagógica, mas considerou a relação entre professor e aluno como um dos mais sérios. Os professores discordaram.

Diante da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para que o adolescente se interesse em adquirir novos conhecimentos, é preciso que perceba em seu interlocutor a disposição de descobrir o que ele tem a dizer, estabelecendose, assim, uma relação de troca entre ambos.
  1. ✂️
  2. ✂️

528Q320373 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

529Q324471 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q319887 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Sobre informática para alunos com deficiência física, está correto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q323037 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Na ação do dia a dia da educadora de creche, uma atitude importante a ser desenvolvida é aquela em que a profissional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q327157 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma das contribuições de uma língua estrangeira na composição do currículo do ensino fundamental pode ser entendida por uma visão sócio-interacional, ou seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q320868 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo o modelo cognitivo do conhecimento,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

534Q327104 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Cuidar das crianças na educação infantil implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q328427 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Você - e todos os professores do Ensino Básico - tem um objetivo prioritário: fazer com que os alunos aprendam a produzir bons textos. Como um professor que acompanha as pesquisas sobre didática, você abandonou de vez as redações sobre as férias, a primavera ou de tema livre. Agora, você trabalha com gêneros e sua aula vai ser sobre fábula. Então, você diz aos alunos que a fábula tem uma narrativa breve, na qual os personagens geralmente são animais tipificados como humanos que se envolvem em uma situação-problema. O enredo se resolve com a solução do problema e uma lição de moral. Depois dessa explicação, você pede para que os alunos produzam cartazes sobre as características da fábula. Sua concepção de ensino de produção de texto mudou mesmo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q327724 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, DPE MT, FGV

No processo ensino/aprendizagem, a supervisão conjunta envolve dois sujeitos profissionais. Assinale a opção que os indica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q322658 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Que atitudes o professor poderá desenvolver para reduzir a indisciplina e realizar um trabalho de acordo com a realidade da sala de aula e dos alunos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q319626 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, VUNESP

Evidencia-se, nas escolas que adotam os ciclos de aprendizagem e têm trabalhado com mais autonomia, uma melhora significativa do desempenho de seus alunos, quando
I. os professores assumem coletivamente a responsabilidade pela progressão de seus alunos;
II. os professores desenvolvem pontos de vista comuns quanto à maneira de como seus alunos aprendem;
III. os professores dispõem de recursos e franquias geridos de maneira autônoma;
IV. o diretor direciona todas as atividades da escola.

Está correto apenas o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q326798 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, VUNESP

A grande maioria das pessoas pensa na progressão continuada como sendo sinônimo de promoção automática, mas existem diferenças de mecanismos pedagógicos adotados por esse sistema.
Pensando nele, analise os seguintes itens:
I. o desenvolvimento de atividades de reforço e de recuperação paralelas e contínuas ao longo do processo e, se necessário, ao final de cada ciclo;
II. a reclassificação dos alunos;
III. a aceleração de estudos;
IV. a apreciação do desempenho do aluno de maneira cumulativa;
V. a abolição do controle de presença dos alunos.

São mecanismos utilizados no sistema de progressão continuada apenas os expressos em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q319409 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Em uma escola de Ensino Médio os alunos estão ansiosos para a realização o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Porém, um grupo de alunos recusa-se a realizar o exame. Neste caso, o diretor da escola deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.