Questões de Concursos: Processos de Software

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11 Q955014 | Engenharia de Software, Processos de Software, Técnico de Tecnologia da Informação, IFES, IF-ES, 2025

Com base nos conceitos sobre processos ágeis em Engenharia de Software, qual das alternativas a seguir descreve CORRETAMENTE como um processo ágil lida com a imprevisibilidade ao longo do desenvolvimento de software?

12 Q964170 | Engenharia de Software, Processos de Software, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

No Processo Unificado - PU de software, como em todos os demais processos, são claramente estabelecidos os produtos que devem ser produzidos em cada fase. Em sua participação no projeto de desenvolvimento do sistema de tramitação de processos administrativos por meio eletrônico do Tribunal, Alberto elaborou, segundo o PU, os seguintes documentos:

I. Modelo de Projeto (não preliminar).
II. Relatório de teste beta.
III. Requisitos suplementares incluindo não-funcionais.

As fases do PU nas quais Alberto produziu os documentos acima foram, respectivamente,

13 Q964844 | Engenharia de Software, Processos de Software, Tecnologia da Informação, Caixa, CESGRANRIO, 2021

Em quais fases do Processo Unificado (UP) o workflow (disciplina) de requisitos é executado?

14 Q962291 | Engenharia de Software, Processos de Software, Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A analista Luísa foi designada como responsável pelo acompanhamento de todo o ciclo de vida de um produto (software).
Sobre o ciclo de vida do produto, é correto afirmar que:

15 Q968969 | Engenharia de Software, Processos de Software, Analista de Sistemas, TJPE, IBFC

O RUP possui duas dimensões, uma representando o aspecto dinâmico do processo e a outra o aspecto estático do processo. Para tanto, no eixo vertical ela é representada:

16 Q969084 | Engenharia de Software, Processos de Software, Programador de Computador, TJPE, IBFC

Conforme o clássico “gráfico das baleias” do RUP (Rational Unifed Process) especifcamente a disciplina de Análise e Projeto (Design) estará em seu pico maior quando estiver na fase de:

17 Q969096 | Engenharia de Software, Processos de Software, Programador de Computador, TJPE, IBFC

Está sendo implementado o XP (eXtreme Programming) em uma equipe de TI. Para tanto, está sendo colocada a seguinte série de práticas específicas da metodologia XP em análise:

I. Programação Pareada (Pair Programming).

II. Fases pequenas (Small Releases).

III. Refatoração (Refactoring).

IV. Jogo de Planejamento (Planning Game).

Com base no seu conhecimento sobre a metodologia citada acima, suas práticas específicas estão corretamente relacionadas nos itens:

18 Q955017 | Engenharia de Software, Processos de Software, Técnico de Tecnologia da Informação, IFES, IF-ES, 2025

Acerca do desenvolvimento de software e práticas relacionadas, analise cada uma das afirmações a seguir como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F):

( ) Desenvolvimento Ágil de Software busca implementar softwares mais rapidamente e com menos recursos.
( ) Refatoração consiste em alterar a funcionalidade de um programa para atender novos requisitos.
( ) Padrões de Projeto são arquiteturas reutilizáveis que ajudam a desenvolver softwares orientados a objetos de melhor qualidade, economizando tempo, dinheiro e esforço.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

19 Q968666 | Engenharia de Software, Processos de Software, Análise de Sistemas, TRERR, FCC

Deve-se propor um modelo e processo(s) de software adequado(s) para o desenvolvimento de sistemas com as seguintes características:

I. Os requisitos do negócio e do produto mudam frequentemente à medida que o desenvolvimento prossegue. Prazos reduzidos impossibilitam criar uma versão completa e abrangente do software, mas é desejável a produção de uma versão reduzida para fazer face às pressões do negócio. Há um conjunto básico de requisitos bem determinado, mas os detalhes e extensões do produto precisam ser definidos.
II. Os requisitos iniciais estão bem definidos, mas o escopo global do esforço de desenvolvimento não é linear. Há necessidade de se fornecer rapidamente um conjunto limitado de funcionalidades do software aos usuários e depois refinar e expandir aquelas funcionalidades em versões subsequentes do sistema.

Os modelos corretos propostos em I e II, são, respectivamente,

20 Q963911 | Engenharia de Software, Processos de Software, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

A Extreme Programming (XP) baseia-se em 12 práticas, que são um conjunto de atividades que deverão ser seguidas pelas equipes que desejam utilizar a XP. Na prática do Jogo do Planejamento, as funcionalidades são descritas em pequenos cartões que são conhecidos como
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