Questões de Concursos Programação Orientada a Objetos

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642Q621415 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 21a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca da linguagem de programação Java e da programação orientada a objetos, julgue os itens seguintes.

O sistema de objetos distribuídos RMI (remote method invocation) permite que objetos Java e objetos não Java sejam acessados remotamente como se fossem locais.

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643Q613279 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico de Nível Superior, ADEPARÁ PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.

Um importante mecanismo da orientação a objetos é a herança múltipla, que significa que múltiplas subclasses compartilham a mesma superclasse, ou ainda, que uma subclasse pode herdar de uma classe que é, por si própria, uma subclasse de outra classe, o que, nesse caso, também se denomina herança em cascata.

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644Q643657 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Para avaliar novas ideias de transceptores ou de algoritmos de alocação de recursos, são desenvolvidos simuladores de enlace e sistêmicos. Entretanto, a construção de simuladores é uma tarefa complexa, que envolve análise estatística, programação e conhecimento técnico profundo da tecnologia a ser investigada. A respeito da orientação a objetos (OO), utilizada de maneira constante na construção desses simuladores, julgue os itens seguintes.

O paradigma de OO facilita o desenvolvimento de software, tais como os simuladores de redes de comunicações móveis, tornando-o mais rápido e resultando em software mais fáceis de manter, de maior qualidade e com possibilidade de reúso.

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645Q622715 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A orientação a objetos favorece a aplicação de diversos conceitos considerados fundamentais para o desenvolvimento de programas. Acerca das definições relacionadas à orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

A abstração foca os aspectos essenciais a um objeto, o que permite ao desenvolvedor concentrar-se no que um objeto é, antes de decidir como será implementado.

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646Q612835 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere a conceitos de projetos orientados a objetos, julgue os itens subseqüentes.

Em um sistema orientado a objetos, a herança é um conceito que leva a objetos agregados. O objeto complexo pode ser montado selecionando-se um conjunto de padrões de projeto e compondo-se o objeto adequado.

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647Q621195 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Atividades de Complexidade Intelectual, MC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos padrões de projeto utilizados em programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Por meio do padrão Iterator, é possível definir o acesso direto aos métodos de manipulação aos elementos de um objeto agregado.

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648Q614361 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Científico, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Na linguagem Java, um construtor de subclasse deve sempre chamar o construtor de superclasse como sua primeira instrução. Caso não exista esse construtor, o compilador Java irá inserir automaticamente uma chamada da superclasse, o que funcionará apenas se a superclasse tiver um construtor sem parâmetros. Caso contrário, será informada a ocorrência de erro.

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649Q610327 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Quando um método de superclasse é sobrescrito em uma subclasse, a versão da subclasse fica impossibilitada de chamar a versão da superclasse.

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650Q978169 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Especialidade Tecnologia da Informação, TRETO, AOCP, 2025

A respeito do seguinte trecho de código Java, assinale a alternativa correta.

public class ExemploErro {
public static void exibir(Integer valor) {
System.out.println(“Valor inteiro: ” + valor);
}
public static void exibir(double valor) {
System.out.println(“Valor decimal: ” + valor);
}
public static void main(String[] args) {
exibir(null);
}
}
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651Q1038258 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento de Sistemas e Acompanhamento de Projetos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre programação orientada a objetos:

I - Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que organiza o código em torno de "objetos”, que são instancias de "classes", esses objetos representam entidades do mundo real ou conceitos abstratos.
Il - Uma vantagem da Programação Orientada a Objetos (POO) é que através da herança, você pode reutilizar métodos e atributos de classes existentes, otimizando a escrita deste código.
III - Apesar da otimização de códigos (usando por exemplo a herança) a Programação Orientada a Objetos POO não permite modelar sistemas complexos de forma organizada e estruturada.

Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?
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653Q1038734 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da programação orientada a objetos, assinale a opção correta.
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654Q1038580 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Um banco deseja implementar um sistema de controle de contas bancárias utilizando herança para reutilizar código e organizar melhor as responsabilidades das classes. O código para implementação desse sistema é apresentado a seguir.

Classe ContaBancaria: Atributos: saldo Metodos: depositar(valor) sacar(valor) exibir_saldo()
Classe ContaCorrente herda ContaBancaria: Atributos: limite_cheque_especial Metodos: sacar(valor)
Classe ContaPoupanca herda ContaBancaria: Metodos: calcular_rendimento()

Com base nesse código, verifica-se que a(o)
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655Q1030516 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Durante uma formação continuada para professores de informática, o formador propôs uma dinâmica para que os docentes discutissem o conceito de aulas e objetos na programação orientada a objetos. Ele usou o exemplo de um jogo educacional onde os alunos criariam aulas como Aluno, Professor e Escola. Cada classe deveria conter atributos e métodos que descrevem o comportamento e as características desses elementos.

No contexto da programação orientada a objetos, o benefício pedagógico de ensinar conceitos, como aulas e objetos, por meio de exemplos relacionados ao cotidiano escolar, é
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656Q1030649 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Área II, PC MG, FGV, 2025

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma que organiza o código em torno de objetos e classes, utilizando conceitos como herança e polimorfismo para promover reutilização e flexibilidade.
Assinale a opção que descreve corretamente o conceito de polimorfismo em POO.
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657Q1061850 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Área 1 Contábil Financeira, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a processamento de linguagem natural, árvores de decisão e Python, julgue o item que se segue.

Considere que um algoritmo de árvore de decisão utilize entropia como medida de impureza para realizar as divisões dos dados em diferentes nós da árvore. Considere ainda que a entropia seja máxima quando a distribuição das classes é perfeitamente equilibrada e mínima quando todos os exemplos pertencem a uma única classe. Nesse caso, em uma partição contendo 100 exemplos classificados em três categorias A, B e C, a entropia da partição é maior no cenário em que há 33 exemplos de cada classe do que no cenário em que há 90 exemplos da classe A, 5 da classe B e 5 da classe C, mesmo que o número total de exemplos na partição seja o mesmo em ambos os casos.
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658Q1038733 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Em Java, uma composition
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659Q1018548 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

class ContaBanrisul {

consultarSaldo() { }

}

class ContaCorrente extends ContaBanrisul {

consultarSaldo() { return "Conta Corrente:

R$ 22.000,01"; }

} class PrevidenciaPrivada extends ContaBanrisul {

consultarSaldo() { return "Previdência:

R$ 120.000,53"; }

}

const contaCorrente = new ContaCorrente();

const previdencia = new PrevidenciaPrivada();


console.log(contaCorrente.consultarSaldo());

console.log(previdencia.consultarSaldo());


Com base no código precedente, em JavaScript, e nos conceitos da orientação a objetos, é correto afirmar que, nas duas últimas linhas, consultarSaldo() constitui

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660Q1018536 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta no que se refere a interfaces e classes abstratas.
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