Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

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101Q320627 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue os itens subsequentes. As ações educativas propostas pela escola e a expressão das concepções de homem, sociedade, educação e conhecimento, que justificam e fundamentam as práticas da instituição, devem estar estruturadas no projeto político-pedagógico.
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102Q321976 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere a projetos pedagógicos e metodologia de ensino, julgue os itens seguintes. O projeto político pedagógico deve ser elaborado em prol da democratização da escola, orientando a reflexão e a ação, e estar voltado para a inclusão, com a finalidade de atender à diversidade de alunos e comprometendo-se com o tratamento das desigualdades educacionais e do êxito e fracasso escolar.
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103Q323042 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. O PPP delineia as atribuições dos diversos atores envolvidos no processo educativo, atribuindo ao coordenador pedagógico a responsabilidade de controlar as relações interpessoais que se estabelecem no interior da escola.
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104Q328513 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A intervenção do professor nas situações cotidianas vividas pelas crianças na escola deve ser pautada no afeto e no diálogo, pois isso permite que elas sejam autênticas e reflitam sobre as conseqüências de seus atos.
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105Q325359 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

I Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.

III Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desen volvida na escola e que nem por isso é menos importante.

IV Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras institui ções quando se fizer necessário.

V Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

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106Q322496 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A respeito do projeto político pedagógico:

I - Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhemse as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar.

II - O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.

III – O projeto político pedagógico deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos inseridos no âmbito escolar.

IV - É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

V - A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.

Assinale:

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107Q327910 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao projeto político-pedagógico da escola.

A igualdade de condições na educação deve ser garantida pela mediação da escola tanto no ponto de partida como no ponto de chegada.

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108Q328377 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os papéis dos diferentes atores envolvidos na elaboração e execução do projeto político-pedagógico de uma escola, julgue os itens que se seguem. As diferenças no nível de desenvolvimento impossibilitam a realização de atividades comuns às crianças do ensino fundamental e da educação infantil.
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109Q322498 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Apesar de não ter a mesma função que a escola, as mídias, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.
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110Q154150 | Pedagogia, Projeto político pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto
político-pedagógico (PPP).

A avaliação diagnóstica e permanente é uma característica do PPP que possibilita a criação de soluções às situaçõesproblema identificadas ao longo da implementação.

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111Q325470 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A respeito do projeto político-pedagógico escolar, é correto afirmar que

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112Q327333 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.

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113Q321112 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.

I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.

II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.

III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder.

Indique a alternativa correta.

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114Q319070 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em

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115Q325711 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

Na implementação do PPP, a tendência emancipatória é a de eliminação dos conflitos entre indivíduos ou grupos para garantia da sua eficiência e eficácia.

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116Q322292 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere a projetos pedagógicos e metodologia de ensino, julgue os itens seguintes. O caráter político e pedagógico do projeto político pedagógico remete a dois aspectos: a função social da educação e da escola em uma sociedade cada vez mais excludente e a inovação na elaboração do projeto que garantirá a aprendizagem de sucesso.
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117Q324969 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

A avaliação diagnóstica e permanente é uma característica do PPP que possibilita a criação de soluções às situaçõesproblema identificadas ao longo da implementação.

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118Q320451 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A implementação de políticas públicas requer a existência de espaços de participação da comunidade por meio dos quais as diferentes demandas sociais cheguem aos setores responsáveis. Esses espaços colocam em cena uma noção descentralizada de participação. Considerando essas idéias, julgue os próximos itens. O projeto político-pedagógico da escola é um documento que deve expressar, entre outros elementos, aqueles referentes ao espaço de participação, à cultura e ao currículo escolar.
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119Q320304 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A avaliação do projeto político-pedagógico deve ser uma prática contínua, que propicia ajustes necessários e garante sucesso escolar como princípio e compromisso social.
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120Q325151 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Dentro da Literatura Infantil, observa-se um projeto estético e ideológico. O projeto ideológico critica os valores e as relações de poder; o projeto estético expressa na linguagem o conteúdo ideológico. Coloque I para projeto ideológico e E para projeto estético:

( ) Questionamento do autoritarismo na sociedade, na literatura e na cultura.

( ) Questionamento dos modelos conformistas e repressivos, principalmente a partir da discussão dos papéis sociais da mulher e da criança.

( ) Emprego de uma linguagem brasileira que seduza o leitor.

( ) Busca de uma comunicação com o leitor criança, considerado um interlocutor tão inteligente e capaz quanto o adulto.

( ) Uso de uma comunicação aberta e lúdica, voltada para uma interação texto/leitor mais participativa.

A sequência está correta em:

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