Questões de Concursos Programas e Ações do Ministério da Educação

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21Q912057 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Operador de Máquina I, Prefeitura de Schroeder SC, FURB, 2023

A publicação de pesquisas em revistas e periódicos acadêmicos é um dos pilares da ciência atual. Em paralelo, alguns cientistas reivindicam meios alternativos para publicar suas pesquisas, sem custos para quem publica ou lê o estudo. O movimento que incorpora essa e outras práticas de democratização do conhecimento é chamado de (CÂNDIDO, 2023):
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22Q890273 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Auxiliar Escolar, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A avaliação relativa aos aspectos pedagógicos do PNLD é de competência
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23Q919471 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

“A visita de profissionais de saúde no ambiente escolar para escovação dental supervisionada e aplicação de flúor é uma estratégia de saúde bucal amplamente conhecida em todo o país. Para ampliar o acesso e fortalecer a assistência, o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (24), R$ 187,8 milhões que vão viabilizar a compra de insumos e instrumentos para tratamento de estudantes de escolas públicas matriculados no ensino básico (infantil e fundamental)”.

(https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/ governo-federal-amplia-acoes-de-saude-bucal-nas-escolaspara-26-milhoes-de-estudantes)

Como visto no excerto, a saúde bucal é uma preocupação do Ministério da Saúde. Nas instituições de educação infantil, espera-se que a saúde bucal
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24Q895558 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), instituído em 2006, tem um papel essencial no financiamento da educação básica no Brasil. Entre seus objetivos está:
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25Q908748 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFMT, UFMT, 2024

Texto associado.
Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão.

A ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos. Tem assim elementos gerais que são comuns a todos os processos de conhecimento que pretenda realizar, marcando toda atividade de pesquisa. Mas, além da possível divisão entre Ciências Naturais e Ciências Humanas, ocorrem diferenças significativas no modo de se praticar a investigação científica, em decorrência da diversidade de perspectivas epistemológicas que se podem adotar e de enfoques diferenciados que se podem assumir no trato com os objetos pesquisados e eventuais aspectos que se queira destacar.
Por essa razão, várias são as modalidades de pesquisa que se podem praticar, o que implica coerência epistemológica, metodológica e técnica, para o seu adequado desenvolvimento.

(SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Sobre as abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa em educação, analise as afirmativas.

I. Na pesquisa etnográfica, o pesquisador visa compreender os processos a partir da tomada de distância do cotidiano e da criação de uma visão macro e integrada, selecionando determinadas variáveis a serem testadas em suas relações funcionais.
II. Na pesquisa participante, o pesquisador observa os fenômenos compartilhando a vivência dos sujeitos pesquisados e participando de suas atividades, colocando-se, assim, em postura de identificação com os pesquisados.
III. Na pesquisa exploratória, o pesquisador, além de registrar e analisar os objetos estudados, visa identificar suas causas, a partir da aplicação de metodologia experimental.
IV. Na pesquisa-ação, o pesquisador, além de compreender, objetiva intervir na situação pesquisada para modificá-la, a partir da proposição de ações que aprimorem as práticas analisadas.

Tomando como referências as abordagens qualitativas de pesquisa em educação, estão corretas as afirmativas
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26Q891542 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

De acordo com o Manual de Orientação Pedagógica – MEC com apoio da UNICEF, “Brinquedos e brincadeiras de creches”, no que se refere ao brinquedo sem direcionamento de gênero, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É utilizavel por meninas e meninos;
( ) Não sugere a utilização por um dos gêneros em função da cor, como fogão rosinha e carrinhos azuis;
( ) Não tem nenhum papel determinado;
( ) Propiciam o pensamento determinado pela sociedade em que estão inseridos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
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27Q900070 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Quais são os três eixos principais do Programa Primeira Infância na Escola?
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28Q894567 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, PIM, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

Conforme estabelecido pelo Decreto Estadual n° 42.199/03, qual das seguintes afirmações melhor descreve a estrutura organizacional proposta para a implementação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM)?
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29Q886173 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Secretário Escolar, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

“O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, criado em 1995, também conhecido pelas entidades participantes como PDDE Básico, atualmente é regido pela Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, de 16 setembro de 2021, que dispõe sobre as orientações para o apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa” (MEC, 2022). A respeito do referido programa e em conformidade com o Guia de Execução do PDDE, é correto afirmar que
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30Q894565 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, PIM, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a Lei Estadual n°12.544/06.

I – A Lei Estadual n°12.544/06 instituiu o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) como uma política pública permanente no Estado do Rio Grande do Sul.
II – Essa lei determina que o PIM deve ser exclusivamente gerido pela Secretaria Estadual de Saúde, sem a necessidade de parcerias com outras secretarias ou entidades.
III – A lei prevê a criação de um sistema de monitoramento e avaliação contínuos dos resultados do PIM para assegurar a qualidade e a eficácia do programa.
IV – Segundo a Lei Estadual n°12.544/06, o PIM é responsável por fornecer apoio financeiro direto às famílias beneficiadas.

Estão corretas as afirmativas:
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31Q995204 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

De acordo com o Manual de Orientação Pedagógica – MEC com apoio da UNICEF - “Brinquedos e brincadeiras de creches”, a introdução de brinquedos e brincadeiras na creche depende de condições prévias. Analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F), para determinadas condições

( ) Aceitação do brincar como um direito da criança;
( ) Desenvolvimento da dimensão brincalhona da professora;
( ) Compreensão da importância do brincar para a criança, vista como um ser que precisa de atenção, carinho, que tem iniciativas, saberes, interesses e necessidades;
( ) Criação de ambientes educativos especialmente planejados, que ofereçam oportunidades de qualidade para as brincadeiras e interações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
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32Q1004165 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Considerando os desafios enfrentados pelo sistema educacional, especialmente no que diz respeito à implementação de políticas públicas eficazes, o coordenador pedagógico é chamado a atuar de forma proativa. Qual das seguintes ações reflete adequadamente o papel do coordenador pedagógico na proposição de políticas públicas voltadas à redução da evasão escolar?
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33Q898744 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

O governo brasileiro buscou estratégias para promover uma cultura de planejamento nas secretarias de educação, como foco em consolidar a autonomia local e incentivar uma educação descentralizada. Após analisar as alternativas a seguir, assinale a que melhor explica como o Plano de Ações Articuladas (PAR), instituído em 2007, buscou fortalecer a autonomia dos sistemas educacionais municipais no Brasil.
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34Q894566 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, PIM, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

De acordo com a Lei Estadual n°12.544/06, qual é um dos princípios fundamentais para a implementação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM)?
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35Q897787 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Integra a Educação Básica de maneira CORRETA:
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