Questões de Concursos Programação Orientada a Objetos

Resolva questões de Programação Orientada a Objetos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q631454 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

A respeito do paradigma de programação orientado a objetos, julgue os itens que se seguem.

Em um programa orientado a objetos, em que as tarefas são definidas como comportamento de objetos, cada objeto é criado a partir da instanciação de uma classe onde os seus métodos estão implementados.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q629046 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, FUSAR RJ, FEC UFF

São conceitos que estão diretamente relacionados com a orientação a objetos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q262974 | Programação, Programação orientada a objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da linguagem de programação Java e da programação
orientada a objetos, julgue os itens seguintes.

Em linguagens orientadas a objeto, o conceito de herança pode ser utilizado para estender, por exemplo, o conceito de uma classe motor para uma classe automóvel.

  1. ✂️
  2. ✂️

265Q627448 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Em uma aplicação Java web desenvolvida em três camadas utilizando o design pattern MVC, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q628266 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista, EMPREL PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as seguintes afirmações sobre conceitos de Programação Orientada a Objetos.

I. Encapsulamento é um conceito, segundo o qual se deve restringir o acesso a decisões de projeto, por exemplo, impedindo o acesso direto aos atributos de um objeto.

II. Normalmente o acesso aos atributos de um objeto se dá através de um método de acesso, o qual define uma interface de acesso a um atributo.

III. Outro importante conceito da orientação a objetos é o Polimorfismo, que é a habilidade que um objeto tem de possuir diferentes formas de ser executado.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q638892 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TRE MS, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta quanto à abordagem conceitual de abstração sob o paradigma de programação orientada a objetos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q641525 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Os objetos de um sistema de software orientado a objetos podem ser classificados em dois tipos: objetos transientes e objetos persistentes. Com referência aos sistemas de software orientados a objetos, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q635397 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que concerne a conceitos de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Mensagem é uma solicitação entre classes para invocar certa operação, particularmente quando ocorre polimorfismo. Identidade é uma propriedade de um objeto que o distingue de todos os demais, sendo preservada até mesmo quando o estado do objeto muda completamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q619846 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos e aplicações de paradigmas de orientação a objetos, julgue o item subsequente.

A assinatura dos métodos de uma classe é composta por nome do método, tipo de retorno, lista de argumentos e visibilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

273Q632748 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, CONAB, FJPF

Em relação à Orientação Objeto, analise as sentenças seguintes.

I - Objetos podem ser vistos como estruturas de dados encapsulados por classes.

II - Nas metodologias de modelagem orientadas a objetos, as entidades do domínio do problema são representados por objetos.

III - Os campos das estruturas de dados são os atributos do objeto, e os procedimentos são as respectivas mensagens.

IV - Objetos similares são agrupados em classes.

Em relação às sentenças acima. pode-se afirmar que apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q630750 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico de Laboratório, UFCE CE, CCV UFC

Acerca de Programação Orientada a Objeto, marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q634084 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Ministerial, MPE PE, FCC

Um método especial utilizado, em programação orientada a objetos, para inicializar as variáveis de instância de uma classe é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q646508 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito de orientação a objetos.

O mecanismo de herança, identicamente ao de composição, faz com que uma classe herde o estado e o comportamento no sentido ascendente da hierarquia de classes.

  1. ✂️
  2. ✂️

277Q640116 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

Atenção: As questões de números 48 a 50 referem-se a orientação a objetos.

É, em geral, um recurso utilizado quando classes diferentes (não relacionadas) precisam de funcionalidades comuns (métodos) ou utilizam constantes comuns.

O recurso citado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q611217 | Informática, Programação Orientada a Objetos

Na Programação Orientada a Objetos, quem de-fine os serviços que podem ser solicitados a uma instância, isto é, define o comportamento dinâmico de uma instância, é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q647059 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual MG, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma programação orientada a objetos, a técnica de programação que mantém ocultos detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q627609 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico em Gestão de Informática, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca de conceitos de modularização, linguagens de programação e programação orientada a objetos empregados no código apresentado

. I Na implementação da classe Queue foi usado o princípio de encapsulamento.

II O tipo Queue é polimórfico, no sentido de que qualquer tipo de objeto pode ser armazenado em uma instância da classe Queue.

 III A classe Queue herda da classe Object e, desta forma, uma instância de Queue pode ser armazenada como um elemento de si própria.

 IV A cauda corrente da fila é armazenada pela variável rear.

 A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.