Início

Questões de Concursos Processo em Geral

Resolva questões de Processo em Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q729933 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 5a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca da competência, dos atos processuais e da formação e suspensão do processo, julgue os próximos itens.

Vencida a fase de saneamento do processo, a alteração do pedido ou da causa de pedir somente será possível mediante a anuência do réu.

  1. ✂️
  2. ✂️

282Q730589 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Advogado, IRB, ESAF

O prazo para as pessoas jurídicas de direito público oferecerem contra-razões aos recursos contra elas interpostos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q733714 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 24a, FCC

Considere as seguintes afirmativas:

I. Ao impor que “as cartas rogatórias só serão expedidas se demonstrada previamente a sua imprescindibilidade, arcando a parte requerente com os custos de envio”, a legislação processual penal estabeleceu condicionamento excessivo que ofende os direitos fundamentais à ampla defesa e à razoável duração do processo.

II. Em sede de processo administrativo disciplinar, a ausência de defesa técnica por advogado constitui violação às garantias da ampla defesa e do contraditório.

III. Nos processos perante o Tribunal de Contas da União asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.

IV. O imperativo do interesse social constitui exigência que autoriza o legislador a impor restrição à publicidade dos atos processuais.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q732191 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Técnico Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Quanto ao processo judiciário do trabalho, julgue os itens subsequentes.

Inexistindo acordo, o juízo conciliatório converte-se obrigatoriamente em arbitral e profere decisão na forma prescrita no título Do Processo Judiciário do Trabalho, da CLT.

  1. ✂️
  2. ✂️

285Q734511 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Em caso de processo de júri,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q731455 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

Em execução de sentença de reclamação trabalhista, despacho de magistrado determinou a realização de perícia contábil. A parte reclamante discordou da decisão, tendo em vista a necessidade de celeridade do processo para recebimento do crédito, indagando seu respectivo patrono da necessidade de recorrer da decisão. O recorrente foi informado que, neste caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q734890 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

Marque a alternativa correta, o inquérito policial deverá terminar no prazo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q733167 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

A respeito das provas no direito processual penal, à luz do entendimento do STF e da legislação respectiva, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q734800 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Analista Judiciário, TJ PR, TJ PR

A respeito do inquérito policial, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q731231 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Analista Judiciário, TRT 1a, CESPE CEBRASPE

   A decisão que, após o exame de fatos e provas, conclui não ter havido relação de emprego entre o reclamante e a reclamada extingue o processo com o exame do mérito, ainda que adote como desfecho "carência de ação", sendo passível, portanto, de reexame em ação rescisória.

                      TST – SBDI2 – ROAR 66875/92.7 – AC. 103/97 – Rel. min. Manoel Mendes Filho – j. 18/2/1997 (com adaptações).

 Com base no entendimento acima apresentado, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q732773 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Juíz Estadual, TJ RS, TJ RS

Conclusos os autos para sentença, o magistrado resolveu condenar o acusado pelo delito de roubo simples, afastando a tese defensiva de ausência de provas. Sobre este caso, considere as assertivas abaixo.

I - O valor fixado na sentença penal condenatória, a título de reparação de danos causados pelo delito, não impede a liquidação desta, no juízo cível, após o trânsito em julgado, para apuração do dano efetivamente sofrido.

II - Na sentença penal, o juiz decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou não da prisão decretada quando do recebimento da denúncia, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta.

III - A intimação da sentença será feita por hora certa quando verificado que o réu se oculta para não ser intimado.

Quais são corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q732304 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Carlos, analista judiciário do TRT, é arrolado como testemunha do autor em uma ação reclamatória trabalhista em que deverá depor em horário normal de seu expediente. Nesta situação, Carlos deverá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q731163 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

Com relação aos prazos processuais, é certo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q729702 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC

Inexistindo prova técnica (laudo pericial), as reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo deverão ser solucionadas no prazo máximo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q735339 | Direito Processual Penal, Processo em Geral

A decadência do direito de queixa ou de representação, como regra geral, ocorre pelo decurso do prazo de seis meses, a contar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q729751 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Técnico Judiciário, TRT 18a, CONATEC

Observadas as alternativas abaixo, não é correto dizer:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q730787 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Acerca da distribuição, julgue os itens que se seguem.

A reclamação verbal deve ser distribuída antes de sua redução a termo. Distribuída a reclamação verbal, o reclamante deve, salvo motivo de força maior, apresentar-se no prazo de cinco dias, ao cartório ou à secretaria, para reduzi-la a termo, sob pena de perempção.

  1. ✂️
  2. ✂️

298Q730532 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Considere as seguintes hipóteses:

I. Motivo determinante, comum a ambas as partes, ilícito.

II. Manifestação de vontade por vício resultante de coação.

III. Celebração por pessoa relativamente incapaz.

IV. Preterição de solenidade que a lei considere essencial à sua validade.

V. Celebração com objetivo de fraudar lei imperativa.

Consideram-se nulos, e as nulidades podem ser alegadas por qualquer interessado ou pelo Ministério Público, quando lhe couber intervir, os negócios jurídicos celebrados nas condições indicadas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q730028 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral

A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q729788 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC

A pontualidade no comparecimento às audiências é sempre necessária. A lei, todavia, abre exceção para a hipótese de atraso dos juízes, concedendo uma tolerância de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.