Questões de Concursos Profissão do Assistente Social

Resolva questões de Profissão do Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1043781 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O CFESS (2022) se pronunciou acerca da importância do quesito raça/cor como um indicador a ser considerado nas abordagens profissionais.

Sobre este indicador na pesquisa e planejamento em Serviço Social, asinale a opção que está em desacordo com o debate da categoria profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1033286 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Ao tratarmos do projeto ético-político do Serviço Social construído, especialmente, nas últimas quatro décadas, constata-se que está vinculado a um projeto societário que propõe a construção de uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1043783 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No texto Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde (CEFSS, 2010), há uma indicação de dois projetos políticos existentes na saúde que continuam em disputa. Assinale a opção que os indica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1001288 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Izabel é assistente social em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Durante um plantão, ela orientou uma usuária a buscar atendimento em um dos programas disponíveis no equipamento. Seu chefe a repreendeu, pois Izabel não deveria ter feito o encaminhamento uma vez que o referido programa já estava atendendo a um número muito grande de usuários.
A assistente social argumenta que, como profissional, a democratização das informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1033292 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

A profissionalização do Serviço Social vincula-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1043790 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Código de Ética do Assistente Social prevê que as ações listadas a seguir são vedadas ao Assistente Social na relação com os profissionais.

I. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
II. Ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código e com erros técnicos praticados por Assistente Social ou qualquer outro profissional.
III. Prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro profissional.

Está vedado o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q901968 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, SEMAE de São Leopoldo RS, FUNDATEC, 2024

Conforme o Código de Ética da profissão, são deveres do assistente social:

I. Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões.
II. Desestimular, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar.
III. Ao realizar crítica pública a colega e outros(as) profissionais, fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1043792 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em nota técnica publicada pelo CFESS (2022), a importância da coleta do quesito raça/cor/etnia foi analisada, no âmbito da pesquisa acadêmica, a intervenção profissional, a produção de documentos técnicos e a elaboração de planos, programas e projetos nas diferentes políticas públicas em que profissionais do Serviço Social desenvolvem suas funções.

A respeito dos argumentos utilizados na referida Nota Técnica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A miscigenação brasileira propiciou a existência de nossa democracia racial.

( ) Perguntas sobre raça/cor/etnia em formulários do Serviço Social reforçam uma visão racista da sociedade.
( ) O preenchimento do campo denominado raça/cor/etnia deve respeitar o critério de autodeclaração do usuário, dentro dos padrões utilizados pelo IBGE.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1060442 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Um dos princípios do Código de Ética do Assistente Social diz respeito a “Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras”.
De acordo com Tonet apud CFESS (2012), a cidadania na ordem capitalista
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1050462 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Abreu (2009) se refere à função educativa do assistente social, considerando os distintos e contraditórios projetos culturais. Destaca que a função pedagógica desempenhada pelos assistentes sociais na sociedade brasileira, ao longo da sua trajetória histórica, define-se a partir de estratégias educativas postas na luta de classes, em que podemos distinguir, de um lado, estratégias educativas subalternizantes, vinculadas à necessidade de reprodução das relações de dominação e exploração do capital sobre o trabalho e o conjunto da sociedade e, de outro, estratégias educativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1050464 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Abreu (2002, 2004) descreve a dimensão ético-política da atividade profissional do(a) assistente social como uma “função pedagógica” que se inscreve nos processos de organização da cultura em nossa realidade social. Essa função é determinada por meio das relações que se estabelecem entre a profissão e as classes sociais que compõem a nossa sociedade.

Ela se materializa nos resultados construídos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1022817 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Segundo o Art. 9º da Lei nº 8.662/1993, assinale a opção que indica o fórum máximo de deliberação do Serviço Social no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1050472 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

O debate sobre as competências do/a assistente social percorre toda a trajetória da profissão e é recorrente em publicações, que tentam analisar as particularidades do trabalho deste profissional em determinada política ou espaço sócio-ocupacional Lopes (2023). Ao longo do processo de gênese e institucionalização uma visão instrumental-pragmática de competência se materializou e continua tensionando a perspectiva crítica que a profissão assume atualmente.
O que se entende, na contemporaneidade, por habilidades e conhecimentos necessários ao/à Assistente Social Crítico e Competente é resultado de um amplo debate no interior da categoria, que culminou no rompimento de uma visão tradicional da profissão, atrelada aos interesses e demandas do capital, e inaugurou um projeto profissional atrelado à luta e organização da classe trabalhadora.

Para guiar esse caminho, temos três importantes instrumentos político-normativos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1050473 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

O desempenho de atividade profissional de supervisão direta de estágio, suas condições, bem como a capacidade de estudantes a serem supervisionados, nos termos dos parâmetros técnicos e éticos do Serviço Social, é prerrogativa do profissional assistente social, na hipótese de não haver qualquer convenção ou acordo escrito que estabeleça tal obrigação em sua relação de trabalho.
A definição do número de estagiários a serem supervisionados, de acordo com a Resolução CFESS 533/2008 deve levar em conta a carga horária do supervisor de campo, as peculiaridades do campo de estágio e a complexidade das atividades profissionais, sendo que o limite máximo não deverá exceder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1004650 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Lúcia, coordenadora do curso de graduação em Serviço Social, ao analisar a matriz curricular de seu curso, verificou que a proposta institucional não correspondia ao conjunto de habilidades e competências indicado pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, porque o curso estava alinhado às do MEC.
Comprometida com uma formação profissional fundada no projeto ético-político, ela encaminhou à reitoria de ensino a proposta de alocação de disciplinas com centralidade nos fundamentos do trabalho profissional, a fim de contemplar as seguintes competências e habilidades suprimidas pelo MEC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q902781 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Das Relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais, constitui dever do/a Assistente Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q990362 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Segundo o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, Capítulo III – Das Relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais, é vedado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1060520 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Conjunto CFESS-CRESS, tem pautado o debate sobre a homofobia na perspectiva da viabilização dos direitos humanos, desafiando algumas resistências em reconhecer o direito à livre expressão da afetividade e da sexualidade humana. A categoria tem avançado na busca pela defesa dos direitos da população LGBT, tratando a homofobia como uma expressão da questão social que deve ser combatida.

O evento em que o debate sobre sexualidades foi promovido pela primeira vez no Serviço Social, conferindo visibilidade a um tema que, até o momento, transitava nos interstícios da profissão, de maneira informal, foi o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1060523 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O atual código de ética profissional dos assistentes sociais estabelece o sigilo profissional como um direito do assistente social que protegerá o usuário em tudo aquilo de que tome conhecimento como decorrência do exercício profissional.

A quebra do sigilo é admissível apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.