Início

Questões de Concursos Profissão do Assistente Social

Resolva questões de Profissão do Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1012828 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo aos desafios ao projeto ético- político do serviço social no século XXI.

O sincretismo prático e o ecletismo teórico são desafios para a elaboração de conhecimento e revigoramento do materialismo histórico-dialético e, consequentemente, para o fortalecimento do projeto ético-político da profissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q1054312 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

A Nota Técnica sobre o trabalho de assistentes sociais e a Lei Alienação Parental (2022), do CFESS, aponta que a referida Lei reforça a impositividade do Sistema de Justiça em relação aos preconceitos e opressões existentes no tratamento das mulheres-mães, tendendo a simplificar as “questões familiares” como questões privadas e de ordem individual. Entende o CFESS que as demandas colocadas pela LAP, ao assistente social, não coadunam com o projeto ético-político da profissão. O que o CFESS recomenda é uma análise contextualizada da família. Ainda de acordo com o CFESS, a contribuição do Serviço Social, em relação a essa demanda, é explicitar como as expressões da “questão social” perpassam e impactam as famílias e suas relações sociais, análise esta que se contrapõe frontalmente às perspectivas moralistas, patologizantes, punitivas e rompe com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q902781 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Das Relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais, constitui dever do/a Assistente Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q979874 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Tendo os diferentes elementos que dizem respeito ao Serviço Social, associe corretamente os elementos da coluna A (contextos históricos relacionados aos fundamentos e ao trabalho profissional) com os da coluna B (conceitos, definições e legislações específicas do Serviço Social).
Coluna A
1. Surgimento, institucionalização e profissionalização do Serviço Social no Brasil (décadas de 1930–1960) 2. Reconceituação do Serviço Social (décadas de 1960–1970) 3. Ruptura e mudanças do Serviço Social brasileiro (décadas de 1970 a 1990) 4. Serviço Social contemporâneo
Coluna B
( ) Legitimação do Projeto Ético-Político do Serviço Social materializado pelas legislações que regulamentam o exercício profissional dos assistentes sociais.
( ) Referência para a aprovação de um Código de Ética Profissional que apontou a importância da Deontologia do Serviço Social, uma vez que não somente fatores materiais eram considerados, mas também a existência de um possível mal físico. Por isso, o trato com pessoas identificadas como desajustadas.
( ) Seminários, como de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista, são muito representativos nesse período histórico. Em cada um deles, são apresentados e reiterados os elementos que fundamentaram algumas mudanças no Serviço Social.
( ) Referência para uma mudança salutar no Serviço Social brasileiro, principalmente porque tem-se um reconhecimento mais crítico sobre essa profissão e a consolidação de princípios como a defesa dos direitos sociais, da democracia e da liberdade.
( ) Aproximação teórico-metodológica direta à teoria social crítica, particularmente, do marxismo, indispensável à compreensão do Serviço Social como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho coletivo.
( ) Marco dessa época, que trouxe importante contribuição crítica ao Serviço Social, são as produções e discussões que embasaram o chamado método B. H.

Indique a alternativa que apresenta a associação CORRETA, considerando a coluna B, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q969038 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, TJPE, IBFC, 2017

A Lei nº. 8.662 de 07 de junho de 1993 é um dispositivo legal que orienta, protege e oferece referências para a intervenção dos Assistentes Sociais no Brasil. De acordo com a legislação em pauta, no artigo 13º, quando o Assistente Social é inscrito nos Conselhos Regionais fica sujeito a atenção de determinadas prerrogativas. De acordo com o artigo 13º da Lei nº. 8.662 de 07 de junho de 1993, ao realizar sua inscrição nos Conselhos Regionais o Assistente Social está sujeito a:

I. Apresentação de comprovante de residência atualizado.

II. Pagamento de Contribuições Compulsórias.

III. Realização de provas para validação dos estudos.

IV. Pagamento de Taxas e Emolumentos que sejam fixados.

V. Comprovação da realização de estágio curricular não obrigatório.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1012827 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo aos desafios ao projeto ético- político do serviço social no século XXI.

O projeto ético-político do serviço social encontra‐se em um momento fundamental de sua trajetória, em que sua reafirmação depende tanto das respostas políticas que as vanguardas acadêmicas darão aos desafios atuais no âmbito do exercício profissional e no campo da formação, quanto das ações dos profissionais nas várias áreas de atuação, a partir de intervenções qualificadas, éticas e socialmente comprometidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q1050462 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Abreu (2009) se refere à função educativa do assistente social, considerando os distintos e contraditórios projetos culturais. Destaca que a função pedagógica desempenhada pelos assistentes sociais na sociedade brasileira, ao longo da sua trajetória histórica, define-se a partir de estratégias educativas postas na luta de classes, em que podemos distinguir, de um lado, estratégias educativas subalternizantes, vinculadas à necessidade de reprodução das relações de dominação e exploração do capital sobre o trabalho e o conjunto da sociedade e, de outro, estratégias educativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1022817 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Segundo o Art. 9º da Lei nº 8.662/1993, assinale a opção que indica o fórum máximo de deliberação do Serviço Social no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1042100 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Iamamoto (2021), em publicação do CFESS, ressalta que a orientação histórico-crítica do Serviço Social vem permitindo inúmeras conquistas coletivas, cuja preservação implica o fortalecimento de um arco de alianças entre os segmentos progressistas da categoria e as forças políticas sensíveis ao universo dos/as trabalhadores/as. A autora ressalta que as conquistas dos/as assistentes sociais nas últimas cinco décadas tecem o conjunto de desafios do presente.

Analise as afirmativas a seguir, que expressam estas conquistas, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A construção e divulgação de uma imagem do Serviço Social vinculada aos direitos, na negação da benemerência.
( ) A ampliação de atribuições e competências do/a assistente social para além da execução de políticas públicas, incluindo sua formulação e avaliação.
( ) A defesa das condições de trabalho seguras e legalmente protegidas, do piso salarial e a implementação da jornada de trabalho legal de 30 horas.

As afirmativa são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q989672 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

“Padrões globais de desenvolvimento têm ganhado cada vez mais espaço no que se refere ao combate às expressões da questão social. Frutos do processo de globalização, instituições, agendas e pactos globais propõe estratégias de combate à pobreza e demais expressões da questão social, o que interfere diretamente no trabalho do assistente social.” (SILVA, Janaina Mayara Müller da. Questão social e enfrentamento global. II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis – 23 a 25 de outubro de 2017)
Qual é o impacto da globalização nos padrões de desenvolvimento e no trabalho do assistente social, conforme mencionado no texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1030131 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Constitui competência dos Conselhos Regionais de Serviço Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q978675 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A política social, no contexto do capitalismo brasileiro, revela contradições estruturais que desafiam a efetivação dos direitos sociais.
Considerando uma leitura crítica fundamentada nos princípios do projeto ético-político do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1049846 | Sem disciplina, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:


• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;

• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;

• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;

• Helena, enfermeira graduada.


Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.

Cristiano, devido à graduação e ao tempo de atuação na referida unidade, pode se apresentar e ser reconhecido como assistente social.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q960794 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Acerca dos fundamentos ontológicos que embasam o Código de Ética de 1993 é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1043781 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O CFESS (2022) se pronunciou acerca da importância do quesito raça/cor como um indicador a ser considerado nas abordagens profissionais.

Sobre este indicador na pesquisa e planejamento em Serviço Social, asinale a opção que está em desacordo com o debate da categoria profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1043783 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No texto Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde (CEFSS, 2010), há uma indicação de dois projetos políticos existentes na saúde que continuam em disputa. Assinale a opção que os indica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q972111 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

No que se refere ao sigilo profissional, analise as assertivas abaixo, considerando V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Em trabalho multidisciplinar, só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

II. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.

III. Em caso de quebra do sigilo admissível, a revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q1054309 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Ao abordar a autonomia relativa do assistente social, Raichelis (2020) entende que o Serviço Social incorpora algumas características das profissões liberais. No entanto, ao mesmo tempo em que as condições dadas pelo empregador institucional condicionam os resultados do trabalho, o assistente social é capaz de imprimir às atividades que desempenha, uma direção ético-política afinada com o projeto profissional. Afirma a autora que a legitimidade do Serviço Social é extraída da relação intrínseca com o campo da prestação de serviços sociais, públicos e privados, assentado na tríade que associa trabalho, profissão e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1073842 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, regulamenta a profissão de Assistente Social no Brasil e define competências e atribuições privativas deste/a profissional. Com base nessa legislação, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1055411 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Considerando o denominado Projeto Ético-Político do Serviço Social, a partir de sua construção inicial pela categoria, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.