Questões de Concursos Programação Orientada a Objetos

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601Q616421 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca dos conceitos de lógica de programação e algoritmos. Em programação orientada a objetos, o conceito de polimorfismo refere-se à possibilidade de se atribuir o mesmo nome a diferentes métodos de uma classe, que são diferenciados, então, pela sua lista de parâmetros.
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602Q616202 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.

Na programação orientada a objetos, o polimorfismo é a capacidade de um objeto de apresentar várias visões diferentes de suas estruturas de dados internas.

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603Q610876 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Agente Tecnólogo, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto ao projeto de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.

As quatro camadas do projeto de um sistema orientado a objetos são: camada de subsistema; camada de classes e obje tos; camada de mensagens; camada de responsabilidades. A camada de classes e objetos contém as estruturas de dados e o projeto algorítmico de todos os atributos e operações de cada objeto.

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605Q625741 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito das tecnologias JSE, JME e JEE.

A herança — um princípio de orientação a objetos que permite que classes compartilhem atributos e métodos — é utilizada para reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos.

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607Q611456 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

A ocultação de informações em uma classe é apontada como um dos elementos que facilitam a manutenção e a otimização de programas.

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608Q624322 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, ITAIPU Binacional, UFPR

Em se tratando de conceitos referentes à Orientação a Objetos, a definição “permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam” refere-se a:
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609Q614339 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.

A herança leva a um desafio adicional na elaboração de casos de teste para softwares orientados a objetos, pois objetos das subclasses de uma classe podem ser utilizados em contextos diferentes daqueles dos objetos da classe. Assim, além do conjunto de testes porventura existente para a superclasse, para cada novo contexto de utilização, um novo conjunto de testes deve ser elaborado para cada subclasse.

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610Q630741 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico de Informática, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Em programas orientados a objetos, o comportamento dos objetos é definido por meio de métodos. Julgue os próximos itens, acerca de tais métodos.

Uma mesma mensagem enviada a objetos distintos que pertençam a classes que não se relacionem por meio de herança provoca a execução de métodos distintos.

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611Q621279 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 21a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca da linguagem de programação Java e da programação orientada a objetos, julgue os itens seguintes.

Em linguagens orientadas a objeto, o conceito de herança pode ser utilizado para estender, por exemplo, o conceito de uma classe motor para uma classe automóvel.

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613Q622376 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

A busca em uma árvore binária contendo N nós possui complexidade O(logN).

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614Q636326 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da programação orientada a objetos (POO), assinale a opção incorreta.

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615Q625113 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Gerencial, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da tecnologia J2EE, julgue os seguintes itens.

Um EJB tem as seguintes características: um stateless session bean não pode ter variáveis de instância, pois não mantém informações de estado após um método ser executado por um cliente; em um stateful session bean as variáveis da instância representam o estado de uma sessão e o estado é mantido entre as chamadas aos métodos; um entity bean representa um objeto persistente que pode ser compartilhado por clientes, a persistência pode ser gerenciada pelo container ou pelo bean.

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616Q624445 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, BRB, CESPE CEBRASPE

A respeito de programação orientada a objetos, julgue os itens de 86 a 88.

Na implementação de objetos, a composição de objetos substitui a herança de classe. A herança de classe é definida estaticamente em tempo de compilação, enquanto a composição de objetos é definida dinamicamente em tempo de execução pela obtenção de referências a outros objetos por meio de determinado objeto. O uso da composição não viola o encapsulamento.

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617Q622481 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Programador, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Julgue as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos.

I. Um dos pontos fortes da orientação a objetos é a possibilidade de utilizar conceitos mais intuitivos para modelar os sistemas, ao invés de funções ou instruções de máquina.

II. O principal conceito de orientação a objetos é o de Classe, que é a entidade que representa a abstração de uma função da programação funcional ou de um procedimento da programação imperativa.

III. Java, C# e Smalltalk são exemplos de linguagens orientadas a objetos.

Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).

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618Q622261 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TRE PI, FCC

Em relação à programação orientada a objetos, considere:

I. A afirmação de que o estado de um objeto não deve ser acessado diretamente, mas sim por meio de métodos de acesso, está associada ao conceito de encapsulamento.

II. A classe é constituída por atributos que representam os dados e operações que representam os métodos que podem ser executados.

III. Herança pode ser compreendida como a propriedade que uma classe tem em legar seus elementos constituintes à sua subclasse.

IV. Um diagrama de objetos é um tipo especial de diagrama, composto por objetos e seus vínculos, que compartilha as mesmas propriedades comuns a todos os outros diagramas.

Está correto o que se afirma em

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620Q621973 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

Na programação orientada a objetos, uma classe define a estrutura de armazenamento e as funcionalidades associadas a cada objeto da classe, de modo que um objeto instanciado deve ter um ponteiro para a sua classe, permitindo o acesso às funcionalidades dessa classe.

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