Questões de Concursos Progressão Aritmética PA

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11Q56455 | Matemática, Progressão Aritmética PA

Em determinado evento, o responsável pela fila de credenciamento das pessoas percebeu que a fila crescia com o decorrer do tempo, pois uma nova pessoa chegava a cada 15 segundos, e 4 pessoas eram atendidas a cada 2 minutos. Se, às 9h10, a fila tinha 80 pessoas, quantas pessoas a fila terá às 9h30?
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12Q687297 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Se Ana der a Bruna duas de suas canetas, ambas ficarão com o mesmo número de canetas, e se Bruna der a Ana três de suas canetas, Ana ficará com o dobro do número de canetas de Bruna. O número de canetas de Bruna é
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13Q672379 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Guarda Municipal, Prefeitura de Cascavel PR, OBJETIVA, 2021

Sabendo-se que certo carro percorreu um total de 852km e que o seu consumo médio é de 12km por litro, ao todo, quantos litros foram utilizados para ele percorrer essa distância? 
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14Q690773 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Gustavo recebeu certa quantia de presente e gastou três quintos na aquisição de um jogo. Ele usou o restante do dinheiro para comprar uma blusa e um casaco, sendo que o casaco custou o triplo da blusa. Se Gustavo gastou R$ 420,00 com o jogo, então o preço da blusa foi de 
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18Q56460 | Matemática, Progressão Aritmética PA

A soma dos termos da progressão aritmética 8, 11, 14, ... , 2015, 2018 é
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19Q686661 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Analista Judiciário Analista de Sistemas Desenvolvimento, TJ MA, FCC, 2019

Lucas e Estela colecionam miniaturas de carrinhos e a razão entre o número de carrinhos de Lucas e o número de carrinhos de Estela é 3/5 . Se Lucas der 12 carrinhos para Estela, ela passará a ter o triplo do número de carrinhos de Lucas. Eles têm, juntos, um total de carrinhos igual a:
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20Q666686 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Durante uma epidemia de uma gripe viral, o secretário de saúde de um município comprou 16 galões de álcool em gel, com 4 litros de capacidade cada um, para distribuir igualmente em recipientes para 10 escolas públicas do município. O fornecedor dispõe à venda diversos tipos de recipientes, com suas respectivas capacidades listadas:
Recipiente I: 0,125 litro
Recipiente II: 0,250 litro
Recipiente III: 0,320 litro
Recipiente IV: 0,500 litro
Recipiente V: 0,800 litro
O secretário de saúde comprará recipientes de um mesmo tipo, de modo a instalar 20 deles em cada escola, abastecidos com álcool em gel na sua capacidade máxima, de forma a utilizar todo o gel dos galões de uma só vez.
Que tipo de recipiente o secretário de saúde deve comprar?
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21Q56458 | Matemática, Progressão Aritmética PA

O segundo termo da sequência aritmética (an), de razão 9, é igual ao oitavo termo da sequência geométrica (bn), de razão - 1/2 .
Além disso, os quintos termos das duas sequências são iguais.
Nessas condições, o valor da soma infinita S ܵ, dada por

S = b1 + b2 + b3 + ... + b+ ...,

é igual a 
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23Q56444 | Matemática, Progressão Aritmética PA, CESPE CEBRASPE

Em retribuição à solução de um problema por um sábio, o rei da Brasileia permitiu que o sábio escolhesse qualquer recompensa. O sábio sorriu e, revelando ser um apreciador do feijão daquela próspera região, pegou um tabuleiro de xadrez que sempre trazia consigo fez o seu pedido: “Queria levar a quantidade de feijão associada a esse tabuleiro de xadrez, da seguinte forma: para a primeira casa, 1 grão de feijão; para a segunda, 2 grãos; para terceira, 4 grãos, e assim sucessivamente, sempre dobrando a quantidade de grãos em relação à casa anterior até esgotar todas as 64 posições do tabuleiro”. O rei a princípio sorriu da humildade do sábio e ordenou que seu pedido fosse atendido imediatamente. Algumas horas depois, os conselheiros do rei, constrangidos, revelaram que nem a safra recorde de 3,5 milhões de toneladas de feijão daquele ano seria suficiente para atender ao pedido do sábio. O sábio sorriu e disse que havia feito aquele pedido apenas para mostrar a todos a grandiosidade dos números.

Malba Tahan. O homem que calculava (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima e admitindo-se que 1grão de feijão pesa 1 grama, julgue o próximo item.

Se, para cada n, com 1 ≤ n ≤ 64, Sn representa a quantidade total de grãos associada até a n-ésima casa do tabuleiro, então Sé sempre um número ímpar.
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24Q932769 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Um prisma reto de base hexagonal regular tem a mesma altura de um prisma cuja base é um triângulo equilátero. Considere h a medida da aresta da base do prisma hexagonal e t a medida da aresta da base do prisma triangular. Se ambos os prismas têm o mesmo volume, então a razão h/t vale
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25Q595461 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

No ano passado, uma empresa investiu R$ 108 milhões em projetos e programas relacionados ao meio ambiente, o que correspondeu a 4% do valor total dos investimentos que ela fez o ano todo. O valor dos investimentos realizados por essa empresa no ano passado, com exceção do valor investido em projetos e programas relacionados ao meio ambiente, foi de
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26Q56456 | Matemática, Progressão Aritmética PA

Marque a alternativa que apresente a soma dos números de compreendidos de 1 até 100, incluindo-os.
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27Q689676 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Agente de Segurança Metroviária, METRÔ SP, FCC, 2019

Adriana fez uma consultoria em uma empresa que pagou R$ 150,00 por hora de trabalho e recebeu um total de R$ 800,00, proporcionais ao tempo de trabalho. Em outra empresa, Adriana trabalhou um total de 10 horas e 40 minutos e recebeu R$ 1.200,00, também proporcionais às horas de trabalho. Se nessa segunda empresa ela tivesse trabalhado o mesmo tempo que trabalhou na primeira empresa, o valor recebido seria de:
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28Q56450 | Matemática, Progressão Aritmética PA, CESPE CEBRASPE

Considere que, durante uma certa epidemia, cada indivíduo, começando no dia seguinte ao que foi infectado pelo vírus transmissor da doença e durante 10 dias consecutivos, contamine diariamente um outro indivíduo. Assim, se um indivíduo é infectado no dia 0, no dia 1, ele continuará infectado e contaminará mais um indivíduo; no dia 2, serão 4 indivíduos infectados, e assim por diante. No dia 11, o ciclo de vida do vírus completa-se para o primeiro indivíduo infectado, que, então, livra-se da doença, o mesmo se repetindo para os demais indivíduos, quando se completam 11 dias após eles serem infectados. Com base nessa situação hipotética, representando por an o número de indivíduos infectados n dias após a ocorrência da primeira infecção por esse vírus e supondo a0 = 1, julgue os itens a seguir.

No dia 9, mais de 250 indivíduos estarão contaminados com o vírus, mas não serão capazes de transmitir a doença. 
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29Q56443 | Matemática, Progressão Aritmética PA, CESPE CEBRASPE

Em determinado colégio, todos os 215 alunos estiveram presentes no primeiro dia de aula; no segundo dia letivo, 2 alunos faltaram; no terceiro dia, 4 alunos faltaram; no quarto dia, 6 alunos faltaram, e assim sucessivamente. Com base nessas informações, julgue os próximos itens, sabendo que o número de alunos presentes às aulas não pode ser negativo.

No vigésimo quinto dia de aula, faltaram 50 alunos.
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30Q56448 | Matemática, Progressão Aritmética PA, CESPE CEBRASPE

Texto para os itens de 49 a 55.

A CAIXA criou as Cestas de Serviços com o compromisso de valorizar o relacionamento com seus clientes e oferecer cada vez mais vantagens.
Você paga apenas uma tarifa mensal e tem acesso aos produtos e serviços bancários que mais se adequarem ao seu relacionamento com a CAIXA.
Alguns dos itens disponíveis têm seu uso limitado. Caso você exceda as quantidades especificadas ou utilize um item não incluso na sua cesta, será cobrado o valor daquele produto ou serviço discriminado na Tabela de Tarifas vigente.
A seguir apresentam-se outras informações acerca das Cestas de Serviços da CAIXA.

Cestas de Serviços

Possibilidade de escolha entre os dias 10, 15, 20 ou 25 para débito da tarifa.
Desconto de 25% a 100% no valor da tarifa, de acordo com a pontuação obtida, calculada a partir do perfil do cliente. 
Pontos obtidos: 0 a 24 Descontos: 0%
Pontos obtidos: 25 a 49 Descontos: 25%
Pontos obtidos: 50 a 74 Descontos: 50%
Pontos obtidos: 75 a 99 Descontos: 75%
Pontos obtidos: 100 ou mais Descontos: 100% 

 Com base nas informações do texto e sabendo que, a cada R$ 100,00 de saldo médio no trimestre em aplicação na poupança, o cliente acumula 1 ponto para o cálculo do desconto na tarifa mensal de serviços, julgue os seguintes itens.
A seqüência numérica formada pelos dias que podem ser escolhidos para débito da tarifa constitui uma progressão aritmética cuja razão é um número racional.
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