Início

Questões de Concursos Profissão do Assistente Social

Resolva questões de Profissão do Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1050472 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

O debate sobre as competências do/a assistente social percorre toda a trajetória da profissão e é recorrente em publicações, que tentam analisar as particularidades do trabalho deste profissional em determinada política ou espaço sócio-ocupacional Lopes (2023). Ao longo do processo de gênese e institucionalização uma visão instrumental-pragmática de competência se materializou e continua tensionando a perspectiva crítica que a profissão assume atualmente.
O que se entende, na contemporaneidade, por habilidades e conhecimentos necessários ao/à Assistente Social Crítico e Competente é resultado de um amplo debate no interior da categoria, que culminou no rompimento de uma visão tradicional da profissão, atrelada aos interesses e demandas do capital, e inaugurou um projeto profissional atrelado à luta e organização da classe trabalhadora.

Para guiar esse caminho, temos três importantes instrumentos político-normativos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1055411 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Considerando o denominado Projeto Ético-Político do Serviço Social, a partir de sua construção inicial pela categoria, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1055709 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Técnico Assistente Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O assistente social, no desenvolvimento de sua intervenção profissional, desempenha funções pedagógicas. Considerando a função pedagógica e os processos de mobilização social e organização, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q1030131 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Constitui competência dos Conselhos Regionais de Serviço Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1008213 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Sâmara, assistente social em um hospital, é responsável pela pediatria. Nessa condição, ela atende Paula, a diretora de uma escola privada, que solicita informações sobre uma aluna do Jardim de Infância que está sempre doente, com várias pneumonias durante o ano e um emagrecimento visível. Sâmara sabe que a criança em questão é HIV+, pois a acompanha, bem como à sua família. Percebendo a preocupação de Paula, Sâmara informa que não pode comunicar o diagnóstico da criança sem a autorização dos pais, mas sugere que Paula procure alguma doença que provoque a falência do sistema imunológico a ponto de os indivíduos estarem sempre doentes e magros.
De acordo com a Lei nº 14.289/22, a conduta de Sâmara está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1054309 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Ao abordar a autonomia relativa do assistente social, Raichelis (2020) entende que o Serviço Social incorpora algumas características das profissões liberais. No entanto, ao mesmo tempo em que as condições dadas pelo empregador institucional condicionam os resultados do trabalho, o assistente social é capaz de imprimir às atividades que desempenha, uma direção ético-política afinada com o projeto profissional. Afirma a autora que a legitimidade do Serviço Social é extraída da relação intrínseca com o campo da prestação de serviços sociais, públicos e privados, assentado na tríade que associa trabalho, profissão e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1031294 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Grupo Assistente Social, EBSERH, FGV, 2025

Nos termos da Lei Federal nº 8662/93, constitui atribuição privativa de assistentes sociais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q979874 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Tendo os diferentes elementos que dizem respeito ao Serviço Social, associe corretamente os elementos da coluna A (contextos históricos relacionados aos fundamentos e ao trabalho profissional) com os da coluna B (conceitos, definições e legislações específicas do Serviço Social).
Coluna A
1. Surgimento, institucionalização e profissionalização do Serviço Social no Brasil (décadas de 1930–1960) 2. Reconceituação do Serviço Social (décadas de 1960–1970) 3. Ruptura e mudanças do Serviço Social brasileiro (décadas de 1970 a 1990) 4. Serviço Social contemporâneo
Coluna B
( ) Legitimação do Projeto Ético-Político do Serviço Social materializado pelas legislações que regulamentam o exercício profissional dos assistentes sociais.
( ) Referência para a aprovação de um Código de Ética Profissional que apontou a importância da Deontologia do Serviço Social, uma vez que não somente fatores materiais eram considerados, mas também a existência de um possível mal físico. Por isso, o trato com pessoas identificadas como desajustadas.
( ) Seminários, como de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista, são muito representativos nesse período histórico. Em cada um deles, são apresentados e reiterados os elementos que fundamentaram algumas mudanças no Serviço Social.
( ) Referência para uma mudança salutar no Serviço Social brasileiro, principalmente porque tem-se um reconhecimento mais crítico sobre essa profissão e a consolidação de princípios como a defesa dos direitos sociais, da democracia e da liberdade.
( ) Aproximação teórico-metodológica direta à teoria social crítica, particularmente, do marxismo, indispensável à compreensão do Serviço Social como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho coletivo.
( ) Marco dessa época, que trouxe importante contribuição crítica ao Serviço Social, são as produções e discussões que embasaram o chamado método B. H.

Indique a alternativa que apresenta a associação CORRETA, considerando a coluna B, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1049848 | Sem disciplina, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:


• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;

• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;

• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;

• Helena, enfermeira graduada.


Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.

Tanto Rafaela quanto Sheila e Helena possuem como atribuição legal elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para assistentes sociais ou de aferição de conhecimentos inerentes ao serviço social.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q1043781 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O CFESS (2022) se pronunciou acerca da importância do quesito raça/cor como um indicador a ser considerado nas abordagens profissionais.

Sobre este indicador na pesquisa e planejamento em Serviço Social, asinale a opção que está em desacordo com o debate da categoria profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q972110 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

No serviço social, é vedado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q1043790 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Código de Ética do Assistente Social prevê que as ações listadas a seguir são vedadas ao Assistente Social na relação com os profissionais.

I. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
II. Ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código e com erros técnicos praticados por Assistente Social ou qualquer outro profissional.
III. Prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro profissional.

Está vedado o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1050462 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Abreu (2009) se refere à função educativa do assistente social, considerando os distintos e contraditórios projetos culturais. Destaca que a função pedagógica desempenhada pelos assistentes sociais na sociedade brasileira, ao longo da sua trajetória histórica, define-se a partir de estratégias educativas postas na luta de classes, em que podemos distinguir, de um lado, estratégias educativas subalternizantes, vinculadas à necessidade de reprodução das relações de dominação e exploração do capital sobre o trabalho e o conjunto da sociedade e, de outro, estratégias educativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1022817 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Segundo o Art. 9º da Lei nº 8.662/1993, assinale a opção que indica o fórum máximo de deliberação do Serviço Social no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1031291 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Grupo Assistente Social, EBSERH, FGV, 2025

Assinale a opção que indica corretamente o documento que representa o projeto da categoria profissional de assistentes sociais para a formação em Serviço Social no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1049846 | Sem disciplina, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:


• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;

• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;

• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;

• Helena, enfermeira graduada.


Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.

Cristiano, devido à graduação e ao tempo de atuação na referida unidade, pode se apresentar e ser reconhecido como assistente social.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q969038 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, TJPE, IBFC

A Lei nº. 8.662 de 07 de junho de 1993 é um dispositivo legal que orienta, protege e oferece referências para a intervenção dos Assistentes Sociais no Brasil. De acordo com a legislação em pauta, no artigo 13º, quando o Assistente Social é inscrito nos Conselhos Regionais fica sujeito a atenção de determinadas prerrogativas. De acordo com o artigo 13º da Lei nº. 8.662 de 07 de junho de 1993, ao realizar sua inscrição nos Conselhos Regionais o Assistente Social está sujeito a:

I. Apresentação de comprovante de residência atualizado.

II. Pagamento de Contribuições Compulsórias.

III. Realização de provas para validação dos estudos.

IV. Pagamento de Taxas e Emolumentos que sejam fixados.

V. Comprovação da realização de estágio curricular não obrigatório.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q972111 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

No que se refere ao sigilo profissional, analise as assertivas abaixo, considerando V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Em trabalho multidisciplinar, só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

II. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.

III. Em caso de quebra do sigilo admissível, a revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q1012826 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da construção do projeto ético-político do serviço social, julgue o item subsequente.

Essa construção se deu em um conjuntura marcada por vários processos de mudança, como a laicização da profissão, a vinculação sócio-política com a classe trabalhadora, o desenvolvimento das entidades organizativas da profissão e a inserção acadêmica e científica da profissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q1028475 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o tema concernente ao Serviço Social da Resolução CFESS n.° 1.084/2014.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.