Questões de Concursos Programação Orientada a Objetos

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521Q620473 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos que tratam de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma instância em orientação a objetos é um relacionamento de dois níveis em que o primeiro é um objeto individual e o segundo é um membro do objeto em si.

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522Q611265 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

O fato de uma subclasse acessar os membros privados da superclasse pode comprometer a reutilização de programas.

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523Q636115 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, EBC, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

O diagrama de sequência baseia-se no diagrama de caso de uso e no diagrama de classes. O diagrama de sequência é considerado uma excelente forma de validar o diagrama de classes.

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524Q629286 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à programação orientada a objetos (POO).

Herança, uma das técnicas que proporciona à POO todos os seus benefícios, é a capacidade de uma classe herdar todos ou apenas alguns atributos e operações associados com a superclasse.

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525Q621133 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

O uso de sub-rotinas e funções é a principal característica da programação orientada a objetos.

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526Q616042 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Classes e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que

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527Q620696 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Programador, CFA, IADES

Na engenharia de software, sob o paradigma orientado a objetos, pode surgir uma classe de classes caracterizando

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528Q631970 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.

Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método.
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529Q613356 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma subclasse em geral encapsula menos funcionalidades do que sua superclasse, pois representa um número menor de objetos.

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530Q614380 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma das conseqüências da utilização do polimorfismo é a realização de programas que contêm menos lógica de desvio, o que facilita o teste, a depuração e a manutenção desses programas, além de lhes conferir uma aparência mais simples.

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531Q630034 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista, CVM, ESAF

Assinale a opção correta.

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532Q617762 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Agente Técnico, Ministério Público Estadual AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens subseqüentes.

A biblioteca JSTL (JavaServer Pages Standard Tag Library) reúne funcionalidades comuns de aplicações web, provendo suporte para tarefas estruturais como iterações e condições, etiquetas (tags) para manipular documentos XML, etiquetas para internacionalização e etiquetas SQL.

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533Q613689 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Um dos problemas da reutilização de programas é o estabelecimento de mecanismos de proteção que assegurem que as cópias mestras das classes reutilizadas não sejam corrompidas.

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534Q635292 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.

A modelagem classe-responsabilidade-colaboração fornece mecanismos para identificar e organizar as classes relevantes aos requisitos do sistema. Uma classe cumpre suas responsabilidades de duas maneiras: quando utiliza suas próprias operações ou quando colabora com outras classes.

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535Q641232 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Com relação à programação orientada a objetos, assinale a opção incorreta.

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536Q635887 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 79 a 90, relativos a fundamentos de computação e linguagens de programação e desenvolvimento para a Web.

Na programação orientada a objetos, objetos que possuam operações que se comportem da mesma maneira, mesmo que possuam atributos diferentes, podem ser agrupados em uma mesma classe.

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537Q611360 | Informática, Programação Orientada a Objetos

O paradigma da programação orientada a objetos se tornou popular tomando o espaço anteriormente ocupado pela programação orientada por procedimentos. Em relação aos conceitos da programação orientada a objetos, é correto afirmar que

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540Q636872 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TST, FCC

Uma professora de uma universidade brasileira propôs aos seus alunos que seguissem os seguintes passos:

Passo 1: Identificar todos os substantivos que indiquem objetos.

Passo 2: Descartar os substantivos que, quando entidades, possuem apenas uma ocorrência.

Passo 3: Descartar os substantivos que servem apenas para entendimento do problema.

Passo 4: Descartar objetos que se referem a aplicações futuras.

Passo 5: Descartar objetos que não teriam nenhum atributo.

Passo 6: Listar os objetos que se tornarão entidades.

Passo 7: Identificar relacionamentos através da sentença: “objeto verbo objeto”.

Passo 8: Estabelecer o grau de relacionamento entre as entidades.

Passo 9: Estabelecer a cardinalidade do relacionamento entre as entidades.

Passo 10: Identificar os atributos de cada entidade.

A professora tinha a intenção de ensinar seus alunos a criarem um

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