Questões de Concursos Programação Orientada a Objetos

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301Q626101 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

Em relação a projetos orientados a objetos, a restrição de multiplicidade

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302Q631806 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Atividades de Complexidade Intelectual, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Acerca dos padrões de projeto utilizados em programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Para converter a interface de uma classe em outra interface esperada pelo cliente, é correto utilizar o padrão Adapter.

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303Q645453 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Bancário, CEF, CESGRANRIO

Na POO (Programação Orientada a Objetos), qual o princípio em que duas ou mais classes, derivadas de uma mesma superclasse, podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura), mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada?

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305Q630410 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Informática, PRODEST ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

Uma generalização é um relacionamento entre uma classe, chamada superclasse, e variações dessa classe, chamadas subclasses. A superclasse contém atributos, operações e associações comuns às subclasses. As subclasses podem acrescentar atributos, operações e associações específicas. Uma instância de uma subclasse é simultaneamente uma instância das suas superclasses.

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306Q616060 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCE

Considere as seguintes afirmativas sobre o conceito de Frameworks, como utilizado na Programação Orientada a Objetos:

I - Um framework é um conjunto de classes que representa um design abstrato para soluções em uma família de aplicações.

II - A inversão de controle ou reuso ativo é um pontos inovadores introduzido pelos frameworks.

III - Os frameworks do tipo black box baseiam seu mecanismo de extensão através da composição de objetos.

 É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

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308Q647880 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Profissional de Atividades de Suporte, Conselho Regional de Química 4a Região SP, Instituto Quadrix, 2018

Com base nos conceitos de orientação a objeto, julgue os itens de 95 a 100. Polimorfismo em POO é a combinação de atributos e métodos internos a uma classe, de forma a deixar visível apenas o que é necessário para a comunicação entre dois objetos.
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309Q619472 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Trânsito, Departamento de Trânsito do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos fundamentais de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma interface pode participar de relacionamentos realizados e generalizações, nos quais há um relacionamento semântico entre dois classificadores, em que um deles especifica um contrato e a execução é assegurada pelo outro.

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310Q242150 | Programação, Programação orientada a objetos, Técnico Administrativo Informática, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a aspectos de linguagem de programação,
programação estruturada, programação orientada a objetos e
conceitos associados, julgue os itens de 106 a 113.

Por ser considerada técnica insegura de programação, o conceito de encapsulamento não é mais indicado para uso em linguagem de programação orientada a objeto.

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311Q644857 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

om relação aos conceitos de programação orientada a objetos e sua implementação na linguagem Java, julgue os próximos itens.

Pelo uso de polimorfismo, uma chamada de método pode fazer que diferentes ações ocorram, dependendo do tipo do objeto que recebe a chamada.

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312Q630055 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TRE CE, FCC

Sobre conceitos em programação orientada a objetos (OOP), analise:

I. No polimorfismo ad-hoc, métodos com o mesmo nome e pertencentes à mesma classe, podem receber argumentos distintos, consequentemente alterando a assinatura do método.

II. No polimorfismo paramétrico é possível determinar o método como atributos de objetos são acessados por outros objetos, protegendo o acesso direto aos mesmos através de operações.

III. Na restrição de multiplicidade é possível determinar o número de atributos e operações que uma classe pode herdar de uma superclasse.

Está correto o que consta em

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313Q622164 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

Ao se passar um parâmetro por valor, qualquer modificação realizada no valor passado irá afetar o dado original.

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314Q637031 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Programador, CFA, IADES

O princípio em que um sistema orientado a objetos se baseia e que é diretamente aplicável ao fundamento de que um objeto não deve depender de sua implementação interna, mas sim de sua interface, é denominado

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315Q640654 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

A orientação a objetos favorece a aplicação de diversos conceitos considerados fundamentais para o desenvolvimento de programas. Acerca das definições relacionadas à orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

A abstração impede decisões de desenvolvimento ou de implementação quando há um problema a ser resolvido.

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316Q617441 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Programador, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Julgue as seguintes afirmações sobre elementos de linguagens orientadas a objetos.

I. Construtores/inicializadores são operações especiais responsáveis por iniciar a execução de uma aplicação orientada a objetos.

II. Atributos são informações que definem as características que um objeto terá. Por exemplo, nome e cpf, para objetos que representem pessoas.

III. Métodos são responsáveis por definir qual será o comportamento dos objetos de uma classe. Em uma aplicação bancária típica, objetos que representam contas correntes teriam métodos como transferir, saldo e número.

Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).

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317Q646413 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TST, FCC

O processo de desenvolvimento orientado a testes, de uma forma geral, é baseado em 3 passos. Estes 3 passos são repetidos até que não se consiga pensar em novos testes, o que indicaria, então, que a funcionalidade está pronta. Um destes passos e o que nele deve ser feito está expresso corretamente em:

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318Q644967 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, CHESF, CESGRANRIO

Na programação orientada a objetos, há dois mecanismos possíveis para criar relacionamentos entres classes: a composição e a herança. Em um programa orientado a objetos, suponha que entre duas classes X e Y exista um relacionamento de herança no qual X é subclasse de Y. Suponha também que Y seja uma subclasse de uma classe abstrata denominada Z. Por fim, suponha que existam apenas métodos públicos ou privados, tanto em Y quanto em Z.

Para alterar esse programa de tal forma que ele permaneça o mesmo, do ponto de vista funcional para os clientes da interface pública da classe X, e que o relacionamento de herança entre X e Y seja substituído pelo de composição, um passo necessário no caso geral é definir um atributo do tipo

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319Q630130 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, ECT BA, CONESUL

O Projeto Orientado a Objetos tem os componentes:

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320Q639111 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TST, FCC

Considere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles.

O exemplo ilustra o conceito de
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