Início

Questões de Concursos Processos Técnicos

Resolva questões de Processos Técnicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q968626 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TRERR, FCC

Em relação ao Capítulo 21 - Escolha dos Pontos de Acesso do AACR2, considere:

I. A entrada de uma obra emanada de uma ou mais entidades deve ser sob o cabeçalho estabelecido para a entidade correspondente, se a obra for de natureza administrativa, um decreto do executivo com força de lei, uma coleção de trabalhos de conferência, entre outras categorias.
II. A entrada de uma obra pelo título principal ou pelo título uniforme deve ser feita quando se tratar, por exemplo, de uma coleção de obras por diferentes pessoas ou entidades, de regulamentos ou decisões de tribunais, de sessões legislativas etc.
III. A entrada de uma obra, de uma coletânea de obras, ou excertos de uma ou mais obras de um autor pessoal é feita sob o cabeçalho estabelecido para essa pessoa, esteja ou não mencionada no item que estiver sendo catalogado.
IV. Quando se tratar de leis que governam uma jurisdição, a entrada deve ser sob o cabeçalho estabelecido para essa jurisdição, acrescentando a ele um título uniforme.
V. Se, em uma obra de responsabilidade compartilhada, a responsabilidade principal for atribuída a uma pessoa ou entidade, a entrada deve ser sob o título da obra, com entradas secundárias sob o cabeçalho estabelecido para aquela pessoa ou entidade principal, se não houver mais de duas.

É correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q904421 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Bibliotecário, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Com base na obra de Ribeiro (2020) e no AACR2, a respeito dos Pontos de Acesso é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q914936 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

Para a realização da higienização de acervos bibliotecários, o manipulador deverá trajar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1020495 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, EBSERH, IBFC, 2020

A catalogação deve individualizar os recursos bibliográficos, de forma a que não sejam confundidos entre si, bem como reunir recursos bibliográficos por suas semelhanças, estabelecendo relações entre si, e, finalmente, permitir a localização de um recurso bibliográfico específico em acervo determinado. Quanto aos pontos de acesso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q974968 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TJBA, FGV

Na Classificação Decimal de Dewey, quando um bibliotecário se depara com a inclusão de obras de um mesmo assunto em dois números de classe diferentes, ele deve utilizar a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1055118 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Em relação aos agentes de deterioração de materiais bibliográficos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Agentes biológicos.

2. Agentes físicos.

3. Agentes químicos.

( ) Fungos e bactérias.

( ) Insetos e ação humana.

( ) Poeira e acidez.

( ) Umidade e luz.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q968622 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TRERR, FCC

Considere os números da Classificação Decimal Universal abaixo.

I. -055.2-347.96 - Magistradas
II. -037.1 - Fibras vegetais
III. .01.342.8 - Teoria do direito eleitoral

É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1007305 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, EBSERH, IBFC, 2023

Segundo Lancaster, são às vezes denominados descritivos os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q964460 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

De acordo com as regras básicas da Classificação Decimal de Dewey para a escolha de um número de classificação, uma obra sobre a

I. influência de Villa-Lobos na música de Tom Jobim deve ser classificada em Tom Jobim, e não em Villa-Lobos.

II. vida de sabiás, tico-ticos e pica-paus deve ser classificada com outras obras sobre sabiás.

III. história de Santa Catarina que inclua informações sobre as cidades de fronteira do Rio Grande do Sul deve ser classificada no número da região sul.

Ocorre que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1072516 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O principal propósito da elaboração de índices e resumos é
construir representações de documentos, de forma a incluí-los em
uma base de dados para posterior recuperação. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.
Na indexação realizada de modo exaustivo, existe um nível ideal de exaustividade, aplicável a todos os itens de uma base de dados, independentemente dos pedidos formulados ao sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q1072525 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de bibliografia nacional, julgue os itens seguintes.
Segundo recomendações da UNESCO, as bibliografias nacionais devem incluir materiais não-bibliográficos, como mapas, publicações musicais e audiovisuais.
  1. ✂️
  2. ✂️

92Q1020492 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, EBSERH, IBFC, 2020

A indexação é a representação do conteúdo temático de um documento por meio dos elementos de uma linguagem documentária ou de termos extraídos do próprio documento.
Sobre a indexação de assuntos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q964463 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Um registro MARC é composto por três elementos: estrutura, indicação do conteúdo e conteúdo propriamente dito. A estrutura é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1072526 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de bibliografia nacional, julgue os itens seguintes.
As bibliografias nacionais são compostas de registros oficiais de identificação das publicações e, obrigatoriamente, servem de base para a elaboração dos catálogos das bibliotecas do país.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q967322 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Bibliotecário, CONAB, FJPF

A Classificação Decimal de Dewey (CDD) utiliza o seguinte sinal gráfico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1033152 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Bibliotecário Documentalista, UFG, IV UFG, 2024

Os indicadores que tratam da avaliação da bibliografia básica e da bibliografia complementar por unidade curricular, de acordo com o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: presencial e a distância - Reconhecimento e renovação de reconhecimento de 2017, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q1062866 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TJ MS, FGV, 2024

Na biblioteca, o catálogo auxiliar que identifica as perdas, anota as falhas e determina a localização exata do livro é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.