Início

Questões de Concursos Profissão do Assistente Social

Resolva questões de Profissão do Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1055035 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório no processo de formação de assistentes sociais. A Política Nacional de Estágio, aprovada pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, em 2010, afirma que:

I. No estágio supervisionado, a articulação entre formação e exercício profissional expressa e potencializa a interlocução entre estudantes, professores e assistentes sociais dos campos de estágio.

II. A dimensão técnico-operativa deve ser garantida na experiência de estágio e destacada da dimensão teórico-metodológica, evitando a tendência do teoricismo, especialmente quando se trata da vivência no campo ou da supervisão de campo.

III. O estágio supervisionado tem como princípio a articulação entre universidade e sociedade, uma vez que o estágio se constitui como um elemento potencializador desta relação, fomentando o conhecimento acerca da realidade e contribuindo na identificação e construção de respostas às demandas e desafios contemporâneos.

IV. O estágio se constitui num instrumento fundamental na formação da análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do estudante, que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social capitalista e suas contradições, de modo a intervir, enquanto estudante, nas diferentes expressões da questão social.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q1049845 | Sem disciplina, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:


• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;

• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;

• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;

• Helena, enfermeira graduada.


Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.

Tanto Sheila quanto Rafaela possuem competência profissional para elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos, independentemente de estes estarem relacionados a matéria de serviço social, haja vista a profissão possuir uma formação generalista.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q1049744 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Grupo Assistente Social, EBSERH, FGV, 2025

De acordo com a Resolução CFESS nº 557/2009, ao atuar em equipe, o assistente social deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q878907 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Cuidador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Segundo a Lei nº 8.742/1993, avalie se a organização da assistência social tem como base a

I. descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;
II participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;
III primazia da responsabilidade da iniciativa privada na condução da política de assistência social em cada unidade federativa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1028481 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

A Resolução CFESS nº 569/2010 dispõe sobre a vedação da realização de terapias associadas ao título e/ou ao exercício profissional do assistente social.
Sobre as terapias individuais, grupais e/ou comunitárias, de acordo com esta Resolução, analise as afirmativas a seguir.

I. Intervenção profissional que visa tratar problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, suas causas e seus sintomas.
II. Atividades profissionais e/ou clínicas com fins medicinais, curativos, psicológicos e/ou psicanalíticos que atuem sobre a psique.
III. Trabalho profissional com indivíduos, grupos e/ou famílias, inclusive em equipe multidisciplinar ou interdisciplinar.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1072176 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Conforme o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (Resolução CFESS nº 273/1993), é princípio fundamental da profissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1035357 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com Gonçalves et al. (2022), em consonância com as diversas diretrizes da ABEPSS, tanto a supervisão acadêmica quanto a supervisão de campo devem assegurar ao aluno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1072177 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

De acordo com a Lei nº 8.662/1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social no Brasil, é competência privativa do/a Assistente Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1054329 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Ao definir o critério da autodeclaração, a Nota Técnica do CFESS sobre o trabalho de assistentes sociais e a coleta do quesito Raça/Cor/Etnia alerta para a possibilidade de resistência ou de equívoco do usuário em relação à autoclassificação, muitas vezes por não compreender a base de formulação das categorias e sua historicidade. Destaca a referida Nota Técnica que a recusa reiterada de introdução da coleta do quesito raça/cor/etnia no âmbito das organizações, a atribuição da classificação, a partir da percepção dos profissionais, e a desqualificação da informação no momento da pergunta são típicas expressões
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q986749 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

A produção de documentos e a emissão de opinião técnica por profissionais de Serviço Social estão presentes no exercício do trabalho de assistentes sociais e em praticamente todos os espaços sócio-ocupacionais, permanecendo com centralidade na atualidade. De acordo com as orientações dos documentos normativos da categoria e suas referências bibliográficas, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q969037 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, TJPE, IBFC

As prerrogativas e responsabilidades profissionais dos Assistentes Sociais são postas por uma série de dispositivos legais, dentre os quais podemos citar a Lei que Regulamenta a Profissão do Assistente Social. Também constitui referência às práticas profissionais dos Assistentes Sociais o Código de Ética Profissional do Assistente Social. Considerando o disposto no Código de Ética Profissional do Assistente Social, observe o texto destacado abaixo:


“Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças (CFESS, 1993, p.23)”.


O texto acima, extraído do Código de Ética Profissional do Assistente Social é descrito em tal documento como sendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1073830 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A formação profissional do assistente social no Brasil está vinculada a fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos. A diretriz curricular da ABEPSS (1996) e a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8.662/93) definem parâmetros importantes para aatuação profissional. Considerando os fundamentos da formação profissional em Serviço Social, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1073842 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, regulamenta a profissão de Assistente Social no Brasil e define competências e atribuições privativas deste/a profissional. Com base nessa legislação, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q978683 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Complete corretamente as lacunas do texto abaixo, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Serviço Social da ABEPSS/MEC e as atribuições do cargo de Assistente Social no setor público:
“O Serviço Social é uma profissão de caráter (1), que tem como função social a defesa dos (2), a produção de análises críticas sobre a realidade social e a atuação na formulação, execução e avaliação das políticas públicas. O/a Assistente Social deve exercer sua atividade com base em fundamentos teóricos, éticos e políticos, articulando (3) e buscando a efetivação dos direitos humanos e a superação das desigualdades sociais. Entre as principais atribuições do cargo estão o (4), a elaboração de pareceres técnicos, o trabalho em rede, a interlocução intersetorial e o planejamento de ações sociais com vistas à promoção da justiça social.”
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q902781 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Das Relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais, constitui dever do/a Assistente Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q980398 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Agente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A mediação de conflitos é um processo em que uma pessoa, denominada mediador, auxilia os envolvidos na busca pela resolução de um problema, conduzindo para um acordo aceito pelas partes, as quais se comprometem com a manutenção do que foi estabelecido. Esse processo exige um mediador coerente e organizado, que saiba conduzir suas etapas. Outras características são necessárias ao mediador: olhar e escuta diferenciadas, postura ética, garantia de sigilo e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1031432 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para muitos autores vinculados à matriz crítica do pensamento social, o Código de Ética do Serviço Social de 1986 é considerado como um divisor de águas, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1012827 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo aos desafios ao projeto ético- político do serviço social no século XXI.

O projeto ético-político do serviço social encontra‐se em um momento fundamental de sua trajetória, em que sua reafirmação depende tanto das respostas políticas que as vanguardas acadêmicas darão aos desafios atuais no âmbito do exercício profissional e no campo da formação, quanto das ações dos profissionais nas várias áreas de atuação, a partir de intervenções qualificadas, éticas e socialmente comprometidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q1054312 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

A Nota Técnica sobre o trabalho de assistentes sociais e a Lei Alienação Parental (2022), do CFESS, aponta que a referida Lei reforça a impositividade do Sistema de Justiça em relação aos preconceitos e opressões existentes no tratamento das mulheres-mães, tendendo a simplificar as “questões familiares” como questões privadas e de ordem individual. Entende o CFESS que as demandas colocadas pela LAP, ao assistente social, não coadunam com o projeto ético-político da profissão. O que o CFESS recomenda é uma análise contextualizada da família. Ainda de acordo com o CFESS, a contribuição do Serviço Social, em relação a essa demanda, é explicitar como as expressões da “questão social” perpassam e impactam as famílias e suas relações sociais, análise esta que se contrapõe frontalmente às perspectivas moralistas, patologizantes, punitivas e rompe com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q904107 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O estudo social trata-se de atribuição privativa do assistente social e do processo metodológico de trabalho realizado pelo assistente social. Entende-se que planejar o estudo social a ser realizado é fundamental para assegurar os princípios éticos dispostos no Código de Ética do Assistente Social (CFESS, 1993). A finalidade do Estudo Social em Serviço Social é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.