Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem

Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q319907 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEARH RN, IDECAN

Analise as afirmativas correlatas.

I. ?A criança, desde muito cedo, está inserida de forma sistemática, no mundo letrado.?

PORQUE

II. ?Vive numa sociedade em que as pessoas são usuárias da linguagem.?

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q324053 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Crianças, adolescentes, jovens e adultos dos quilombos reclamam que, muitas vezes, a escola onde estudam não consegue dialogar com suas vivências, experiências. Reclamam também que muitos de seus professores não conhecem a história e realidade dos quilombos, das lutas enfrentadas pelas suas famílias e descendentes. Quanto à educação nos quilombos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q323155 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,

I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.

IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q320466 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q322877 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Ao interromperem sua trajetória escolar, jovens e adultos de camadas populares repetem histórias, muitas vezes coletivas e familiares, de negação de direitos. Não admitir o enraizamento dessa negação, dessa identidade coletiva, social e popular, compromete a percepção da própria identidade da educação de jovens e adultos (EJA), correndo-se o risco de essa modalidade ser encarada como mera oferta individual de oportunidades pessoais perdidas. A respeito do ensino médio e da educação de jovens e adultos, julgue os itens subsequentes. A função social da EJA é assegurar a escolarização dos sujeitos que foram excluídos do direito à educação. O ensino e o ambiente escolar devem incluir este sujeito, desenvolvendo sua autonomia e suas capacidades de refletir, criticar e problematizar a sua realidade por meio da participação democrática e da superação dos desafios à sua existência e sobrevivência.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q328237 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A proposta do Programa Nacional de Informática Educativa do MEC é utilizar o computador na escola com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem em que o aprendiz processe a informação, agregue-a a seus esquemas mentais e coloque-a para funcionar mediante um desafio ou uma situação-problema. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q319916 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q320709 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERN

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Sobre mediação pedagógica, leia os postulados dados e, em seguida, assinale a opção correta.

I Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação. II A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q325467 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da Pedagogia."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 29.

Assinale a opção que se refere, somente, ao conceito de interdisciplinaridade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q327345 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considere a participação do educador social, com as seguintes funções:

I. organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades ou na comunidade.

II. processo de mobilização e campanhas intersetoriais nos territórios de vivência para prevenção e enfrentamento de situações de risco social.

III. prevenção de rompimento de vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas.

Estão correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q322266 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula. De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.

I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.

II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais.

III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.

IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensinoaprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.

Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino aprendizagem, como aqui focalizado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q323537 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor" (Paulo Freire). Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q326928 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q327785 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

A prática da mediação envolve mudanças na conjuntura escolar. Essas transformações podem ser inovadoras, se buscarem modificar as estruturas de resolução de conflitos, ou podem ser destrutivas, quando ignoram as práticas desenvolvidas pela escola, para alterá-las radicalmente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q323977 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança. Brincar constitui fator indispensável quando se trata de aprendizagem. O brincar incentiva o aperfeiçoamento humano por meio de diferentes dimensões.

Sobre as dimensões do brincar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No desenvolvimento da linguagem, promove a comunicação de pensamentos e sentimentos.

( ) No desenvolvimento moral, propicia um processo de construção de regras.

( ) No desenvolvimento cognitivo, oportuniza crescimento de informações que, por consequência, desencadeiam novas situações.

( ) No desenvolvimento afetivo, facilita a expressão de seus afetos e emoções.

( ) No desenvolvimento físico-motor, o brincar não oportuniza estruturação do esquema corporal da criança.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q328331 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

De acordo com Jacques Delors, a educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Essa perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q324796 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

Ausubel assinala que a característica essencial da aprendizagem por descoberta, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas exige que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q321374 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Os componentes do espaço onde vivemos e da paisagem tanto são decorrentes da ação da natureza como da ação dos homens. A percepção dos elementos que compõem a paisagem do lugar onde vivem é uma aprendizagem fundamental para as crianças, no pré-escolar. Assim sendo, em uma escola de periferia, que atende a crianças oriundas de famílias que vivem em condições socioeconômicas bastantes precárias, é importante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q323015 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Henri Wallon considera o desenvolvimento infantil uma dinâmica complexa que envolve necessariamente diversos aspectos do ser humano. O autor desenvolve a Psicogênese da Pessoa Completa, teoria através da qual explica o desenvolvimento como uma progressiva construção estruturada em cinco estágios sucessivos dados em uma ordem necessária. (GALVÃO, 1995) Em relação aos estágios de desenvolvimento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.