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Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

Resolva questões de Projeto Político Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q325711 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

Na implementação do PPP, a tendência emancipatória é a de eliminação dos conflitos entre indivíduos ou grupos para garantia da sua eficiência e eficácia.

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112Q327333 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.

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113Q154150 | Pedagogia, Projeto político pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto
político-pedagógico (PPP).

A avaliação diagnóstica e permanente é uma característica do PPP que possibilita a criação de soluções às situaçõesproblema identificadas ao longo da implementação.

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114Q321112 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.

I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.

II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.

III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder.

Indique a alternativa correta.

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115Q323963 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:

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116Q322498 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Apesar de não ter a mesma função que a escola, as mídias, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.
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117Q325151 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Dentro da Literatura Infantil, observa-se um projeto estético e ideológico. O projeto ideológico critica os valores e as relações de poder; o projeto estético expressa na linguagem o conteúdo ideológico. Coloque I para projeto ideológico e E para projeto estético:

( ) Questionamento do autoritarismo na sociedade, na literatura e na cultura.

( ) Questionamento dos modelos conformistas e repressivos, principalmente a partir da discussão dos papéis sociais da mulher e da criança.

( ) Emprego de uma linguagem brasileira que seduza o leitor.

( ) Busca de uma comunicação com o leitor criança, considerado um interlocutor tão inteligente e capaz quanto o adulto.

( ) Uso de uma comunicação aberta e lúdica, voltada para uma interação texto/leitor mais participativa.

A sequência está correta em:

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118Q320451 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A implementação de políticas públicas requer a existência de espaços de participação da comunidade por meio dos quais as diferentes demandas sociais cheguem aos setores responsáveis. Esses espaços colocam em cena uma noção descentralizada de participação. Considerando essas idéias, julgue os próximos itens. O projeto político-pedagógico da escola é um documento que deve expressar, entre outros elementos, aqueles referentes ao espaço de participação, à cultura e ao currículo escolar.
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119Q322292 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere a projetos pedagógicos e metodologia de ensino, julgue os itens seguintes. O caráter político e pedagógico do projeto político pedagógico remete a dois aspectos: a função social da educação e da escola em uma sociedade cada vez mais excludente e a inovação na elaboração do projeto que garantirá a aprendizagem de sucesso.
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120Q328703 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

Todo projeto pedagógico é fundamentalmente político. O projeto pedagógico indica a direção, a orientação, o caminho da escola e possui uma intencionalidade significadora. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

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121Q325671 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

A qualidade formal é característica importante da perspectiva estratégico-empresarial.

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122Q320304 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A avaliação do projeto político-pedagógico deve ser uma prática contínua, que propicia ajustes necessários e garante sucesso escolar como princípio e compromisso social.
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123Q322612 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso

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124Q324969 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

A avaliação diagnóstica e permanente é uma característica do PPP que possibilita a criação de soluções às situaçõesproblema identificadas ao longo da implementação.

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125Q321145 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ao ser elaborado o projeto político pedagógico da pré-escola, qual legislação deve ser fielmente cumprida e qual deve ser tomada como orientadora da estrutura curricular, respectivamente?

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126Q328549 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

De acordo com a concepção emancipadora, o sistema de educação deve ser estatal quanto ao seu funcionamento, público quanto a sua destinação e autônomo em relação a instrumentos técnicos e legais.

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127Q324170 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. As tomadas de decisão quando da elaboração do projeto político-pedagógico da escola devem privilegiar o coletivo e não os segmentos da instituição.
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128Q324832 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca do projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes. Devido ao fato de a escola ser uma instituição social, são os princípios e valores da sociedade que determinam seu projeto político-pedagógico.
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129Q323941 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A construção do projeto político-pedagógico na perspectiva da emancipação parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. Em relação a esses princípios, assinale a opção correta.

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130Q320188 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subsequentes. Devem constar no projeto político-pedagógico da escola, necessariamente, a organização do trabalho educativo realizado na escola como um todo e a organização do trabalho do professor no contexto de sala de aula, e, de forma tangencial, o resgate da escola como espaço de debate e reflexão coletiva.
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