Questões de Concursos Programação Orientada a Objetos

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402Q646326 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

São organizadas em uma hierarquia, com as classes de objetos mais genéricas no topo, as quais legam seus atributos às classes mais especializadas. Trata-se

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404Q611286 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico de Nível Superior, ADEPARÁ PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.

Herança é o compartilhamento de atributos e operações entre classes com base em um relacionamento hierárquico, fazendo que uma classe possa ser definida de forma abrangente e depois refinada em sucessivas subclasses mais específicas. Cada subclasse incorpora, ou herda, as propriedades de sua superclasse, não sendo possível, porém, acrescentar novas características, próprias da subclasse considerada.

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405Q642288 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Com referência ao desenvolvimento orientado a objetos, julgue os seguintes itens.

Em uma hierarquia de classes, uma superclasse tem atributos, métodos e associações comuns às subclasses. Uma subclasse pode acrescentar ou redefinir atributos e métodos, mas não associações. Uma instância de uma superclasse é automaticamente uma instância das suas subclasses.

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406Q617720 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, DPE MT, FGV

Com relação à Programação Orientada a Objetos, analise as afirmações a seguir.

I. Uma classe derivada (ou subclasse) herda atributos e métodos definidos em sua classe-pai (superclasse), podendo sobrepor métodos da classe-pai e/ou criar novos atributos e métodos conforme suas necessidades específicas.

II. Um método sobrecarregado é aquele com nome e parâmetros iguais ao método original implementado na superclasse.

III. Métodos podem ter três possíveis formas de visibilidade: a pública permite que métodos sejam invocados apenas por métodos externos à sua hierarquia de classe; a privada permite que sejam invocados apenas por métodos da própria classe; a protegida permite que sejam invocados apenas por métodos da própria classe e subclasses.

Assinale:

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407Q635157 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Relacione o conceito de Orientação a Objetos à sua respectiva

descrição.

Conceito

I – Agregação

II – Coesão

III – Encapsulamento

IV – Herança

Descrição

(P) É uma medida que indica até que ponto as partes de um

objeto admitem a finalidade única do objeto.

(Q) Tipo de associação que indica que um dos objetos participantes

precisa desempenhar o papel de controlador

do outro objeto.

(R) Relacionamento entre classes que permite a uma classe

especializada (subclasse) ter acesso às características

de uma classe generalizada (superclasse).

A relação correta é:

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408Q622634 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ CE, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas à programação orientada a objetos.

I. Uma mensagem em um método é a ação de efetuar uma chamada a um objeto.

II. A herança serve para criar objetos que incorporem propriedades e métodos de outros objetos. Assim, podem-se definir objetos a partir de outros sem ter que reescrevê-los na sua totalidade.

III. As funcionalidades associadas aos objetos são denominadas atributos das classes.

IV. O polimorfismo caracteriza-se pelo uso do mesmo nome de método para identificar diferentes métodos em uma mesma classe ou diferentes métodos em classes diferentes.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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409Q641086 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 72 a 78, com relação a conceitos de programação orientada a objetos.

Uma das idéias principais de linguagens orientadas a objetos é permitir a definição de tipos de dados pela combinação de dados e funções que trabalham sobre esses dados: as classes de objetos.

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410Q623684 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Agente Fiscal de Rendas, SEFAZ SP, FCC

Sobre a visibilidade dos métodos na orientação a objetos considere:

 I. Os métodos públicos de uma classe definem a interface da classe.

II. Os métodos privativos de uma classe não fazem parte da interface da classe.

III. O nome dos métodos é a informação reconhecida como a assinatura dos métodos.

Está correto o que consta APENAS em

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411Q642630 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Terrestres, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos aos padrões de projeto.

Em programação orientada a objetos, o padrão de projeto denominado Singleton define uma classe que possui apenas uma instância e provê um ponto de acesso local a ela.

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412Q643436 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere às linguagens de programação, julgue os itens subsecutivos.

Coesão e acoplamento são dois critérios úteis para se analisar a qualidade da interface pública de uma classe. A interface pública será considerada coesa se todos os seus recursos estiverem relacionados ao conceito que a classe representa, enquanto, no acoplamento, uma classe é dependente de outra.

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413Q628372 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

A respeito de orientação a objetos, julgue os próximos itens.

Por meio da técnica denominada agregação, determinada operação pode ser programada para ter comportamentos distintos, quando aplicada a diferentes objetos.

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414Q618220 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TRE CE, FCC

Sobre orientação a objetos, é INCORRETO afirmar:

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415Q611825 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, Universidade Federal de Pernambuco, COVEST

Quando comparada a métodos tradicionais de desenvolvimento, a orientação a objetos sugere um novo estilo de decomposição/modularização, baseado em:

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416Q643648 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Engenheiro Elétrico, ITAIPU Binacional, UFPR

Em relação ao paradigma de programação orientado a objetos (OOP), identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A OOP faz referência ao mundo real através do emprego de objetos com comportamentos e características próprias. ( ) Em OOP, uma classe refere-se a uma ideia, uma solução para uma parte ou funcionalidade do programa. ( ) O encapsulamento é a característica de OOP que estabelece a existência de subclasses e superclasses. ( ) O polimorfismo é um comportamento que consiste na generalização ou especialização de classes. ( ) Um objeto é um conjunto de dados e procedimentos para tratamento desses dados que opera de maneira autônoma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
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417Q622147 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Em relação aos conceitos de programação orientada a objetos e lógica de programação, julgue os itens subsequentes. Em programação orientada a objetos, polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas da mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma assinatura, mas comportamentos distintos.
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419Q629146 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a análise e a programação orientadas a objetos, bem como as linguagens de programação que seguem esse paradigma, julgue os itens subseqüentes.

O padrão de projeto orientado a objetos denominado singleton exprime o fenômeno recorrente na análise que é a existência de muitas aplicações nas quais há um objeto que é a única instância de sua classe.

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420Q647840 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Programador de Tecnologia da Informação, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

Julgue os próximos itens, relativos ao paradigma de programação orientada a objetos (POO). Herança múltipla é a propriedade do POO que determina que cada classe pode ter apenas uma superclasse, herdando dela métodos e atributos.
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