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Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

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11Q57121 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico

Considerando os conceitos relativos ao projeto político-pedagógico, marque a alternativa com as palavras que completam, respectivamente, as quatro lacunas.

I- É __________ porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
II- É __________ por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. 
III- É __________ porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
IV- O _________ se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica de uma escola devem consultar na tomada de decisão.
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12Q322882 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

O projeto político pedagógico das escolas de formação integrada profissional técnica de nível médio deve conceber a formação profissional como
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13Q320986 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

O planejamento participativo, entendido como ações organizativas na elaboração do projeto político pedagógico, tem por finalidade
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14Q57123 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico

A escola, em sua estrutura orgânica, ao dá início no processo de construção de seu Projeto Político em Pedagógico (PPP), como passos significativos à elaboração do projeto de investigação, a própria comissão de elaboração e sistematização, primeiramente, deverá recorrer às diversas fontes documentais e bibliográficas, relativas aos objetivos institucionais, tendo em vista que as informações obtidas a partir das múltiplas etapas da pesquisa serão provenientes das atitudes cotidianas, as quais estarão presentes e serão permanentes no decurso evolutivo da elaboração do próprio PPP. Para tanto, faz-se necessária ampla reflexão sobre a identidade institucional, desde que a comissão considere a proposição de alguns tipos de pesquisa, os quais são chamados cientificamente de gêneros de pesquisa, elementares para o processo de investigação, observando que tais gêneros da pesquisa são provenientes de dois ângulos principais, sendo um de princípio científico, quando se apresenta como instrumentação teóricometodológica e outro como princípio educativo, quando se questiona a estrutura curricular e pedagógica da escola. A partir dessa premissa, marque a alternativa CORRETA, a qual destaca apenas um dos gêneros existentes.
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15Q320022 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A construção do projeto político pedagógico requer um planejamento participativo. Assinale a opção que apresenta característica própria desse tipo de planejamento.
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16Q57119 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico

O projeto político-pedagógico exige uma profunda reflexão sobre as finalidades da escola, bem como a explicitação de seu papel na comunidade e na sociedade. No que se refere à execução, o projeto político-pedagógico deve
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17Q322193 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

“Nas relações entre Filosofia e Educação só existem realmente duas opções: ou se pensa e se reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; ou não se reflete criticamente e se executa uma ação pedagógica a partir de uma concepção mais ou menos obscura e opaca existente na cultura vivida no dia a dia, e assim se realiza uma ação educativa com baixo nível de consciência”. p. 32. (LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. – Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor) Considerando a reflexão do autor quanto à contribuição da Filosofia para a Educação, analise as seguintes afirmativas:

I. A visão filosófica da educação impacta diretamente na definição do currículo escolar.

II. Uma gestão democrática é resultado de reflexões filosóficas sobre o papel da escola.

III. O Projeto Pedagógico da escola deve conter o embasamento filosófico de suas ações.

IV. Questões de gestão administrativa e financeira de uma unidade escolar independe da visão filosófica da educação escolhida como referência na escola.

Após a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.

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18Q57115 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico

A LDBEN, Lei nº 9.394/1996, estabelece que, respeitadas as normas comuns e as específicas de cada sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Elaborar o Projeto Político Pedagógico escolar (PPP) envolve, entre outras questões, conhecimento sobre suas dimensões conceituais e metodológicas. Uma delas diz respeito ao significado da palavra projeto. O Projeto Político Pedagógico, numa perspectiva democrática, representa o desejo de tornar real a melhoria da qualidade do ensino, a formação para a cidadania, para a inserção no mundo do trabalho em constante transformação e para a vida. Partindo da ideia de projeto como planejamento crítico-reflexivo sobre algo a ser alcançado na instituição educativa, é correto afirmar que o PPP é um instrumento
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19Q325065 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, SEARH RN, IDECAN

As políticas educacionais neoliberais dão sinais de suas intenções ao darem ênfase à, EXCETO:
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20Q323447 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É muito comum a situação na qual o aluno, ao chegar atrasado, é penalizado. O professor pode fechar a porta da sala de aula e não permitir a entrada do aluno, sendo que a este mesmo professor é permitido chegar atrasado, o que ocasiona uma série de conflitos devido à desigual aplicação das normas. Ocorrências dessa natureza poderiam ser superadas partindo da relação existente entre o projeto pedagógico e o regimento escolar. Isto significa dizer que:

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21Q327777 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico

“Mãe, não quero mais ser preto, quero ser branco.” A mãe foi surpreendida por essa frase, dita pelo filho de oito anos, na saída da escola. O menino prontamente respondeu que estava cansado de ser sempre o bandido, quando brincava com os colegas na hora do recreio.

Para a Psicóloga Rosely Sayão, “a escola tem sido um ambiente indiferente a essas questões. Ela não desenvolve nenhum trabalho sistemático sobre assunto e pratica, portanto, a política do avestruz: enfia a cabeça no chão para não ver os problemas à sua frente. (...) Lutar contra o preconceito também é uma responsabilidade da escola, afinal, trata-se de educação”.

Para a autora é preciso honrar uma expressão que toda escola sustenta em seu projeto pedagógico que é:

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22Q319776 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

São os pilares-mestres do projeto político-pedagógico:
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23Q57074 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos, julgue o item subsequente.

O projeto político-pedagógico das unidades escolares que ofertam o ensino médio deve prever atividades integradoras de iniciação científica, de modo a garantir o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
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24Q323310 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Para que o pedagogo não se perca em inúmeras atividades sem rumo e fique apenas resolvendo problemas emergenciais, é preciso que ele tenha um eixo articulador da organização do trabalho pedagógico, ou seja, o pedagogo escolar deve tomar como referência:
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25Q57065 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue o item subsequente.

Devem constar no projeto político-pedagógico da escola, necessariamente, a organização do trabalho educativo realizado na escola como um todo e a organização do trabalho do professor no contexto de sala de aula, e, de forma tangencial, o resgate da escola como espaço de debate e reflexão coletiva.
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26Q57067 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue o item subsequente.

Entre os princípios do projeto político-pedagógico descritos na literatura brasileira, incluem-se: a valorização do magistério; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; a coleta, análise e disseminação de informações sobre educação; a qualidade da educação e a liberdade e participação do educando.
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27Q322792 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A partir da participação da comunidade escolar e da reflexão a respeito da composição escolar, a organização da escola, desde os tempos e espaços do currículo até o relacionamento com a comunidade, é estabelecida
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28Q322718 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

As práticas de gestão dizem respeito às ações de natureza técnico-administrativa e de natureza pedagógico-curricular e, por isso, devem ser explicitadas no projeto pedagógico da instituição. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

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29Q57124 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico

Segundo a Resolução N° 3/2002 do Conselho Nacional de Educação, um dos itens que devem constar dos planos ou projetos pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia a serem submetidos à devida aprovação dos órgãos competentes, nos termos da legislação em vigor, é:
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30Q57068 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue o item subsequente.

De acordo com a legislação brasileira, os projetos político-pedagógicos das escolas devem contemplar propostas de formação continuada dos professores da educação básica.
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